Associação duvidosa com colegas

Pessoal, a opinião de vcs é muito importante para mim.

Apareceu há uns tempos atrás uma oportunidade de negócio e meus colegas e eu nos ajuntamos para montar uma empresa. Eu fiquei com a parte técnica, análise e programação do sistema etc. Os outros ficaram mais focados no negócio, sendo que um deles se autodenominou de “gerente geral”, o outro ficou como “gerente operacional”, e eu fiquei como “programador”.

Com isso, mais uma vez, vi o quanto essa nossa área é desvalorizada, eu sou aquele que está construindo o sistema (e muito bem construido, não há nada no mercado na mesma qualidade) e também tenho conhecimento de negócio da área (nem tanto quanto eles, mas eu tenho pois já fiz um projeto semelhante), mesmo assim o negócio, a administração, toma o status do empreendimento. A parte técnica (aquele que realmente faz) foi humilhada nesse meu empreendimento pelos meus futuros sócios. O “gerente geral” até mesmo disse que podia encontrar outro que fizesse o que eu tô fazendo e que todo mundo é substituível, até mesmo ele.

O problema é que esses meus sócios são arrogantes e estão me tratando com inferioridade, se dou uma idéia, já tratam de criticá-la, tudo tem de ser do jeito do “gerente geral”. Pior mesmo é um deles que trabalha comigo aqui no escritório nem fala comigo. Parece que não há mais confiança um no outro, eu realmente não sei se seria tirado da sociedade por eles dois (que são amigos, mas não amigos meu pelo jeito…), esse é o mair risco: eu fazer o sistema, terminar e depois ser tirado da sociedade… sendo assim os frutos colhidos só por eles. A lei permite retirar um sócio do negócio…

Eu realmente não quero me decepcionar no futuro, tendo uma empresa que não poderei fazer nada além de programar e não participar das decisões nem nada, por que me reduziram a programador somente. E pior, ser jagado fora da sociedade quando minha parte acabar (quando terminar minha parte como programador, ou seja, quando terminar de criar os softwares) e eles somente colherem os frutos do meu trabalho.

Não sei porque isso está tirando minha auto-estima… O que fazer?

Meu amigo na minha opinião vc tem que se portar mais como sócio e esquecer amizade quando o assunto for negocio.
antes de tudo leia o contrato social e verifique se tem alguma clausula que permita a sua remoção em uma alteração futura,
se eu estivesse no seu lugar chamaria eles para conversar e colocaria essa sua insatisfação em mesa.

espero ter ajudado.

Cai fora, é a maior fria. Comunique sua insatisfação e deixe esses supostos “colegas” se danarem.

Cara, de que valem as idéias deles, as vendas, se não há como implementar a idéia, nem o que vender.
Na minha opinião você não é uma peça chave nesse negócio, de fato você é o próprio negócio.

O que eles farão sem você? Faça o possível pra desenvolver um sistema seu, e pras cucuias com eles.

[quote=fracassado]Pessoal, a opinião de vcs é muito importante para mim.

Apareceu há uns tempos atrás uma oportunidade de negócio e meus colegas e eu nos ajuntamos para montar uma empresa. Eu fiquei com a parte técnica, análise e programação do sistema etc. Os outros ficaram mais focados no negócio, sendo que um deles se autodenominou de “gerente geral”, o outro ficou como “gerente operacional”, e eu fiquei como “programador”.

Com isso, mais uma vez, vi o quanto essa nossa área é desvalorizada, eu sou aquele que está construindo o sistema (e muito bem construido, não há nada no mercado na mesma qualidade) e também tenho conhecimento de negócio da área (nem tanto quanto eles, mas eu tenho pois já fiz um projeto semelhante), mesmo assim o negócio, a administração, toma o status do empreendimento. A parte técnica (aquele que realmente faz) foi humilhada nesse meu empreendimento pelos meus futuros sócios. O “gerente geral” até mesmo disse que podia encontrar outro que fizesse o que eu tô fazendo e que todo mundo é substituível, até mesmo ele.

O problema é que esses meus sócios são arrogantes e estão me tratando com inferioridade, se dou uma idéia, já tratam de criticá-la, tudo tem de ser do jeito do “gerente geral”. Pior mesmo é um deles que trabalha comigo aqui no escritório nem fala comigo. Parece que não há mais confiança um no outro, eu realmente não sei se seria tirado da sociedade por eles dois (que são amigos, mas não amigos meu pelo jeito…), esse é o mair risco: eu fazer o sistema, terminar e depois ser tirado da sociedade… sendo assim os frutos colhidos só por eles. A lei permite retirar um sócio do negócio…

Eu realmente não quero me decepcionar no futuro, tendo uma empresa que não poderei fazer nada além de programar e não participar das decisões nem nada, por que me reduziram a programador somente. E pior, ser jagado fora da sociedade quando minha parte acabar (quando terminar minha parte como programador, ou seja, quando terminar de criar os softwares) e eles somente colherem os frutos do meu trabalho.

Não sei porque isso está tirando minha auto-estima… O que fazer?[/quote]

O ideal é que vocês se acertem.

No contrato social da emrpesa deveria ter todos os direitos e responsabilidades de cada sócio.

<idéia maligna>
Se não der certo e te chutarem da sociedade, implemente uma bomba no sistema e a ative na hora mais oportuna.
</idéia maligna>

Obrigado, pessoal.

As coisas ficaram mais claras depois de suas respostas. Vou tirar proveito da situação e conseguir os contatos dos prováveis clientes e eu mesmo vou fazer tudo, vender e administrar.

Realmente não recebo o devido valor, eles deveriam me considerar de melhor forma. O tratamento recebido é realmente inadimissível? Eu não aguento isso.

Eles disseram que tem outras pessoas que poderiam fazer o que faço. Mas acho difícil, pois já fiz um sistema semelhante antes, ninguém melhor que eu para fazer isso pois tenho know-how e conheço a concorrência (pois trabalho na concorrência).

E o que vcs acham de me colocarem como apenas programador e eles ficarem como gerentes? não é um absurdo? Qual cargo seria o ideal sendo que eu quem cuida da parte de Ti, programação etc…

Cara, não vejo problemas em seres só o implementador…

Mas se realmente estão começando um negócio JUNTOS a palavra JUNTOS não é a toa…

Tem que rolar cumplicidade e parceria… Coloque sua insatisfação na mesa e peça respeito pela sua posição de sócio. Se não houver contrato social e for uma empresa de boca ainda, na boa, pula fora, esses caras não são teus amigos.

Terminei uma sociedade recente por achar que meus sócios perderam o foco do negócio que começamos. Estava tão certo, que recentemente conversando com um deles, fiquei sabendo que o Sistema pelo qual nos unimos, ainda nem começou e eles estão se matando com 2 sistemas menores que segundo eles “faria entrar grana rápidamente”.

É isso aí, sociedade não é fácil, mas se você é sócio precisa ser ouvido e respeitado, ou então cai fora.

Casamento é uma sociedade legal, não é problemático a toa, sociedade jurídica é osso cara.

Abs []

Startups têm dois tipos de sócios: o nerd e o empresário. O nerd entra com conhecimento e o empresário com dinheiro (dele ou de negócios). Se tem alguém sobrando aí é um dos dois gerentes (gerente não é empresário). Ou até os dois.

Se tivesse de escolher entre gerentes e nerds, escolheria nerds. É fácil arrumar um bom vendedor pra um bom projeto. Arrumar um bom projeto é outra história.

O que vejo é que esses caras acham que você tem um papel menor no grupo devido ao nome do seu cargo. Sinceramente? Calça sua bota sete léguas, decora ela com arame farpado, toma distância e mete um pé na bunda dos dois. “De com força”.

Observe o contrato social e as questões de propriedade intelectual. Se puder ficar com o software pra você, melhor. Se não tiverem contrato ou não rolou dinheiro ainda, melhor pra você. Se tivere tudo no papel, veja se tem como eles ficarem com os fontes e você também. Cada um continua de onde parou. Advinha quem vai terminar?

Caso dê merda, patenteie/registre o que puder do produto em seu nome, crie um novo, enfim… Faça o possível pra implementar sua idéia e se desvencilhar deles. E procure um bom advogado pra te aconselhar sobre como conseguir essas coisas (se é que são possíveis). Caso não seja, caia fora e largue eles com o pepino. Comece outra coisa sozinho.

Quanto ao fato de você trabalhar para o concorrente, cuidado. Você pde estar preso a contratos que o impedirão de criar este aplicativo. Cuidado pra não tomar processo de lá.

[quote]Startups têm dois tipos de sócios: o nerd e o empresário. O nerd entra com conhecimento e o empresário com dinheiro (dele ou de negócios). Se tem alguém sobrando aí é um dos dois gerentes (gerente não é empresário). Ou até os dois.

Se tivesse de escolher entre gerentes e nerds, escolheria nerds. É fácil arrumar um bom vendedor pra um bom projeto. Arrumar um bom projeto é outra história.

O que vejo é que esses caras acham que você tem um papel menor no grupo devido ao nome do seu cargo. Sinceramente? Calça sua bota sete léguas, decora ela com arame farpado, toma distância e mete um pé na bunda dos dois. “De com força”.

Observe o contrato social e as questões de propriedade intelectual. Se puder ficar com o software pra você, melhor. Se não tiverem contrato ou não rolou dinheiro ainda, melhor pra você. Se tivere tudo no papel, veja se tem como eles ficarem com os fontes e você também. Cada um continua de onde parou. Advinha quem vai terminar?

Caso dê merda, patenteie/registre o que puder do produto em seu nome, crie um novo, enfim… Faça o possível pra implementar sua idéia e se desvencilhar deles. E procure um bom advogado pra te aconselhar sobre como conseguir essas coisas (se é que são possíveis). Caso não seja, caia fora e largue eles com o pepino. Comece outra coisa sozinho.

Quanto ao fato de você trabalhar para o concorrente, cuidado. Você pde estar preso a contratos que o impedirão de criar este aplicativo. Cuidado pra não tomar processo de lá. [/quote]

Pois é, meus amigos, a coisa está cada vez pior e juro que não entendo. Estou realmente chateado com um dos meus futuro ex-sócio. Primeiro porque o pessoal aqui da empresa me boicota, vão embora e nem tchau dão para mim… E esse meu “amigo” que ia ser meu sócio, se despede de todo mundo menos de mim… Acredito que é ele quem está convencendo meu outro sócio a procurar alguém que me substitua. Essas coisas que acontecem sem muita explicação é realmente muito triste, mas eu vou superar.

E uma coisa é certa e unânime nas respostas acima: continuar com eles é uma fria. Nós ainda não temos contrato, está tudo na boca ainda, o contrato vai ser formado quando eu terminar o software e implementarmos no primeiro cliente. Outra coisa: o nerd entra com conhecimento e o empresário com dinheiro, pois é… eu entrei com conhecimento, e com o dinheiro também pois comprei o domínio da empresa e paguei a hospedagem web para o site e para o sistema. : ) … Ou seja, é tudo meu.

A grande vantagem de um dos meus sócios é que ele tem os contatos (e muitos), ele está entranhado na área que vamos explorar, conhece muita gente que poderia vir a se tornar cliente ou parceiro. Mas vou tentar tirar as idéias deles e os contatos e depois fazer como me foi recomendado aqui: dar um chute na bunda deles.

O sistema ainda não está registrado nem patentiado. Eu mesmo vou fazer isso no meu nome e eu mesmo vou tentar vendê-lo sozinho ou arrumar sócios de confiança.

Obrigado mesmo pelas respostas, sinto me mais aliviado.

Carochinha: MODE ON

Uma das coisas que eu aprendi quando eu virei adulto: amigo nao existe! As unicas pessoas que realmente sao amigas sao sua familia. Na real as pessoas sao amigas somente quando tem alguma vantagem, quando nao tem mais vantagem, ja eras.
Dureza, mas eh a realidade. Tem que ficar mais esperto ainda quando tem dinheiro envolvido.

Eu acho que voce poderia ter se colocado em outra posicao dentro da empresa, nao somente o carinha da “informatica” que faz o sistema. Se voce iniciou a empresa com esse pessoal, vc deveria ter os mesmos direitos.

Outra coisa, nunca confie em marketeiro, administrador ou vendedor, esses caras acham que fazer um sistema eh a coisa mais simples do mundo mesmo eles nao tendo a menor ideia do que isso envolve. Eh comum quando voce trabalha em algumas empresas e pessoas dessas areas chegam pro desenvolvedor e pedem “ei, daria pra vc fazer ele relatoriozinho rapidinho”? tudo eh “inho”. Entao eles realmente nao valorizam o trabalho de desenvolvimento. Isso eh fato.

Talvez seja uma boa ideia conversar com eles e expor o que voce tem na cabeca e avaliar se a situacao eh realmente como voce esta achando. Se tiver mesmo um problema e nao der para consertar eh melhor pular fora, antes que voce se prejudique mais. Mas eu sempre optaria pro tentar resolver os problemas e ser honesto consigo mesmo e com os seus socios e exigir o mesmo deles.

Ai vc tem que tomar um pouco de cuidado e avaliar, porque se os teus socios te ajudaram a desenvolver, nao estou falando da implementacao, mas sim passando conhecimento do negocio para voce poder desenvolver, eles tambem tem direito sob o sistema, voce nao acha? Nesse caso, eh dificil avaliar quem tem mais ou menos direito. Tudo bem que voce desenvolveu tudo, mas talvez sem o input deles voce nao desenvolveria um sistema com a mesma qualidade.

//Daniel

Em colegas de trabalho e chefes não se confia, pois são uma cambada de safados.

Seu eu fosse você, me auto promoveria para “Gerente de projetos”, para você se equiparar e daria uma olhadinha no contrato social para ver se não tem nada capcioso que possa lhe tirar da jogada. Amigos amigos, negócios à parte.

Carochinha: MODE ON

cara se voces não tem um contrato fica complicado. mas eu no seu lugar se fossem abrir uma empresa pediria participação igualitaria nos lucros. nao tem isso de uns serem melhor que os outros. o unico caso onde se admite que um deles tenha maior participação que os outros é se o sujeito investir grana, injetar dinheiro no empreendimento.

se o sujeito investiu digamos uns 100.000 reais é obvio que ele tem direito a parte maior que o restante. isso de diretor ou bla bla bla não funciona quando empresa em fase de encubação. todos tem o mesmo direito. se não for assim pule fora pois eles vão te fazer de empregado dos outros.

digo isso pois já abri um empreendimento igual e todos os seis tinhamos parte igual na empreitada.

além do mais voce tá caindo no papo deles na conversa fiada destes caras. sabe porque? voce tá fazendo tudo ai de pratico e eles só conversando. se eles fossem assim tão bons sabe o que eles fariam? abririam a empresa só com eles dois, contratavam algum programador free lancer e faziam o produto assim. mas sabe porque eles não fazem? porque eles não tem CAPITAL. Eles não tem grana pra pagar um free lancer e estão te usando como estopa ou bucha de canhão. :lol:

logo na minha visão ou tá tudo escrito preto no branco no contrato, participação igualitaria nas cotas da empresa ou pule fora mesmo… não tem isso de o cara querer ser mais importante que você isso é tudo mentira. estes caras são altamente picaretas. eu ja tive colegas que já tentamos empreitadas parecidas e nunca mesmo eles me trataram assim, muito pelo contrário fui sempre tratado igual aos caras que tinham contato direto com o cliente! logo meu caro, eles estão te enrolando. se eu fosse voce, pegava o código fonte atual e pulava fora! :lol:

mais alguém reparou nos tópicos desse cara?

http://www.guj.com.br/recentTopics/showTopicsByUser/136125.java

Esse cara só cria tópicos polêmicos.

é fake neh poh…e tem gente que faz um texto bem complexo…

aff

FFs, O loco, esse cara tem bastante tempo livre hein?!?!

duran == kanin_dragon == fracassado ??