Pessoal, a opinião de vcs é muito importante para mim.
Apareceu há uns tempos atrás uma oportunidade de negócio e meus colegas e eu nos ajuntamos para montar uma empresa. Eu fiquei com a parte técnica, análise e programação do sistema etc. Os outros ficaram mais focados no negócio, sendo que um deles se autodenominou de “gerente geral”, o outro ficou como “gerente operacional”, e eu fiquei como “programador”.
Com isso, mais uma vez, vi o quanto essa nossa área é desvalorizada, eu sou aquele que está construindo o sistema (e muito bem construido, não há nada no mercado na mesma qualidade) e também tenho conhecimento de negócio da área (nem tanto quanto eles, mas eu tenho pois já fiz um projeto semelhante), mesmo assim o negócio, a administração, toma o status do empreendimento. A parte técnica (aquele que realmente faz) foi humilhada nesse meu empreendimento pelos meus futuros sócios. O “gerente geral” até mesmo disse que podia encontrar outro que fizesse o que eu tô fazendo e que todo mundo é substituível, até mesmo ele.
O problema é que esses meus sócios são arrogantes e estão me tratando com inferioridade, se dou uma idéia, já tratam de criticá-la, tudo tem de ser do jeito do “gerente geral”. Pior mesmo é um deles que trabalha comigo aqui no escritório nem fala comigo. Parece que não há mais confiança um no outro, eu realmente não sei se seria tirado da sociedade por eles dois (que são amigos, mas não amigos meu pelo jeito…), esse é o mair risco: eu fazer o sistema, terminar e depois ser tirado da sociedade… sendo assim os frutos colhidos só por eles. A lei permite retirar um sócio do negócio…
Eu realmente não quero me decepcionar no futuro, tendo uma empresa que não poderei fazer nada além de programar e não participar das decisões nem nada, por que me reduziram a programador somente. E pior, ser jagado fora da sociedade quando minha parte acabar (quando terminar minha parte como programador, ou seja, quando terminar de criar os softwares) e eles somente colherem os frutos do meu trabalho.
Não sei porque isso está tirando minha auto-estima… O que fazer?