Um dos nossos grandes desafios, é o paralelismo entre as atividades de desenvolvimento e testes dentro dos sprints, pois algumas vezes são concluídas as atividades de desenvolvimento e ainda permanecem as atividades de testes (após a conclusão das atividades de desenvolvimento o sprint é concluído após 2 a 5 dias). Quando é possível, utilizamos os desenvolvedores para executar testes, mas para planejar e especificar fazemos questão de serem especialistas em testes.
O QUE VOCÊS ACHAM DISSO?
Perguntas:
Qual o nível de documentação de testes utilizada/necessária nas equipes Scrum?
O defeitos/bugs identificados dentro do Sprint, devem ser corrigidos dentro do Sprint ou devem ser planejados para o próximo?
Caso a sugestão seja corrigir os Defeitos/Bugs dentro do Sprint em andamento, devemos prever uma atividades de Correção de defeitos/bugs?..Qual o esforço dessa atividade de correção?
Aqui na empresa por exemplo, alguns bugs nos corrigimos, se for coisa minuscula que nao vai quase tomar nenhum tempo a gente nem coloca no dashboard. Se for coisa grande que provavelmente nao vai atrapalhar muito colocamos no sprint. Se vc extremamente complicado, ai o nosso gerente decide se fazemos no sprint corrente ou jogamos pro proximo.
No nosso sistema de scrum nos temos um tipo de post-it que eh considerado “impedimentos” quando a gente adiciona algum impedimento, o sistema faz as devidas correcoes que provavelmente vao ter efeito no burndown.
Esses impedimentos podem ser desde alguem esteve ausente do trabalho porque ficou doente 1 semana, ou alguem teve que atender alguma urgencia com suporte, ou novas coisas que surgiram no caminho do sprint que “travou” o curso normal do desenvolvimento.
Sei que não é muito fácil, mais uma das premissas do Scrum é que todas pessoas envolvidas do projeto façam um pouco de tudo. Se conseguir fazer isso diminui e esse “encavalamento” de tarefas.
Ex: Não gosto muito da idéia de programadores testarem o próprio código, mais eles podem sim testar códigos de outros programadores. (sempre)
Sei que não é muito fácil, mais uma das premissas do Scrum é que todas pessoas envolvidas do projeto façam um pouco de tudo. Se conseguir fazer isso diminui e esse “encavalamento” de tarefas.
Ex: Não gosto muito da idéia de programadores testarem o próprio código, mais eles podem sim testar códigos de outros programadores. (sempre)[/quote]
Eh verdade. Nos testamos com unit tests e outros testes mais “superficiais” pra ver se alguma funcionalidade esta funcionando. Depois disse geralmente mandamos pra equipe de QA pra fazer teste. Mas esse periodo de teste nao eh incluido no sprint.
Desenvolvedores precisam saber testar seus códigos e de preferência automatizar essa tarefa.
Como disse acima, acho isso ruim, pois não faz muito sentido dar alguma coisa como “pronta” sem estar testado.
[quote=rmsevero]
Perguntas:
Qual o nível de documentação de testes utilizada/necessária nas equipes Scrum? [/quote]
Os próprios testes se auto-documentam
Dentro do sprint, caso contrário a estória não está done.
Como eu disse anteriormente, se está com bugs, não está done. Descobrir um bug posteriormente é outra coisa. O esforço já está incluso no que foi estimado.