Boa noite.
Estou estudando VRaptor pela excelente apostila da Caelum, que abrange também Hibernate, Spring, entre outros. Realmente estão de parabéns pela metodologia aplicada no curso, no qual orienta o aluno também pelas boas práticas e padrões de programação, diferente de outros cursos que só focam no aprendizado da tecnologia / framework que é o escopo do curso.
Bom, estou abrindo este tópico no forum para chamar a atenção para uma pequena atualização necessária, no tópico que trata da validação feita pelo Hibernate. Atualmente, o Validator do Hibernate é um projeto separado, não vindo junto com o Core. A página desse projeto é a http://www.hibernate.org/subprojects/validator/download, e o mesmo pode ser baixado pelo link http://sourceforge.net/projects/hibernate/files/hibernate-validator/4.2.0.Final/.
Acho interessante atualizar isso na apostila, que na versão atual orienta o aluno a pegar o arquivo hibernate-validator-X.X.X.jar, que fica na pasta lib/optional/hibernate. Atualmente deve-se baixar esse sub-projeto do Hibernate, e adicionar as seguintes libs: hibernate-validator-4.2.0.Final.jar, hibernate-validator-annotation-processor-4.2.0.Final e validation-api-1.0.0.GA.jar.
Além disso, também mudou os pacotes de origens da annotations de validação. Segue abaixo a relação dos pacotes aonde se localizam as annotations:
import javax.validation.constraints.Min;
import javax.validation.constraints.NotNull;
import org.hibernate.validator.constraints.Length;
import org.hibernate.validator.constraints.NotEmpty;
Também consta na apostila que a internacionalização das mensagens de erro do Hibernate serão feitas na próxima versão do vRaptor. Bom, estou com a versão 3.3.1 e as mensagens já se encontram em português. Fiquei na dúvida se essa internacionalização foi realizada pelo vRaptor ou pelo Hibernate.
Bom, fica aí a minha contribuição. Realmente o curso é de alta qualidade, e estou estudando fazer com vocês o curso de Scrum.
Abraços, e continuem com esse excelente trabalho! A comunidade agradece!
Att,
Caio Tácito Siqueira de Abreu
Analista/Desenvolvedor Java