Atualização necessária na apostila Caelum FJ28

Boa noite.

Estou estudando VRaptor pela excelente apostila da Caelum, que abrange também Hibernate, Spring, entre outros. Realmente estão de parabéns pela metodologia aplicada no curso, no qual orienta o aluno também pelas boas práticas e padrões de programação, diferente de outros cursos que só focam no aprendizado da tecnologia / framework que é o escopo do curso.

Bom, estou abrindo este tópico no forum para chamar a atenção para uma pequena atualização necessária, no tópico que trata da validação feita pelo Hibernate. Atualmente, o Validator do Hibernate é um projeto separado, não vindo junto com o Core. A página desse projeto é a http://www.hibernate.org/subprojects/validator/download, e o mesmo pode ser baixado pelo link http://sourceforge.net/projects/hibernate/files/hibernate-validator/4.2.0.Final/.

Acho interessante atualizar isso na apostila, que na versão atual orienta o aluno a pegar o arquivo hibernate-validator-X.X.X.jar, que fica na pasta lib/optional/hibernate. Atualmente deve-se baixar esse sub-projeto do Hibernate, e adicionar as seguintes libs: hibernate-validator-4.2.0.Final.jar, hibernate-validator-annotation-processor-4.2.0.Final e validation-api-1.0.0.GA.jar.

Além disso, também mudou os pacotes de origens da annotations de validação. Segue abaixo a relação dos pacotes aonde se localizam as annotations:

import javax.validation.constraints.Min;
import javax.validation.constraints.NotNull;
import org.hibernate.validator.constraints.Length;
import org.hibernate.validator.constraints.NotEmpty;

Também consta na apostila que a internacionalização das mensagens de erro do Hibernate serão feitas na próxima versão do vRaptor. Bom, estou com a versão 3.3.1 e as mensagens já se encontram em português. Fiquei na dúvida se essa internacionalização foi realizada pelo vRaptor ou pelo Hibernate.

Bom, fica aí a minha contribuição. Realmente o curso é de alta qualidade, e estou estudando fazer com vocês o curso de Scrum.

Abraços, e continuem com esse excelente trabalho! A comunidade agradece! :wink:

Att,

Caio Tácito Siqueira de Abreu
Analista/Desenvolvedor Java