Atualização Remota

Olá pessoal!

Estou com uma dúvida: como eu faço para atualizar a versão de um programa (o jar dele e talvez alguns jaspers) remotamente?
O que eu quero é não precisar ir de máquina em máquina sobrescrevendo os arquivos, mesmo porque haverá máquinas utilizando o programa em outros estados…

Obrigado!

Bom, primeiramente você terá que deixar as atualizações disponíveis em um servidor na internet (pode ser um ftp, ssh ou até mesmo uma aplicação) , no seu programa você pode fazer uma opçõa para atualizar o software, que se conecta nesse servidor par aver se há novas atualizações!

Acredito que o java webstart pode te ajudar nesta tarefa procure algo sobre ele e seu funcionamento.

só que aí tem q ser um módulo separado; porque se for em tempo de execução não vai poder sobrescrever…

mas e o modus operandi dessas conexões alguém pode passar ou pelo menos uma fonte?

valeu!

Uma vez eu fiz uma parada semelhante a isso.
Conectava ao servidor baixava um arquivo xml com a versão do servidor, comparava com a versão instalada e perguntava se queria atualizar.

só que aí tem q ser um módulo separado; porque se for em tempo de execução não vai poder sobrescrever…

mas e o modus operandi dessas conexões alguém pode passar ou pelo menos uma fonte?

valeu![/quote]

Java Web Start!

Se quiser algo mais sofisticado, como atualizar sem reiniciar o sistema, então tu vai ter que olhar algo como http://www.zeroturnaround.com/jrebel/

Blz,

vou dar uma pesquisada, mas só pra deixar bem claro: o programa é “desktop” (roda local conectado num bd).

valeu!

Olá

  1. Cuidado com o Java Web Start. Se for um sistema usado por empresas que começam a trabalhar todos na mesma hora, quando você colocar no servidor uma atualização, TODOS tentarão baixar ao mesmo tempo e seu servidor abre o bico.

  2. Para evitar o problema citado em (1), pode ser que seja preciso montar um esquema em que a própria aplicação controle quando e como buscará a atualização.

  3. No caso da atualização exigir baixar outros arquivos do servidor além do proprio jar, a aplicação usando Java Web Start precisará ser assinada para usar o esquema descrito em http://www.javaworld.com/javatips/jw-javatip19.html

  4. Os que me conhecem devem estar estranhando o fato de eu responder sobre este sistema à moda antiga confinado em uma rede local, coisa que para mim não faz nenhum sentido depois que a Sun lançou os servlets por volta do ano 2000. Eu também estranho que ainda hoje exista algum sistema assim.

[]s
Luca

[quote=Luca]1) Cuidado com o Java Web Start. Se for um sistema usado por empresas que começam a trabalhar todos na mesma hora, quando você colocar no servidor uma atualização, TODOS tentarão baixar ao mesmo tempo e seu servidor abre o bico.
[/quote]
Pior, seria uma boa se o Java Web Start implementasse bit torrent! :smiley:

Concordo, mas tem situações onde é necessário. Já participei de projetos que usa servlets e tals num server, mas tem a view implementada em swing ao invés de html. Agora, se me perguntar pq usaram swing ao invés de um html… dai vou ficar devendo essa resposta!

Olá

O fato da camada de apresentação ser em Swing tem a vantagem de poder usar periféricos como impressoras paralelas ou seriais (fiscais ou não), leitoras de cartão, leitoras de cheque, balanças e tudo o mais que com HTML não é possível.

E o fato de usar servlets ao invés de confinar na rede local, entre outras múltiplas vantagens e de permitir acessar a aplicação de qualquer lugar, possibilita ter uma única base de dados mesmo que a empresa tenha filiais, representantes ou vendedores na rua acessando via celular com Android (ou J2ME para os mais masoquistas)

[]s
Luca