Atualizar JLabel

Boa noite colegas,

sou novo no mundo do Java e estou tendo um problema para atualizar dados de um JLabel. Eu estou com um JFrame que é utilizado como interface para inserir dados ( por exemplo url do B.D., Usuário e senha do B.D.) para fazer um processo de ETL. Nesse JFrame tbm tenho um botão que irá criar um objeto de uma outra classe que realmente fará a extração dos dados. Quando o botão for clicado eu gostaria que um JLabel (lblStatus) que funciona como barra de status atualizasse com algumas informações sobre o andamento da extração, porém essa atualização está ocorrendo somente ao final da extraçãom, ou seja, a execução método setText que deveria atualizar o lblStatus no ínicio do método não me apresenta nada na tela. Gostaria de saber o que eu tenho que fazer para a instrução setText do JLabel execute antes da extração para dizer ao usuário que a extração começou. O código é apresentado abaixo:

[code]private void ButtonHandler(java.awt.event.ActionEvent evt) {//GEN-FIRST:event_ButtonHandler

lblStatus.setText("Início do processamento");
    //lblStatus.paintAll(lblStatus.getGraphics());
    System.out.println ("Início do processamento");

if (evt.getSource() == extrair)
    {
        try
        {
            ETLOlhoVivo ETL = new ETLOlhoVivo(txtUsuarioBD.getText(), pswSenhaBD.getText(), txtURLBD.getText(), txtDiaInicial.getText(), txtDiaFinal.getText());
            ETL.extracao();
            ETL.deteccao();
            lblStatus.setText("Detecção concluída com sucesso");

//System.out.println(ETL.getUsuario() + " " + ETL.getSenha() + " " + ETL.getURLBD() + " " + ETL.getDataInicial() + " " + ETL.getDataFinal());
        }//try
        catch (Exception e)
        {
            lblStatus.setText("Problemas na extração");
            e.printStackTrace();
        }//catch
    }     
}//GEN-LAST:event_ButtonHandler[/code]

Valeu!!!

cara vc ja tentou colocar isso logo apos a criação do objeto