Atualizar pagina sozinha

Tenho um método que é chamado a cada 20 segundos, na real esse método demora cerca de 1 minuto para executar, o que é normal pois é um sistema integrado com Arduino.

A questão é a cada 5 segundos esse método atualiza um campo de um objeto que é exibido em um datatable, só que esse campo só mostra a atualização que ocorreu depois que o método termina, ou seja depois de cerca de 1 minuto.

Eu queria que meu datatable ou a pagina inteira fosse atualizado a cada 5 segundos.

resumindo eu quero que a minha pagina atualize a cada 5-10 segundos enquanto um método fica rodando ao fundo.

Já tentei usar a meta tag refresh mas ela não funcionou. Alguém pode ajudar?

A sua página pode ser atualizada a cada 5-10 segundos perfeitamente, mas se os valores que são exibidos e atualizados a cada 5-10 segundos dependem da execução do metódo que demora 1 min, como esses valores poderiam ser atualizados a cada 5-10 segundos? essa conta não fecha!

Acho que você deve verificar a forma como está implementando seu metódo e tentar desacomplar ou reestruturalo para que atenda a sua necessidade.

Que linguagem você usa? para front e back?

Poste seu código se puder…

Uso Java, entenda que o método que demora 1 minuto atualiza cerca de 27 objetos, 1 objeto a cada 3 segundos ±, o que quero é que esses objetos apareçam atualizados na pagina sem ter que esperar por 1 minuto.

Mas foi exatamente isso que eu falei, essa atualização desses 27 objetos estão em um único metódo? e sua tela tem campos/componentes que estão vinculados a esses objetos que tem seu valor atualizado após execução do metódo correto?

essa atualização desses 27 objetos estão em um único metódo?

Resposta: Sim.

e sua tela tem campos/componentes que estão vinculados a esses objetos
que tem seu valor atualizado após execução do metódo correto?

Resposta:
Não, eles não são atualizados somente após a execução do método, eles são atualizados durante a execução do método.

Simplificando, o método demora 1 minuto para ser encerrado. Com 30 segundos de execução metade dos objetos já foi atualizada, só que na minha tela eles só mudam depois que o método é encerrado.

Se eu apertar F5 depois de 30 segundos de execução, verei metade dos objetos atualizados.

O que quero é que esse F5 seja automático e espontâneo do sistema.

Você deve usar AJAX então e realizar requisições assincronas, sua tela é JSP? JSF? xhtml?