AuroraLogo, uma linguagem de programação didática

Caros, boa noite.

Estou abrindo esse tópico para anunciar o lançamento da linguagem de programação didática AuroraLogo. Ela é uma linguagem de programação que eu comecei a desenvolver há cerca de 25 dias e que tem como objetivo ser usada para ensinar programação. Ela é baseada na linguagem de programação Logo.

A quem interessar, dê uma olhada na página do projeto no GitHub: GitHub - davidbuzatto/AuroraLogo: AuroraLogo é uma proposta de implementação de uma linguagem de programação pedagógica, um "subconjunto" restrito e baseado na linguagem Logo (https://el.media.mit.edu/logo-foundation/). Essa linguagem é desenvolvida pelo Professor Dr. David Buzatto para aplicação em disciplinas que ele trabalha. O nome Aurora é uma homenagem a primogênita do autor, Aurora Buzatto.

Ainda faltam alguns ajustes no ambiente de desenvolvimento, principalmente em relação à salvar o código escrito, mas de forma geral está funcionando super bem. A versão v1.0 deve ser lançada durante essa semana, onde todos os ajustes finais no ambiente estarão prontos, além de todos os exemplos da linguagem. Internamente muita coisa precisa ser refatorada, mas isso vai ficar para depois.

Um exemplo inicial pode ser acessado no menu Ajuda->Exemplos->Veja o que pode se feito

image

Estou ansioso para receber críticas e sugestões.

4 curtidas

Primeiramente parabéns pela iniciativa.
Assim que Eu tiver um tempo terei prazer em aprender essa sua nova linguagem.

1 curtida

Obrigado! Estou preparando o tutorial, devo lançar até o final de semana. Vou tentar descrever tudo e criar exemplos. Vou aplicar ano que vem nas minhas disciplinas de introdução à programação. Abraço!

Caros, a versão v1.00 está disponível. Fiz um videozinho tbm. Estou montando a página da linguagem e a documentação.

3 curtidas

Parabéns professor!
Estou iniciando o caminho da programação após 35 anos de vida e espero conseguir contribuir um pouco para a comunidade seguindo exemplos como o seu! Sensacional! Nosso país precisa muito de ciência e educação e tenho certeza que Aurora ficará muito orgulhosa!

1 curtida

Obrigado e boa sorte na sua caminhada :relaxed:

Muito legal, assim que tiver um tempo irei testar. Uma pergunta, no que você acha que sua linguaguem se difere do portugol? Quais benficios ela tem que facilitam aprendizagem?

Acho que a principal diferença são as construções sintáticas que são mais próximas da linguagem natural e o “charme” de controlar a tartaruga. Tá, no Portugol tem a funcionalidade de desenvolver joguinhos, mas é algo “a mais”, não o cerne da linguagem. Na minha a ideia central é lidar com a tartaruga e ver ela se movimentando de acordo com as instruções. Essa ideia não é nova.

Vou te dar exemplo de um if e um for em AuroraLogo:

vA = 10 .
vB = 5 .

se vA é maior que vB então {
    vValores = criarArray[vA] .
    vI = 0 .
    enquanto vI é menor que vValores.comprimento() repetir incrementando vI {
        vValores[vI] = vB .
    }
}

para cada vV em vValores repetir {
    escrever vV na saída pulando linha .
    vá para cima em vV .
    girar em vV graus .
}

Claro, é um exemplo aleatório, só pra mostrar as construções. Eu acabei de disponibilizar um instalador. Ficou ainda mais fácil de usar.

1 curtida

Muito legal, gostei da sua resposta. Creio que o apelo visual seja algo bem bacana também e algo muito mais divertido do que ver prints no console. Muito bom :slight_smile: vou recomendar para meus professores darem uma olhada e talvez usarem nas disciplinas introdutórias.

1 curtida