Desde já peço desculpas pelo texto longo mas preciso detalhar o problema para me fazer entender.
Estou tentando desenvolver uma aplicação SPA utilizando o ReactJS tentando utilizar a segurança nativa do servidor de aplicação (Wildfly 12, no meu caso). Li algo sobre JWT e Spring Security, mas antes de partir para essas alternativas gostaria de esgotar a possibilidade de utilizar o que já está implementado nativamente no servidor de aplicação.
Já tenho aplicações JSF + Primefaces utilizando a segurança do servidor de aplicação juntamente com meus módulos de autenticação e autorização customizados e tudo funciona bem. Eu envio o nome de usuário e senha para um ManagedBean e esse realiza a autenticação invocando o método login da requisição (HttpServletRequest.login(username, senha)). A partir desse ponto o servidor de aplicação reconhece o usuário autenticado e seus privilégios. Todas as requisições subsequentes são submetidas à segurança servidor de aplicação que cuida de verificar a autorização e tudo funciona perfeitamente.
O que estou tentando fazer é realizar o mesmo tipo de autenticação e autorização, mas a partir da minha aplicação SPA invocando um webservice restful via ajax para executar o mesmo request.login() para autenticar e autorizar o usuário, mas aparentemente isso não é tão simples quanto eu imaginei.
O processo de forma resumida é:
- No formulário de login o usuário informa seu username e senha clica no botão para autenticar.
- O webservice de autenticação recebe a requisição com essas informações e invoca o request.login(username, senha).
- A autenticação é feita com sucesso e o resultado retornado ao client (aplicação SPA) que em seguida invoca outro webservice para obter os privilégios do usuário autenticado (autorização) para decidir quais funcionalidades serão disponibilizadas para o usuário na interface.
- O webservice que consulta os privilégios identifica o usuário autenticado invocando o método request.getUserPrincipal() para a partir daí consultar seus privilégios e retorná-los ao client.
É aí que o problema ocorre. Mesmo o usuário sendo autenticado com sucesso na requisição feita anteriormente ao webservice de autenticação, o request.getUserPrincipal retorna sempre null quando o webservice para obtenção dos privilégios é invocado. É como se o usuário nunca tivesse sido autenticado ou uma nova sessão tivesse sido criada (o que eu penso ser o caso).
Já tentei realizar a mesma operação fazendo deploy da aplicação em um Tomcat para ver e era alguma coisa específica relacionada ao Wildfly mas o resultado foi o mesmo. Também tentei utilizar uma servlet no lugar de um webservice obtendo o mesmo resultado.
Não sei se estou abordando corretamente o aspecto de segurança nesse tipo de aplicação SPA ou se existem outros meios mais efetivos de se utilizar a autenticação e autorização do servidor de aplicação.
Apesar de ter bastante experiência como desenvolvedor java e jee é a primeira vez que estou tentando esse tipo de abordagem e não faço ideia de quais são as melhores práticas. Todos os materiais que encontrei não descrevem essa situação.
Qualquer ajuda será muito bem vinda. Agradeço desde já.