Autenticação com LDAP

Olá GUJ! :smiley:

Eu tenho algumas dúvidas sobre o uso do LDAP.

1. É possivel usar o LDAP para definir níveis de permissões de acesso? Como?
  2. Alguém já fez Sigle Sign-On (em aplicação Web) com Oracle, JASS e LDAP e tem algum material para me passar?

Obrigado

furutani,

Trabalho com OpenLdap mas é só para autenticação simples mesmo, infelizmente não vou pode ajudar com suas dúvidas. Mas segue 2 links que uso com referência:

http://www.ldapguru.com/
http://www.openldap.org/

ASOBrasil

Olá ASOBrasil,

Para fazer autenticação simples não vejo grandes dificuldades, o problema mesmo é o esquema de permissões.

Obrigado

Sim, é possível fazer controle de nível de acesso. Eu utilizo grupos do notes para definir os níveis. Tenho isso feito utilizando jboss e struts. Posso te passar o código que utilizei no login-config.xml e no web.xml, outro código não tenho permissão de ceder.

Sobre single sign-on, não sei como isso funciona, poderia explicar?

Se você puder me passar eu agradeceria.
O que faz esse outro código?

[quote=soaresinfo]
Sobre single sign-on, não sei como isso funciona, poderia explicar?[/quote]
É uma tecnica onde o usuário se autentica em apenas um lugar e todos os outros serviços usam essa autenticação, assim o usuario não precisa ficar digitando a senha para cada serviço.
No wikipedia tem uma descrição mais detalhada.
No meu caso eu precisava fazer isso com oracle, pois usuário que vai logar na aplicação web deve ser o mesmo usuário do banco.

Obrigado

Esse aqui é o código no login-config.xml

<authentication>
          <login-module code = "org.jboss.security.auth.spi.UsersRolesLoginModule"
             flag = "required" />
       </authentication>
    </application-policy>

<application-policy name="MEU-REALM">
	<authentication>
		<login-module code="br.com.inovar.realm.OpenLdapNotesModule" flag="required">
		<module-option name="java.naming.factory.initial">com.sun.jndi.ldap.LdapCtxFactory</module-option>
		<module-option name="java.naming.provider.url">ldap://10.32.8.137:389/</module-option>
		<module-option name="java.naming.security.authentication">simple</module-option>
		<module-option name="principalDNPrefix"></module-option>
		<module-option name="principalDNSuffix"></module-option>
		<module-option name="rolesCtxDN"></module-option>
		<module-option name="roleAttributeID">CN</module-option>
		<module-option name="uidAttributeID">member</module-option>
		<module-option name="matchOnUserDN">false</module-option>
		<module-option name="ctxSearchUserForRole">O=<Empresa aqui>,C=BR</module-option>
		<module-option name="attributeUserID">uid</module-option>
		<module-option name="attributeInUserForRole">creatorname</module-option>
		<module-option name="attributeThatDefineUser">objectclass</module-option>
		<module-option name="attributeValueThatDefineUser">dominoPerson</module-option>
		<module-option name="attributeThatDefineRole">objectclass</module-option>
		<module-option name="attributeValueThatDefineRole">dominoGroup</module-option>
		</login-module>
   	</authentication>
</application-policy>

Modifiquei o código em ctxSearchUserForRole, pois depende da configuração do notes na empresa. O código que te falei que não podia passar é a item OpenLdapNotesModule, essa classe estende a classe LdapLoginModule do jboss, na verdade ele é só um backup caso a configurações acima falhem.
Configurando o web.xml:

<login-config>
    <auth-method>FORM</auth-method>
    <realm-name>MEU-REALM</realm-name>
    <form-login-config>
        <form-login-page>/Login.do?dispatch=login</form-login-page>
        <form-error-page>/Login.do?dispatch=erro</form-error-page>
    </form-login-config>
</login-config>

**Coloque o nome do realm do login-config

Agora para definir o nível de acesso das páginas eu utilizei as seguintes configurações no web.xml, eu escrevo uma definição para cada grupo do notes como segue exemplo:

<security-role>
    <description>Perfil de Acesso para os Cooperados</description>
    <role-name>NOME-DO-GRUPO-NO-NOTES</role-name>
</security-role>

Para definir quem pode acessar cada página, coloque uma definição para cada action (suponho que uma action faz uma funcionalidade completa independente de quantas páginas use):

<security-constraint>
    <web-resource-collection>
        <web-resource-name>Acesso a Ver Operações em Equipamentos </web-resource-name>
        <url-pattern>/app/VerLogOperacoes.do</url-pattern>
    </web-resource-collection>
    <auth-constraint>
        <role-name>MEU-GRUPO1</role-name>
        <role-name>MEU-GRUPO2</role-name>
        <role-name>MEU-GRUPO2</role-name>
    </auth-constraint>
</security-constraint>

Apesar do topico ja ser antigo e eu estar ressucitando.

SIM é possível essa solução. Ja utilizei o sistema de login baseado em JAAS e ja implementado pela maioria dos AS que conheço. Ja utilizei e testei no tomcat um sistema conectando ao OpenLDAP e com diversos níveis de permissão. Outra característica foi a implementação do Single Sign On, que é bem fácil de ser implementado no tomcat.

Creio que o link abaixo possa ajudar:

Tutorial tomcat + openLDAP

Eu acabei implementando na mão tanto a autenticação quanto o controle de permissões através de grupos.
Foi bem mais traalhoso que usar o AS, mas ficou um tanto mais flexível aos sistemas internos aqui.

[quote=Rafael Nunes]Eu acabei implementando na mão tanto a autenticação quanto o controle de permissões através de grupos.
Foi bem mais traalhoso que usar o AS, mas ficou um tanto mais flexível aos sistemas internos aqui.[/quote]

É da mais trabalho mesmo, porem consegue atender a necessidades específicas. Mas na maioria do caso o módulo dos ASs dão conta do recado e ganham bastante tempo.

Em geral o desenvolvimento de sistemas de autenticação baseado em JAAS além de ser padrão é bem mais ágil e flexível que os outros, seja ele o do AS, uma versão customizada ou mista. Não sei porque só a minoria das pessoas usam.

[quote=J.E.Z]
Em geral o desenvolvimento de sistemas de autenticação baseado em JAAS além de ser padrão é bem mais ágil e flexível que os outros, seja ele o do AS, uma versão customizada ou mista. Não sei porque só a minoria das pessoas usam.[/quote]

Para mostrar uma outra visão interessante também: J2EE Security: Container versus Custom

Tem colocações muito pertinentes nesse artigo… Estou em um projeto de Single Sign-On para aplicações Java e sofremos um diabo com esse JAAS, tanto que abandonamos para fazer da maneira Custom… é mais trabalhoso mas o JAAS nao dá conta da flexibilidade necessária no nosso caso.

Valeu!
Abs

Os dois principais problemas que me fizeram desistir do JAAS foi a falta de flexibilidade para diversos cenários que eu tenho e também replicação em clusters e tiers diferentes.

Não entendi. No final ele conclui que há espaço para autenticação por container (ou JAAS), ou seja, ele não descarta JAAS.

Pq sofreu!? Qual a necessidade que vc tinha que JAAS não atendia!?

Taz, eu nao disse que JAAS é descartável… é que no outro post a galera disse “não sei porque tem gente que nao usa JAAS”… essa é uma visão que o artigo citado contraria, dizendo que tanto a autenticação via container e a customizada tem seu espaço.

Uma série de coisas cara… a primeira delas foi que o Web Service que autentica (e que portanto devia ser chamado do método login()) não se contenta com nome e senha, precisa também do nome do usuário logado atualmente na máquina (que pode ser diferente do informado no form de login) e o domínio Windows do mesmo, além do IP da máquina cliente. O JAAS para J2EE só possui nativamente o NameCallback e PasswordCallback, o que me quebrou as pernas… consegui dar uma volta nele usando o JAZNContextCallback que é proprietário da Oracle no servidor dela, o OC4J, e acabei conseguindo o IP, mas o resto necas…
Outra coisa que nao consegui foi empacotar a implementação do JAAS com a aplicação, já que os meus servidores ficam todos nos Estados Unidos, e não temos acesso para instalar o LoginModule localmente, precisamos que cada aplicação mande o LoginModule no WEB-INF/lib. Neste caso, tomei um pau feio dos descritores da Oracle, o orion-application.xml e o jazn-data.xml… não faz deploy nem com reza.

Abraços!