Auxílio na criação da minha propia Jtable e JtableModel

Boa noite pessoal,

estou fazendo uma aplicação e reparei que a mesma perde performance no momento de atualizar a JTable.
como estou fazendo em tempo de execução a única forma que encontrei (como sou iniciante) foi remover todas as linhas da Jtable e adicionar todas as linhas novamente.
Segue abaixo método para atualizar a tabela:

// ao final de cada operação chamo esse método. perdendo assim performance.
private void atualizaTabela(String pesquisa) {
        tbRamais.updateUI();
        model = (DefaultTableModel) tbRamais.getModel();
        model.getDataVector().clear();
        try {
            rVet = controleRamal.obterRamalPesquisa(pesquisa);
            for (int i = 0; i < rVet.length; i++) {
                Ramal r = rVet[i];
                if (r != null) {
                    Diretoria diretoria = controleDiretoria.obterDiretoriaPeloCod(r.getCodigoDiretoria());
                    Gerencia gerencia = controleGerencia.obterGerenciaPeloCod(r.getCodigoGerencia());
                    NRamal nRamal = controleNRamal.obterNRamalPeloCod(r.getRamal());
                    Object linha[] = {
                        r.getNome(),
                        nRamal.getNRamal(),
                        diretoria.getNome(),
                        gerencia.getNome()
                    };
                    model.addRow(linha);
                }
            }

Amigos, notei em outros tópicos que não é recomendado utilizar DefaultTableModel, então, estou querendo criar meu propio defaultTableModel estendendo de um abstractTableModel.
Mas não sei como começar, tenho que criar meu propio Jtable tambem? sobrescrevendo o método setModel?
como crio esse DefaultTableModel? que métodos devo utilizar para fazer com que minha tabela atualize em tempo de execução?