Bacharel em Ciência da Computação vs Tecnologo em Sistema de Informação

Faço das palavras do MaxWeber as minhas palavras:

[quote=MaxWeber]Caros,

Sou Tecnologo, Cursei Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Nunca vi uma porta se fechar pelo curso que optei. Pelo contrario, me deu bagagem e formação rapida para trabalhar na area e com exelente remuneração. É claro que após a faculdade existe ainda um longo caminho a percorrer, sendo Tecnologo ou Bacharel. Como o amigo “juliocbq” mencionou são coisas completamente distintas, foco diferente. Curso de tecnologia tem o foco direto no assunto. Curso de Bacharelado tem um foco mais amplo, alto nível as vezes, direcionado para futuramente cursar um mestrado(Caso queira dar aula).

O fato é que ser pioneiro em uma modalidade, realmente vai sofrer um certo preconceito. Quem estudou 4 anos, não quer admitir que uma pessoa em 2 e meio, tem mais conhecimento do que ele. E as vezes tem, dependendo do assunto/Area. [/quote]

Quem já está na área sabe que a diferença está em si mesmo, nunca sabemos tudo, temos sempre que estar atualizando nossos conhecimentos com as novas tecnologias e recursos e isso depende do esforço e dedicação de cada um.
Tendo tido uma boa base, não fará diferença se é Bacharel ou Tecnólogo por exemplo.

O Richard Stallman é PhD HONORÄRIO em uma porrada de coisa. Até onde sei ele nunca fez nem o mestrado.

Boa tarde!

Acho que hj em dia é essencial vc ter uma formação, independente do titulo se é bacharel ou tecnólogo, o importante é sempre estar preparado pro mercado de trabalho e isso vc vai ter q correr atrás por sua conta, então estude.

Att.

É isso mesmo. Mas se harvard te dá esse título você é considerado um. Sem falar que só para entrar lá vc já tem que ser um gênio.

Para maiores esclarecimentos e dúvidas quanto a validade do diploma de técnologo, vejam:

“A diferença é que bacharéis e licenciados recebem uma formação mais generalista, enquanto os tecnólogos obtêm especialização profissional em áreas específicas.”
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/diploma-de-tecnologo-vale-em-concurso-e-pos-26072010-6.shl

É bom ler opiniões de tanta gente, ainda mais pessoas que já passara por experiências diferentes das minhas, só agrega valor a todos.
Até o momento minha decisão foi tomada, vou continuar no curso de bacharel, já que não falta tanto tempo assim para uma formação.

Depois começo a me preocupar com questão salarial, tendo em vista que não pretendo seguir a área ciêntifica, mas, lógico, os estudos devem ser constantes para todos, pois em particular na área de TI, aqueles que não se atualizam constantemente, ficam para trás, certo?

Abraços a todos.

[quote=nel]É bom ler opiniões de tanta gente, ainda mais pessoas que já passara por experiências diferentes das minhas, só agrega valor a todos.
Até o momento minha decisão foi tomada, vou continuar no curso de bacharel, já que não falta tanto tempo assim para uma formação.

Depois começo a me preocupar com questão salarial, tendo em vista que não pretendo seguir a área ciêntifica, mas, lógico, os estudos devem ser constantes para todos, pois em particular na área de TI, aqueles que não se atualizam constantemente, ficam para trás, certo?

Abraços a todos.[/quote]

Agora que vc já se decidiu, vou te dar uma dica.

Procure um estágio na área que vc gosta, programação, redes, ou qualquer outra. O estágio vai te dar uma experiência e um conhecimento muito bom do que vc estuda na faculdade. Não de muita importância no estágio para valor da bolsa, pense mesmo no conhecimento e experiência que irá adquirir. E caso comece um estágio e algum tempo depois vc vê que não está fazendo nada a ver com a área de TI, cai fora, não perca tempo com ele.

[quote=romarcio][quote=nel]É bom ler opiniões de tanta gente, ainda mais pessoas que já passara por experiências diferentes das minhas, só agrega valor a todos.

Abraços a todos.[/quote]

Agora que vc já se decidiu, vou te dar uma dica.

Procure um estágio na área que vc gosta, programação, redes, ou qualquer outra. O estágio vai te dar uma experiência e um conhecimento muito bom do que vc estuda na faculdade. Não de muita importância no estágio para valor da bolsa, pense mesmo no conhecimento e experiência que irá adquirir. E caso comece um estágio e algum tempo depois vc vê que não está fazendo nada a ver com a área de TI, cai fora, não perca tempo com ele.[/quote]

Na realidade atuo com Java a quase 2 anos e sou CLT a praticamente 1 ano. Estagiei por um período de 1 ano e posso afirmar, na minha humilde opinião, você está certo pois o estágio é uma grande oportunidade de adquirir experiência e ter certeza de qual caminho seguir. Fiz a pergunta do tópico pois tinha uma oportunidade muito interessante, principalmente financeira. Mas decidi permanecer em meu curso e batalhar um pouco mais a frente por um salário mais alto.

É isso! E aqueles que se perguntam sobre o curso ser integral, diminui a quantidade de disciplinas por semestre para poder trabalhar, na minha opinião valeu e está valendo a pena justamente pela experiência adiquirada, aquela que não se tem dentro de uma sala de aula.

Abraços a todos.

Sobre o técnologo, é melhor querm ja tem uma vivencia na área, as empresas vem ainda receio de contrata quem fez técnologo?

[quote=Junior Miranda]Bom dia

Aproveitando a thread, eu tenho uma dúvida que indiretamente tem a ver com o assunto.
Faço o curso superior em análise e desenvolvimento de software (Duração: três anos). Já trabalho como programador e gostaria de no futuro, também trabalhar na área acadêmica. Para isso, eu deveria fazer um mestrado em CC? Observo que muitos professores, quando não graduados em CC, são mestres na mesma. Quais seriam os caminhos para alcançar o meu objetivo?

[]'s[/quote]

O mestrado é sempre em uma área específica da computação, como Compiladores , Processamento de Imagens, Inteligência Artificial etc… Existe até mesmo em Egenharia Elétrica…

[quote=bsatrianim]Sobre o técnologo, é melhor querm ja tem uma vivencia na área, as empresas vem ainda receio de contrata quem fez técnologo?
[/quote]

Creio que não. Depende mais é de onde o cara se formou. Uma faculdade com má fama é muito mais prejudicial do que um curso específico.
Até porque, boa parte das empresas fazem provas em seus processos seletivos hoje em dia.

Agora, é mais complicado se você quiser seguir a área acadêmica. Nesse caso, você terá que ter um mestrado. Aí o diploma de bacharel tem um peso maior, assim como ter ou não feito iniciação científica.

Alguns concursos públicos também dão notas menores para tecnológos na avaliação da titulação, embora a maioria hoje esteja pontuando mesmo especializações, mestrado e doutorados.

[quote=ViniGodoy][quote=bsatrianim]Sobre o técnologo, é melhor querm ja tem uma vivencia na área, as empresas vem ainda receio de contrata quem fez técnologo?
[/quote]

Creio que não. Depende mais é de onde o cara se formou. Uma faculdade com má fama é muito mais prejudicial do que um curso específico.
Até porque, boa parte das empresas fazem provas em seus processos seletivos hoje em dia.

Agora, é mais complicado se você quiser seguir a área acadêmica. Nesse caso, você terá que ter um mestrado. Aí o diploma de bacharel tem um peso maior, assim como ter ou não feito iniciação científica.

Alguns concursos públicos também dão notas menores para tecnológos na avaliação da titulação, embora a maioria hoje esteja pontuando mesmo especializações, mestrado e doutorados.[/quote]

Perfeito Vini.
Eu também havia verificado essa situação, referente aos concursos públicos. Sobre a área acadêmica, não tenho interesse. Um dia, quem sabe, eu possa a vir dar aula, mas não tenho interesse em seguir áreas de pesquisa, pretendo me direcionar totalmente ao mercado de trabalho, sem esquecer de estudos é claro.

Por isso, questionei os dois cursos, ambos são na mesma universidade e ela é muito bem reconhecida nacionalmente, esteve entre as 10 melhores do país.
Bom, a principio permaneço no curso de BCC, mas ainda penso em tecnologia.

É isso.
Abraços.

Bom, você pode não ter interesse hoje, mas quem dirá daqui há 10 anos?
Comigo mesmo, só me interessei em dar aulas depois de quase 15 anos de profissão.

Fique consciente que sem um diploma de bacharel, fica bem mais difícil conseguir passar num mestrado federal. É também mais difícil pleitear bolsa num mestrado de uma particular. E também complica caso seu processo de seleção seja concorrido (no meu caso, a sorte é que não era). Seja hoje, ou daqui ha 10 anos.

Podemos colocar assim:

Quem faz tecnólogo não quer ou não pode investir 4 anos num curso completo (graduação).

Sabe das consequências que isto terá, mas prefere estar pronto para o mercado de trabalho em menos tempo.

Já quem faz graduação, sabe que o tempo gasto será melhor recompen$ado e não lhe dificultará futuramente no mundo acadêmico, concursos públicos,etc.

Certo!

Já defini que serei bacharel, creio que isso tenha uma colocação melhor no mercado num todo, assim como os caros colegas comentaram.
Agradeço a cada um pela atenção.

Se quiserem continuar com a discussão, fiquem á vontade.
Obrigado a todos.

Abraços.

bacharel sem dúvida para concursos!!! os tecnologos estão perdendo mercado em concursos do governo que de cara ja elimina tecnologos