Bacharel em Ciência da Computação vs Tecnologo em Sistema de Informação

Bom dia a todos.

Estou em um dilema, curso BCC e estou pensando em mudar para TSI, já que o curso de BCC é integral.
A dúvida que quero compartilhar com os colegas do GUJ diz respeito a questão de carreira.

Sei que BCC pode exercer pesquisas, concorrer a bolsas específicas e é mais amplo, mas gostaria de saber se existe, se é que existe, muita diferença na avaliação de um profissional o fato de ele ser formado em BCC ou TSI. No caso de salário, cargos entre outras questões que envolvem a carreira de um profissional.

Gostaria da opinião de todos, mas em particular, daqueles que assim como eu, já atuam na área. O meu ponto de vista é que não há diferença visível, ou seja, um profissional de TSI pode ganhar tão bem e ter um cargo tão bom quanto um profissional formado em BCC. Claro, talvez existe diferença de conhecimentos da bases, mas creio que isto diga mais respeito a cada profissional e não aos cursos em si.

É isso.
Abração a todos.

Bom…

No meu tempo não existia TI, era Processamento de Dados e na faculdade que eu fiz era Tecnólogo em Processamento de Dados. No meu último ano começou o Bacherelado em TI e eles deram a opção para nós de pagarmos algumas disciplinas extras e ficarmos com o Bacharelado.

Eu não fiz e até hoje não me fez diferença alguma para conseguir emprego.

Na realidade em 12 anos de carreira só utilizei o meu diploma duas vezes…

  1. Para fazer um curso no Aeroclube de SP;
  2. Quandio surgiu uma chance de ir trabalhar na África.

[quote=nel]Bom dia a todos.

Estou em um dilema, curso BCC e estou pensando em mudar para TSI, já que o curso de BCC é integral.
A dúvida que quero compartilhar com os colegas do GUJ diz respeito a questão de carreira.

Sei que BCC pode exercer pesquisas, concorrer a bolsas específicas e é mais amplo, mas gostaria de saber se existe, se é que existe, muita diferença na avaliação de um profissional o fato de ele ser formado em BCC ou TSI. No caso de salário, cargos entre outras questões que envolvem a carreira de um profissional.

Gostaria da opinião de todos, mas em particular, daqueles que assim como eu, já atuam na área. O meu ponto de vista é que não há diferença visível, ou seja, um profissional de TSI pode ganhar tão bem e ter um cargo tão bom quanto um profissional formado em BCC. Claro, talvez existe diferença de conhecimentos da bases, mas creio que isto diga mais respeito a cada profissional e não aos cursos em si.

É isso.
Abração a todos.[/quote]

Então nel, a diferença está justamente no foco de atuação desses profissionais. Uma coisa é completamente diferente da outra.
Em termos de salário acredito que não haja diferença.

Cara, eu curso BSI, hoje eu to indo pro 7º semestre, ja me fiz essa mesma pergunta várias vezes, e optei por continuar meu Bacharelado…

Existe diferença sim. Ela muitas vezes não é dita, é implícito, mas o fato é que existe no mercado um certo preconceito contra Sistema de informação em relação a Ciencia da Compuutação. E preconceito contra tecnólogo contra bacharéis.

Nenhuma empresa irá admitir isso. e sabemos que o profissional faz a diferença, não importa qual curso. Mas o que acontece é que quem faz curso de TSI é visto como alguém como menos bagagem que quem faz BCC.

Você pode fazer a diferença? Claro que sim! Mas digamos que um bacharelado abre mais portas que um curso de tecnólogo. Inclusive já vi empresas que não contratam tecnólogo nem a pau. Simplesmente têm uma lista das faculdades que não aprovam.

Deixa de pressa e faça o curso que você está fazendo agora. Se preocupe em adquirir experiência e em aprender o máximo que puder. Se torne maior que seu diploma. Dinheiro é consequencia.

[quote=josenaldo]Existe diferença sim. Ela muitas vezes não é dita, é implícito, mas o fato é que existe no mercado um certo preconceito contra Sistema de informação em relação a Ciencia da Compuutação. E preconceito contra tecnólogo contra bacharéis.

Nenhuma empresa irá admitir isso. e sabemos que o profissional faz a diferença, não importa qual curso. Mas o que acontece é que quem faz curso de TSI é visto como alguém como menos bagagem que quem faz BCC.

Você pode fazer a diferença? Claro que sim! Mas digamos que um bacharelado abre mais portas que um curso de tecnólogo. Inclusive já vi empresas que não contratam tecnólogo nem a pau. Simplesmente têm uma lista das faculdades que não aprovam.

Deixa de pressa e faça o curso que você está fazendo agora. Se preocupe em adquirir experiência e em aprender o máximo que puder. Se torne maior que seu diploma. Dinheiro é consequencia.[/quote]

Já trabalhei em uma empresa que nem chamava para entrevista candidatos Tecnólogos.
Existe um preconceito sim e acho que vai existir ainda por muito tempo.

Se vc estivesse para decidir entre um curso Técnico em Informática e o Tecnólogo, eu diria, faz o tecnólogo, mas entre um bacharelado e tecnólogo, faz o bacharelado.

De fato, muitos concursos públicos não aceitam tecnólogos, só bacharéis etc.

Nunca aceitam no primeiro edital e na retificação acabam aceitando todo mundo.

Já fiz dois que aconteceram a mesma coisa.

Como a profissão não é regulamentada no fim vira bagunça.

Profundo isso, e bem verdadeiro! Gostei da frase!

Abraço!

É uma realidade.
Já vi inúmeros casos, inclusive na minha cidade, que o concurso público só aceitava Bacharel para a inscrição.
Eu já havia pensado sobre o que você disse Josenaldo, exatamente por isso a minha maior dúvida.

Que o dinheiro é conseqüência eu sei, mas penso mais na vaga que pode ser minha, posição dentro da empresa do que o salário em si.
De qualquer forma, é sempre bom ler/ouvir pessoas com mais experiência, ajuda a tirar um pouco da “neblina” que fica em nossas cabeças.

Mas enfim, vou realmente pensar com calma em relação a isso.
Obrigado pelas dicas galera!

Forte abraço!

P.s: quem quiser comentar mais, fique á vontade.

Tem um post no blog do Guilherme Chapiewski bem legal falando sobre faculdades:

http://gc.blog.br/2009/05/18/o-que-eu-acho-sobre-faculdades-de-informatica/

Caros,

Sou Tecnologo, Cursei Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Nunca vi uma porta se fechar pelo curso que optei. Pelo contrario, me deu bagagem e formação rapida para trabalhar na area e com exelente remuneração. É claro que após a faculdade existe ainda um longo caminho a percorrer, sendo Tecnologo ou Bacharel. Como o amigo “juliocbq” mencionou são coisas completamente distintas, foco diferente. Curso de tecnologia tem o foco direto no assunto. Curso de Bacharelado tem um foco mais amplo, alto nível as vezes, direcionado para futuramente cursar um mestrado(Caso queira dar aula).

O fato é que ser pioneiro em uma modalidade, realmente vai sofrer um certo preconceito. Quem estudou 4 anos, não quer admitir que uma pessoa em 2 e meio, tem mais conhecimento do que ele. E as vezes tem, dependendo do assunto/Area.

Fiz CC e em meu curso inclusive os professores que também davam aulas no SI falavam muito mal do curso. O que acontece é o que já foi comentado acima. A bagagem, mesmo que sendo teorica, é maior nos cursos de CC.

Mas o que faz o curso não é a grade mas sim a qualidade da escola, dos professores e quanto o aluno se aplica.

Não adianta fazer CC porque é mais valorizado se não é o que você gosta. Particularmente não gosto de SI pois acho a grade curricular destes cursos muito chatos. Mas gosto é gosto né.

[quote=dio.msg]Fiz CC e em meu curso inclusive os professores que também davam aulas no SI falavam muito mal do curso. O que acontece é o que já foi comentado acima. A bagagem, mesmo que sendo teorica, é maior nos cursos de CC.

Mas o que faz o curso não é a grade mas sim a qualidade da escola, dos professores e quanto o aluno se aplica.

Não adianta fazer CC porque é mais valorizado se não é o que você gosta. Particularmente não gosto de SI pois acho a grade curricular destes cursos muito chatos. Mas gosto é gosto né.[/quote]

Com certeza. Não adianta cursar uma universidade só por status. No final você não vai aguentar lidar com aquilo no dia a dia e será um péssimo profissional. O curso superior é muito importante sim, mas ele não cria bons profissionais, porque para cada coisa deve-se ter aptidão.

Bom dia

Aproveitando a thread, eu tenho uma dúvida que indiretamente tem a ver com o assunto.
Faço o curso superior em análise e desenvolvimento de software (Duração: três anos). Já trabalho como programador e gostaria de no futuro, também trabalhar na área acadêmica. Para isso, eu deveria fazer um mestrado em CC? Observo que muitos professores, quando não graduados em CC, são mestres na mesma. Quais seriam os caminhos para alcançar o meu objetivo?

[]'s

É como já falaram: “Seja mais que seu diploma”. Não adianta fazer um curso de bacharel ou tecnólogo se você não se empenhar. A pessoa pode estudar na melhor universade do mundo, ter os melhores professores, mas o empenho e indispensável.
Casa você escolhendo tecnólogo você pode saber muito mais que um bacharel e vice-versa.
Então, Independente do curso que você escolher, se esforce bastante.

Muito obrigado a atenção de todos.

A principio, estarei continuando o meu curso de BCC pelo fato de que em um ano estarei formado, já que esperei tanto tempo creio que posso aguardar um pouco mais para pensar em salários maiores. Mas enfim, vou deixar a thread aberta até porque isto poderia dar uma longa discussão e quem quiser, pode postar á vontade.

E com certeza, que faz o profissional somos nós, mas uma boa base facilita e muito a nossa vida.
Abraços!!!

[quote=Junior Miranda]Bom dia

Aproveitando a thread, eu tenho uma dúvida que indiretamente tem a ver com o assunto.
Faço o curso superior em análise e desenvolvimento de software (Duração: três anos). Já trabalho como programador e gostaria de no futuro, também trabalhar na área acadêmica. Para isso, eu deveria fazer um mestrado em CC? Observo que muitos professores, quando não graduados em CC, são mestres na mesma. Quais seriam os caminhos para alcançar o meu objetivo?

[]'s[/quote]

Você pode fazer o mestrado em qualquer área de exatas e posteriormente um doutorado. Não necessáriamente cc. Ciência da computação se enquadra em exatas.

Vide richard stallman -> PHD Física, Matemática e mais um monte de coisas.

Eu não cursei nem ciencia, e nem sistema… sou engenheiro da computação…

Na hora de se trabalhar, tanto faz se fez Sistema, Ciencia ou Engenharia.
O mais importante é se a pessoa tem facilidade em se resolver problemas e aprender.

Eu já trabalhei com mestrados da USP que eram inferiores em resolver problemas e aprender à várias amigos meus que
tinham feito sistema ou ciência. Então, o curso em si, na hora de trabalhar, tanto faz, o mais importante é
a personalidade e o conhecimento da pessoa.

Mas se você tem escolha, de cursar ciência, então faça, porque a bagagem que se aprende num curso de engenharia(5 anos)
ou de ciencia(4 anos) é muito mais amplo do que sistema(3 anos). Dependendo da empresa que se for trabalhar, o conhecimento
aprendido num curso de engenharia pode ser um fator determinante, pois um engenheiro sabe trabalhar em hardware e software,
enquanto ciência e sistemas são mais voltados ao software. Então tudo depende do foco do problema sendo resolvido.

Mas como disse, qualquer pessoa pode aprender, e dependendo do tipo do problema sendo resolvido, não importa a formação da pessoa.
O importante é a pessoa ter facilidade em se aprender e resolver problemas :wink:

qualquer um!!! olhe quem são os professores! pois não adianta nada ter diploma e formar se não foi passado tudo da melhor forma para o aluno e também vontade e dedicação do aluno!

o que mais acontece é professores passar somente o basico pro aluno e depois ele se “estrepa” no mercado de trabalho
mesmo tendo o grande diploma de bacharel(4 … 5 anos estudando)!!!