Backend em Java

Backend em Java seria o que? Tem haver com CRUD e banco de dados?

No contexto de sistemas web (que provavelmente é onde vc mais vai ouvir esses termos), backend é a parte “por debaixo dos panos”, ou seja, aquela parte que o usuário não vê.

A parte que o usuário vê e com a qual interaje (app/site) é o frontend, e tudo que está por trás (o serviço que é chamado quando vc clica no botão, o banco de dados, a integração com a operadora do cartão de crédito, etc) é o backend.


CRUD é um, digamos, “tipo” de sistema. A sigla significa “Create, Read, Update, Delete”, ou seja, é qualquer sistema que tenha essas operações básicas. Em uma lojinha online, por exemplo, vc tem alguém que cadastra os produtos (“create”, está criando novos registros), os clientes podem procurar e ver detalhes desses produtos (“read”, consultar os dados existentes), a loja pode melhorar a descrição do produto, adicionar mais fotos, atualizar o preço quando tem alguma promoção (“update”, atualizar registros existentes) ou remover quando o produto não faz mais parte do portifólio (“delete”, apagar um registro).

Praticamente todo site/app hoje em dia tem alguma telinha/interface para o usuário interagir (frontend), e essas iterações geram ações que ocorrem nas partes que o usuário não vê (backend). E muitos (talvez quase todos?) são sistemas CRUD.

Enfim, são conceitos que independem da linguagem utilizada.


Claro que os termos frontend e backend são mais amplos que isso. É que hoje em dia a maioria acaba trabalhando em sistemas web e acha que todo e qualquer termo da computação só se refere a esse contexto (como API, que muita gente acha que é “URL que retorna JSON”, mas na verdade o termo é bem mais amplo que isso; mas divago).

Só pra citar alguns exemplos, compiladores também têm frontend e backend: o primeiro faz a análise sintática e semântica do código fonte, constrói a AST e a representação intermediária, etc, e o segundo gera o código de máquina, faz otimizações, etc.

Sintetizadores de fala também possuem frontend e backend: o primeiro faz a tokenização do texto e o segundo faz a conversão final para som.

E por aí vai. Claro que na esmagadora maioria das vezes, é “óbvio” que as pessoas estarão falando de web, mas isso foi só pra vc não achar que os termos se limitam a esse contexto.