Backup com MySQL

Pessoal, tenho uma aplicação desktop com conexão a um banco MySQL, eu queria saber se é possível programar um backup automática diário, tipo salvar meu arquivo.sql em outro computador todo dia num horário específico ou enviar este
arquivo por email, é possível?

Boa noite colegas !

lucianoalves

Não sei como fazer isso via linha de comando do MySql, no entanto se você esta usando alguma ferramenta como NavCat, MySql Front ou MySQL Admininistrator você deve encontrar na própria ferramenta a opção de schedular a execução de backup.

Atualmente estou usando o MySql Administrator e acabei de gerar um schedule para rodar um backup automático, foi bem tranquilo… só não sei se vai funcionar.

:smiley:

[]s

[quote=lucianoalves]Pessoal, tenho uma aplicação desktop com conexão a um banco MySQL, eu queria saber se é possível programar um backup automática diário, tipo salvar meu arquivo.sql em outro computador todo dia num horário específico ou enviar este
arquivo por email, é possível?[/quote]

é sim:

Vá na pasta que voce instalou o MySQL

\bin\mysqldump --help

vem toda a documentação, você gera um dump da base e pode zipar

faz um bat se for windows ou um shellscript se for linux.

no trabalho eu tenho exemplos dos dois, se você quiser eu posto aqui.

sds

Se puderem postar algo eu agradeço, estou utitlizando o SQL Yog, eu procurei mas não achei opção de backup automático nele, MySql Front ou MySQL Admininistrator são melhores?

mysql_opts.bat

REM AQUI PEGA A DATA
FOR /F "TOKENS=1* DELIMS= " %%A IN ('DATE/T') DO SET CDATE=%%B
FOR /F "TOKENS=1,2 eol=/ DELIMS=/ " %%A IN ('DATE/T') DO SET mm=%%B
FOR /F "TOKENS=1,2 DELIMS=/ eol=/" %%A IN ('echo %CDATE%') DO SET dd=%%B
FOR /F "TOKENS=2,3 DELIMS=/ " %%A IN ('echo %CDATE%') DO SET yyyy=%%B
SET DATA_ATUAL=%yyyy%%dd%%mm%

SET MYSQL_PATH=C:\Server\databases\mysql5
SET MYSQL_USER=root
SET MYSQL_PASS=

SET MYSQL_HOST=localhost
SET MYSQL_PORT=3306

REM AQUI SEMPRE USAR A BARRA INVERTIDA (/) 
SET ARQUIVO=D:/Temp/arquivo.sql

SET MYSQL_DATABASE=suabase

backup.bat

@echo off
CALL mysql_opts.bat
@echo on
%MYSQL_PATH%\bin\mysqldump.exe -v -v -v --host=%MYSQL_HOST% --user=%MYSQL_USER% --password=%MYSQL_PASS% --port=%MYSQL_PORT% --protocol=tcp --force --allow-keywords --compress  --add-drop-table --default-character-set=latin1 --hex-blob --result-file=%ARQUIVO% %MYSQL_DATABASE%

Esse é o comando para backup (MySQL 5.0)

Para ShellScript é so adaptar.

Qualquer dúvida, estamos aí,

[]s

Bom dia colegas !

Ontem deixei um backup shedulado e funcionou legal.
Utilizei o MySql Administrator e é bem tranquilo.
É so clicar no icone Backup, criar um projeto de backup novo e salvar.
Quando você cria o projeto pode configurar coisas como onde vai salvar e o que vai salvar.

Depois do projeto salvo, tem uma aba com a opção para schedular, basicamente o que tem que fazer é selecionar qual projeto de backup e escolher quando quer que seja executado.

O resultado é um arquivo .SQL.

Um abraço.

EU instalei o MySQL Administrator só que tipo programei o backup diário mas ele não executou, o zip que eu baixei tem 3 executáveis feitos em java o browser, o query e o administrator é este mesmo?

Pessoal estou com o mesmo problema tentei fazer backup com mysqlfront e não achei nem a ferramenta dump :frowning:
ai me disseram para utilizar o mysqladmin e funciona mas usei o agendador de tarefas do windows,criei um arquivo .bat com o script de backup e funcionou!!
obrigada