Balanca toledo 8217

Pessoal boa tarde.
alguém já conseguiu enviar uma requisição para a balanca toledo 8217.
Eu me comunico na porta com porém segundo o manual tenho que mandar uma String “ENQ” e a balanca me retornario o peso, mas isso não esta funcionando.
alguem pode me ajudar?

Olá Alan,
Estou a procura de uma solução em Java para isto também. Conseguiu algo ?

conseguir sim, vc ainda precisa?

1 curtida

Amigo, desculpa estar comentando neste post mas eu precisava dessa ajuda.

Boa noite Alan_Soares.
Você pode disponibilizar um exemplo de comunicação com essa balança Toledo? Já pesquisei na net e não encontrei nada que me ajudasse a capturar o peso.
Desde já, Obrigado!!

Olá bom dia,

Cara eu estava trabalhando em uma solução java para isto e posso até rever o código e postar aqui agora em produção eu fiz o seguinte usei o projeto acbr plus.

me comunico através de envio e leitura de arquivos texto, o que é muito simples inclusive para qualquer linguagem, outro lance e muito importante é configurar a balança para ficar enviando o peso indefinidamente porque de fabrica ela vem com outra configuração.

Boa noite!
rlira, Fico muito agradecido se você disponibilizar o código, pois estou meio perdido.
Estou tentando fazer a leitura via porta serial, mas tá tendo alguns problemas!

Cara primeiro vc tem que deixar a balança configurada para ficar enviando o peso sempre, segundo pegando o manual da Balança a gente encontra um tal de ENQ, se vc pgar o manual da 8217 PRIX

Capitulo 4
4.6.3 Protocolos de comunicação
ENQ =Caracter ASCII (05H) enviado pelo dispositivo externo , este tal ENQ = Caracter ASCCI 05H nada mais é do que enviar um CHR(5) do Clipper/Harbour/MS-VFP ou Enviar um char value = (char) 5 do Java, mais até eu descobrir isto…, porque colocaram este 05H???
Mais o importante aqui é saber que existem os protocolos P05A, P05B e P06 e que na descrição dos dois primeiros a balança só envia dados para vc se vc enviar tal “ENQ”

  • O envio dos dados é iniciado, quando o Modelo 8217 receber o sinal de controle “ENQ”
    então configura a balança para o protocolo P06 vc não precisa “Enviar” nada para a balança poder te responder.

Capitulo 6 Identificação de controles vc vera as teclas Liga-Desliga, Tara e Zera vc vai precisar manusear elas.
Capitulo 8 Programação acho que pag 31, deixa ela no protocolo que a transmissão continua sera utilizada P06 conforme expliquei acima, mais aqui vc vera também outras informações porém te adianto que este modelo trabalha com 2400,n,8,1

public class BalancaService {
        
private SerialPort serialPort;
private String porta;
private Integer bound;
private Integer parity;
private Integer dataBit;
private Integer stopBit;

public BalancaService(String porta, Integer bound, Integer parity, Integer dataBit, Integer stopBit) {
    this.porta = porta;
    this.bound = bound;
    this.parity = parity;
    this.dataBit = dataBit;
    this.stopBit = stopBit;
    this.serialPort = new SerialPort(porta);
}

public Boolean openPort() throws SerialPortException{
    Boolean sucesso = serialPort.openPort();
    
    serialPort.setParams(bound, dataBit, stopBit, parity);
    return sucesso;                
}
    
public byte[] lePeso() throws SerialPortException {
                    
    byte[] buffer = serialPort.readBytes(46);
    return buffer;        
}

public void close() throws SerialPortException{
    serialPort.closePort();
}

e para usar vc instancia a classe BalancaService

    private void lePeso() throws SerialPortException {
       byte[] retorno;
   
      BalancaService balanca = new BalancaService(.getPorta(), 
      getBaudRate(), getParity(),.getDataBits(), getStopBits() );
        
      Boolean sucesso = balanca.openPort();
   
      if (sucesso){
         retorno = balanca.lePeso();           
      }
          
      balanca.close();
    
}

rlira obrigado pela ajuda!!
Eu conseguir fazer uma classe de comunicação com a lib RXTX. Onde configurei a balança
para P05B, daí preciso enviar o comando ENQ. Porem percebi que ficou lento o processo de reconhecimento do peso, depois que o usuário digita o código do produto até o sistema reconhecer o peso demora 3 segundos. (Para um HORTIFRUTI que todos os itens será pesado no caixa esses 3 segundos multiplicado por 10 itens, rende 30 segundos de lentidão).
Vou testar desta forma que vc recomendou para tentar acelerar o processo de reconhecimento!!

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA. Tendo dúvidas eu volto a postar aqui!

Olá bom dia.

é meu caro muda o protocolo que vai rolar, os outros protocolos vc precisa enviar o comando para o dispositivo começar a enviar ai num rola, bem qualquer coisa tamos por aqui.