Banco de dados mdb

Pessoal, alguém poderia me explicar melhor que banco de dados é esse “MDB” ? Li um artigo mas não entendi foi nada!

Grato!

MDB que voce ta falando é a extensão do Access???

Sinceramente não sei. Nunca usei access.

:frowning:

Cara, banco de dados Access usam extensoes MDB sim. Mas velho, ainda bem que voce nao usou. Ô coisa porca do cão.

É só isso, arquivos MDB são do Access.

[quote=Sergio Figueras]Cara, banco de dados Access usam extensoes MDB sim. Mas velho, ainda bem que voce nao usou. Ô coisa porca do cão.

É só isso, arquivos MDB são do Access. [/quote]

Obrigado Sérgio!

:-o :lol:

Pergunta 1: MS Access pode ser considerado um Banco de Dados? Isso porque não tem como fazer triggers, procedures, cursor??
Pergunta 2: relativo a pergunta 1, o que definiria Banco de Dados??

Google -> Define: Database

Cara, tem como considerar isso até por um fator profissional.
E uma coisa, eu acho que Access voce tem como criar um BD sozinho, sem ter aplicação por trás.

Tem gente que usa banco de dados Access em sistemas “profissionais”. Dá pra entender sim como BD. Afinal, armazena alguma coisa. Até uma tabela do excel é um banco de dados.

[quote=André Fonseca]Pergunta 1: MS Access pode ser considerado um Banco de Dados? Isso porque não tem como fazer triggers, procedures, cursor??
Pergunta 2: relativo a pergunta 1, o que definiria Banco de Dados??

Google -> Define: Database[/quote]

MS Access é um banco de dados sim. Até Dbase é considerado banco de dados.
Mas se você se refere a ser um banco de dados decente, aí a história é diferente.

Eu diria que é banco de dados, mas não SGBD.
Até um arquivo texto pode ser considerado banco.

[quote=Schuenemann]Eu diria que é banco de dados, mas não SGBD.
Até um arquivo texto pode ser considerado banco.[/quote]

Defina então o que você entende por SGBD.

SGBD na minha humilde opinião é um sistema gerenciador de banco de dados, ou seja se um arquivo de textos é um BD, então o SGBD é o cidadão que vai lidar com o arquivo de textos pra mim, mantendo tudo em ordem, e vai fornecer uma interface para que eu possa dizer pra ele o que fazer (SQL). Já um SGDB relacional é um SGBD, mas que além disso permite lidar com bancos de dados nos modelo Entidade-Relação.

Não quero atiçar o pessoal mas o Access é um SGBD Relacional assim como um MySQL, suporta todo o padrão SQL e tem algumas muitas coisas a mais (tô contando só o que você pode fazer nas tabelas e com código SQL, nem cheguei nos formulários e VBA). Só que obviamente, não chega aos pés do MySQL, (pricipalmente em termos de escalabilidade) que por sí só, é modesto, comparado com outros (PostgreSQL, Oracle SQLServer…).

Os arquivos mdb contém dados (o banco de dados, não o SGBD que é o próprio access) e objetos Access (formulários, consultas, relatórios e os códigos VBA necessários), fazendo uma analogiarápida , os objetos access exceto as consultas, podem ser considerados o Java/PHP/whatever em um sistema qualquer.

EDIT: sei disso pois participo da olimpíada do conhecimento nacional (SENAI-SC) em TI (aka. competição nacional de CorelDraw/Word/PowerPoint/Photoshop/Excel e Access).

Então, eu já fiz um sisteminha usando Access com VB, e era para um cliente final mesmo… rs

Não estou criticando e acho até que para algumas situações o Access vai bem… só que pra mim um banco de dados comercial deveria ter algumas coisas como tunning, ferramentas de backup, migração, indexação, entre outras coisas…

Que eu saiba o Access não tem esse tipo de coisa certo? E acho até que nem precisaria ter pois penso que o foco dele é outro né??

Abs

no access backup é sinonimo de copiar o arquivo MDB :slight_smile:
Indexação tem, ele te permite criar índices , mas não sei como é a indexação em bancos de dados maiores
migração, tem duas coisas:

• Ele importa fácil de arquivos de texto, xml e planilhas do excel
  • No 2007 existe o assistente de upsizing, que é um assistente pra migrar do access pro SQL Server, mas nunca cheguei a testar

No passado o access tinha um foco mais pra desenvolver sistemas “profissionais”, mas hoje a própria MS defende que o access é um banco de dados ideal para aplicações “departamentais”. Na minha interpretação, aplicações que são usadas por poucas pessoas, e pouca possibilidade de crescerem, como se ele fosse o que há entre planilhas do Excel e sistemas de verdade

Access é um banco de dados sim, afinal o que é um banco de dados?? ( um lugar onde se armazena dados) daí banco de dados

Banco bradesco ( um lugar onde se armazena dinheiro)

logo se consigo armazenar dados no access ele é um banco de dados , agora se ele vai guentar pressão , depende do que se deseja fazer

acho que as pessoas não estão mais entendendo as coisas que são táo simples de se entender

um abraço

na minha opinião Access é um Banco de Dados, mas não um SGBD…

Concordo com vc Andre, um abraço e fique na paz

Access é um SGBD sim. Uma vez que possui uma linguagem de consulta e por meio dessa linguagem é capaz de executar buscas (coisa que não existe no excel ou em arquivos TXT por exemplo). O access tem indexação, views, relacionamentos com PKs e FKs. É possível programar stored procedures e functions (usando VBA).

E nos quesitos ACID (atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade), sei que pelo menos o D ele provê. Quanto ao A, o C e o I, não sei até que ponto ele provê, mas sei que existe ao menos algum controle parcial.

Enfim, essas características já fazem do access um SGBD. O porém é que ele é um SGBD bem ruimzinho, pobre e limitado, mas não deixa de ser um SGBD. Até paradox e dbase são SGBDs.

É victorwss , de acordo com estas características o access realmente é um sgbd, vc tem razão, mais uma que aprendi