Boas pessoal! Estou fazendo uma modelagem de um banco de uma distribuidora de bebidas em uma disciplina do meu curso e me deparei com uma questão. uma pessoa jurídica pode ser tanto cliente como fornecedor, e uma pessoa física pode ser tanto funcionário como um cliente, não esquecendo que um funcionário também poderá ser um cliente, dependendo do momento. em termos de qualidade, tanto em espaço de armazenamento quanto em velocidade de pesquisa, o que compensa mais? eu várias tabelas, funcionário, cliente e fornecedor, contendo os dados de PF e PJ (quando necessário). ou Criar um novo campo, “tipo”, que pode ser, cliente, funcionário, ou fornecedor?
Ja recebi uma sujestão de não fazer nem um, nem outro. pois o fornecedor poderá ser identificado nas compras relacionadas a reposição do estoque, e os clientes, nas encomendas (vendas)
Gostaria de saber também se seria o caso criar um ItemDeCompra, como foi feito na venda e se o certo seria Produto - ItemCompra ou ItemVenda ao inves de Lote - ItemCompra ou ItemVenda.
obrigado pela ajuda. e agradeço correções sobre assuntos que não abordei aqui.