Banco de dados para um ponto eletronico

galera to precisando de uma ajuda a dias, estou tentando desenvolver um aplicativo para ponto eletronico, e estou com dificuldades para a criação do modelo er (estrutura de banco de dados). se alguem poder me da uma mao.
falta apenas a parte do ponto, restrições de horarios

CREATE TABLE empresa (
  idempresa INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  nome VARCHAR NULL,
  cnpj VARCHAR NULL,
  telefone VARCHAR NULL,
  nomeDono VARCHAR NULL,
  celular VARCHAR NULL,
  PRIMARY KEY(idempresa)
);

CREATE TABLE feriados (
  idferiados INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  empresa_idempresa INTEGER UNSIGNED NOT NULL,
  descricao VARCHAR(75) NULL,
  dia DATE NULL,
  PRIMARY KEY(idferiados),
  INDEX feriados_FKIndex1(empresa_idempresa)
);

CREATE TABLE funcionario (
  idfuncionario INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  Nome VARCHAR NULL,
  cpf VARCHAR NULL,
  aniversario DATE NULL,
  email VARCHAR NULL,
  celular VARCHAR NULL,
  setor VARCHAR NULL,
  statu BOOL NULL,
  PRIMARY KEY(idfuncionario),
  INDEX funcionario_FKIndex1(empresa_idempresa)
);

CREATE TABLE usuarioAdmin (
  idusuarioAdmin INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  nomeAdmin VARCHAR NULL,
  senhaAdmin VARCHAR NULL,
  dataAlteracao TIMESTAMP NULL,
  PRIMARY KEY(idusuarioAdmin),
  INDEX usuarioAdmin_FKIndex1(empresa_idempresa)
);

E o que não está conseguindo fazer?
Qual a dificuldade? Dúvidas?

a parte do ponto, regras de horarios… aquilo ali é apenas a parte administrativa…

Desde quando regras de negócio se aplicam a modelo entidade relacionamento?
O banco tem como função ser, apenas, um repositório.
No meu caso eu criaria uma tabela responsável por armazenar o registro de entradas/saídas do funcionário. Como um funcionário pode ter vários registros (em dias e horários diferentes), o relacionamento, a princípio, me parece ser 1 : N. Portanto, a tabela que armazena estes dados deve ter uma FK referenciando a tabela que armazena os funcionários.

Funcionario
cod integer...
nome varchar(200)...
--demais colunas
#####
Registro_Ponto
cod integer...
cod_funcionario integer...
dt_data date
tm_registro time
tp_registro integer --este campo identifica se é entrada, saída, almoço, etc.

Agora, só conhecendo a fundo as regras negociais para saber se isto se adequa ao que você necessita.

as regras de negócio você executa na aplicação amigo, no seu bd, apenas crie os campos onde serão guardadas as informações, o resto os selects cuidam

cada funcionario tem um tempo de trabalho em variados dias;
o funcionario pode nao vir trabalhar por atestados ou ferias;
os domingos e feriados não serão validos;

Mas isso é o básico.
Qual a idéia, ao gerar um relatório ou fechar o mês, você faz um select por funcionário e, então, verifica se o total de horas trabalhadas em um dia é igual, maior ou menor ao total de horas que ele deve trabalhar.
Ex. Se o funcionário deve trabalhar 8 horas por dia e ele trabalha:
a) 8 horas: Dia ok, calcula pagamento normal.
b) < 8 horas: Dia não ok. Aí entra tolerância a atrasos/saídas antecipadas.
c) > 8 horas: Calcula como hora extra e, age de acordo com a política da empresa (pagamento ou banco de horas).
Sábados e domingos: hora extra e age de acordo com a política da empresa.
Atestados: Você pode incluir uma coluna no banco de dados para abonar o dia integral, parcialmente ou algumas horas, aí vai de você. O ideal é cria uma tabela diferente, que permitirá associar funcionário e data a ser abonada.
Férias, no meu ponto de vista, devem ser controladas em uma coluna, que pode estar na tabela ponto ou em funcionario (uma simples flag 0 está trabalhando, 1 está em férias).

Sou totalmente contra, a não ser que seja extremamente necessário (e vale estudos caso digam que é), aplicar regras de negócios em banco de dados.
As famosas procedures e triggers, por exemplo. O banco, no meu ponto de vista, deve ser exclusivamente como um “armazenador de informações”. Obviamente, tu precisa criar as tabelas e relacionamentos de acordo com a necessidade do sistema, mas para por ai.

É pensando assim que existe o modelo MVC, por exemplo. O DAO você vai apenas trabalhar com os dados, persistir, consultar, editar, remover…enquanto tu terá tua camada de serviço que será responsável por aplicar toda a lógica de negócio, caso seja um feriado, soma-se mais um dia, por exemplo. Pense nas informações, relacionamentos e afins que precisa quando criares teu banco de dados, mas não pense em como fará os “if´s e elses” na parte do banco.

É opinião minha, apenas.

[quote=nel]Sou totalmente contra, a não ser que seja extremamente necessário (e vale estudos caso digam que é), aplicar regras de negócios em banco de dados.
As famosas procedures e triggers, por exemplo. O banco, no meu ponto de vista, deve ser exclusivamente como um “armazenador de informações”. Obviamente, tu precisa criar as tabelas e relacionamentos de acordo com a necessidade do sistema, mas para por ai.

É pensando assim que existe o modelo MVC, por exemplo. O DAO você vai apenas trabalhar com os dados, persistir, consultar, editar, remover…enquanto tu terá tua camada de serviço que será responsável por aplicar toda a lógica de negócio, caso seja um feriado, soma-se mais um dia, por exemplo. Pense nas informações, relacionamentos e afins que precisa quando criares teu banco de dados, mas não pense em como fará os “if´s e elses” na parte do banco.

É opinião minha, apenas.[/quote]
Concordo plenamente.
A partir do momento que delegamos a função de inibidor, restritor ou mesmo de regulador das regras de negócios ao banco de dados, acabamos nos livrando da responsabilidade de pensar e trabalhar a lógica.
Digo isso com toda a propriedade do mundo, por ter desenvolvido meu TCC em um modelo orientado a banco de dados (foram mais de 20 procedures, 40 funcions e uma porrada de cursores).
Não se pode negar que o desempenho é maior, mas a manutenção, é extremamente difícil.

[quote=drsmachado][quote=nel]Sou totalmente contra, a não ser que seja extremamente necessário (e vale estudos caso digam que é), aplicar regras de negócios em banco de dados.

É opinião minha, apenas.[/quote]
Concordo plenamente.
A partir do momento que delegamos a função de inibidor, restritor ou mesmo de regulador das regras de negócios ao banco de dados, acabamos nos livrando da responsabilidade de pensar e trabalhar a lógica.
Digo isso com toda a propriedade do mundo, por ter desenvolvido meu TCC em um modelo orientado a banco de dados (foram mais de 20 procedures, 40 funcions e uma porrada de cursores).
Não se pode negar que o desempenho é maior, mas a manutenção, é extremamente difícil.[/quote]

Difícil, complexa e trabalhosa. Um “DAOException” ou “BussinessException” pode ser tão mais simples de identificar do que um SQLException. Só imagina…
Eu trabalhei um pouco com isso, então imagino o trabalho que teve machado rs.

criei mais assim

CREATE TABLE dia (
  iddia INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  permições_idpermições INTEGER UNSIGNED NOT NULL,
  diapermitido DATE NULL,
  PRIMARY KEY(iddia),
  INDEX dia_FKIndex1(permições_idpermições)
);

CREATE TABLE empresa (
  idempresa INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  nome VARCHAR NULL,
  cnpj VARCHAR NULL,
  telefone VARCHAR NULL,
  nomeDono VARCHAR NULL,
  celular VARCHAR NULL,
  PRIMARY KEY(idempresa)
);

CREATE TABLE feriados (
  idferiados INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  dia DATE NULL,
  PRIMARY KEY(idferiados),
  INDEX feriados_FKIndex1(empresa_idempresa)
);

CREATE TABLE funcionario (
  idfuncionario INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  Nome VARCHAR NULL,
  cpf VARCHAR NULL,
  aniversario DATE NULL,
  email VARCHAR NULL,
  celular VARCHAR NULL,
  setor VARCHAR NULL,
  statu BOOL NULL,
  PRIMARY KEY(idfuncionario),
  INDEX funcionario_FKIndex1(empresa_idempresa)
);

CREATE TABLE hora (
  idhora INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  dia_iddia INTEGER UNSIGNED NOT NULL,
  horapermitida TIME NULL,
  PRIMARY KEY(idhora),
  INDEX hora_FKIndex1(dia_iddia)
);

CREATE TABLE permições (
  idpermições INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  funcionario_idfuncionario INTEGER UNSIGNED NOT NULL,
  PRIMARY KEY(idpermições),
  INDEX permições_FKIndex1(funcionario_idfuncionario)
);

CREATE TABLE ponto (
  idponto INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  funcionario_idfuncionario INTEGER UNSIGNED NOT NULL,
  diahora DATETIME NULL,
  tipoRegistro VARCHAR(2) NULL,
  PRIMARY KEY(idponto),
  INDEX ponto_FKIndex1(funcionario_idfuncionario)
);

CREATE TABLE usuarioAdmin (
  idusuarioAdmin INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  nomeAdmin VARCHAR NULL,
  senhaAdmin VARCHAR NULL,
  dataAlteracao TIMESTAMP NULL,
  PRIMARY KEY(idusuarioAdmin),
  INDEX usuarioAdmin_FKIndex1(empresa_idempresa)
);

dentro de permições vou conseguir colocar os dias dentro dos dias as horas, assim posso fazer com que eu faça um select para ver se é permitido de segunda a sexta da 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 19:00 é permitido lah no ponto dar entradas e saidas. e nos dias que faltarem o administrador pode inserir permição de atestado na data X para o funcionario X;

alguem pode me dizer se esta correto?

Camarada, não existe uma verdade absoluta.
O modelo que está desenhando deve atender aos requisitos descritos para a resolução/suprimento do problema/necessidade.
Portanto, se o banco de dados permitirá armazenar as informações geradas pelo e para o sistema, sim, está correto.