Banco de Dados Relacional, Qual Usar?

[quote=gilberto_mogi]BOM DIA AMIGOS JAVEIROS!!!

É por isso que existe a democracia no nosso páis!!!

Então deixa eu entender uma coisa, se eu comprar INICIALMENTE o livro do Hibernate e o livro Use a Cabeça!Java, já estarei no caminho certo ?

Esta atitude seria um bom inicio de aprendizado ?

[/quote]

Antes de mais nada, vc deve ter dominio sobre os conceitos de Orientação a Objeto.
Inicialmente, esqueça o Hibernate. Este é um framework que facilitará o seu trabalho futuramente, mas o caminho das pedras é mais longo…

O segundo passo é aprender Java e suas API. Desenvolva alguma coisa sem conexão a banco de dados, aprende manipulação de arquivos, interfaces swing e tudo mais. Isso o Use a cabeça lhe ensinará bem.

Terceiro passo: faça programas com conexões a um banco de dados usando JDBC. Existem muitos tutorias pela net ensinando isso.

Quarto passo: pronto! Hora de começar a conhecer frameworks. O Hibernate é um bom começo. Nunca li nenhum livro sobre esse framework, porque acho a documentação dele excelente e auto-explicativa.

[quote=gilberto_mogi]Obrigado pelas diversas postagens sobre este assunto.

É que como a empresa onde trabalho esta pensando em migrar para JAVA (desktop), já estamos correndo atrás de informações.

Então só mais uma pergunta :

Tenho uma manual de SQL em Inglês e um de MySql em português ambos em PDF. Se eu ler o manual do MySql estarei aprendendo da mesma forma a manipular BANCO DE DADOS RELACIONAL ? O principio básico é o mesmo ?

SELECT FROM é igual nos dois ?

Obrigado a todos.

Abraços!!![/quote]

O manual do MySQL contém muitas informações/conceitos que a principio é desnecessário pra quem está apenas iniciando. Leia os primeiros capitulos apenas e aprenda como fazer o básicão: criar tabelas, banco de dados.

Agora banco de dados sem SQL não existe (Na verdade até existe,mas é outro capítulo). Sem SQL vc não chega a lugar nenhum…