Banco de Dados Relacional, Qual Usar?

Amigos deste Forum, Boa Tarde.!

Estou iniciando em JAVA(ou tentado…) e algumas dúvidas já surgiram, entre elas a seguinte :

Qual a diferença entre :

SQL
MySQL
ORACLE
HIBERNATE
(outros, caso haja…)

Quem é Free ?
Quem é Pago ?
Qual o melhor para JAVA ?

Caso possam me ajudar…Abraços!

Se você usar Hibernate, não se importe com o banco. Qualquer um serve.
Nesse caso, opte por aquele que você ache que seja menos complicado de administrar.

[quote=gilberto_mogi]Amigos deste Forum, Boa Tarde.!

Estou iniciando em JAVA(ou tentado…) e algumas dúvidas já surgiram, entre elas a seguinte :

Qual a diferença entre :

SQL
MySQL
ORACLE
HIBERNATE
(outros, caso haja…)

Quem é Free ?
Quem é Pago ?
Qual o melhor para JAVA ?

Caso possam me ajudar…Abraços![/quote]

Ja Que iniciante entenda isso 1´º…

Qual a diferença entre :

SQL = Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL, é uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional (base de dados relacional). Muitas das características originais do SQL foram inspiradas na álgebra relacional.

MySQL = O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada) como interface.

ORACLE = O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia.

HIBERNATE = O Hibernate é uma ferramenta de mapeamento objeto/relacional para Java. Ela transforma os dados tabulares de um banco de dados em um grafo de objetos definido pelo desenvolvedor. Usando o Hibernate, o desenvolvedor se livra de escrever muito do código de acesso a banco de dados e de SQL que ele escreveria não usando a ferramenta, acelerando a velocidade do seu desenvolvimento de uma forma fantástica.

Cada coisa eh uma ai na historia veio… se vc tivesse o trab de pesquisar no google ja teria entendido isso bem, antes…
t+

SQL = "linguagem para manipulação de dados num banco de dados"
MySQL = banco de dados, é free, mas tem que ver no site deles a licença
ORACLE = banco de dados, pago, n]ao sei se tem free, vai no site deles e verifique melhor
HIBERNATE = é um framework para o mapeamento objeto-relacional

como colega falou se vc vai usar hibernate nao se preocupe com o banco.

sobre qual banco eh melhor, eu acho o oracle disparado o melhor, mas depende do que vc vai precisar, tipo,
seu software sera muito utilizado? muitos usuario, dados sendo acessados ao mesmo tempo?

se for para algo pequeno o mysql esta de bom tamanho. para aplicação não muito exigivel, prefiro o firebird

1. Bem, Hinernate não é um bco de dados. É um framework baseado numa api de Java (JPA) uqe faz a persistência (manipulação) em banco de dados. Então, como o tnaires disse, se vc quiser usar o Hibernate, não importa o bco.
  2. SQL não é um banco, mas uma linguagem de Consulta: Structured Query Language..
  3. A Microsoft desenvolveu MS-SQL Server, que é pago.
  4. Também da MS, o MySQL desempenha um papel interessante. Esse é free.
  5. Oracle: um ótimo banco de dados, com suporte a muita coisa, mas é pago, e ‘muito bem pago’, vamos dizer assim né?!
  6. Existe o PostgreSQL, que é free, e também é muito bom.
  7. O melhor pra Java?Não existe! Todos eles tem um driver de conexão para Java. Então, tudim trabalha bem com Java. Aí depende mesmo é da aplicação.

A minha sugestão: como vc tá começando, pega o PostgreSQL ou o MySQL, pra vc ir começando. Depois, qdo começar a sentir necessidade de um SGBD mais robusto, vc esclhe outro.

Porém, no meu caso específico, acho o PostegreSQL muito bom, tanto para aplicações de pequeno e médios porte, qto para aplicações robustas.

Abraços!

:shock:

se for usar para Desktop utilize HSQLDB se for para Web MySQL…

"

gilberto_mogi tenho utilizado em vários projetos o Postgresql muito bom, simples e até agora não tive nenhum problema com a administração dele!
Sistemas rodando de varias maquinas na rede e acessam ele tranquilo!

Fica ai a minha dica!

Abraço!

[quote]1. Bem, Hinernate não é um bco de dados. É um framework baseado numa api de Java (JPA) uqe faz a persistência (manipulação) em banco de dados. Então, como o tnaires disse, se vc quiser usar o Hibernate, não importa o bco.
2. SQL não é um banco, mas uma linguagem de Consulta: Structured Query Language…
3. A Microsoft desenvolveu MS-SQL Server, que é pago.
4. Também da MS, o MySQL desempenha um papel interessante. Esse é free.
5. Oracle: um ótimo banco de dados, com suporte a muita coisa, mas é pago, e ‘muito bem pago’, vamos dizer assim né?!
6. Existe o PostgreSQL, que é free, e também é muito bom.
7. O melhor pra Java?Não existe! Todos eles tem um driver de conexão para Java. Então, tudim trabalha bem com Java. Aí depende mesmo é da aplicação. [/quote]

Desde quando o MySQL é da Microsoft???

Voltando ao assunto do tópico apenas confirmarei o que nossos camaradas disseram.
Se tu não queres desembolsar uma boa grana, prefira MySQL ou PostGreSQL, caso a aplicação seja muito grande, o PostGreSQL é melhor.

Falou.

Boa noite Colegas !

Vi os posts de varios colegas dizendo que se for usar Hibernate para utilizar qualquer banco.

Será que alguem poderia me explicar melhor.
Minha dúvida é se essa afirmação diz respeito a implementação em Java, já que o Hibernate irá isolar o banco da aplicação, tornando transparente ao desenvolvedor qual banco esta utilizando.
Se for isso concordo.

No entanto me preocupou se com essa afirmação queriam dizer que qualquer banco serviria, independente da aplicação em questão, ou seja, se estamos falando de uma aplicação de alta criticidade, com um volume muito grande de dados e uma grande quantidade de acessos simultaneos… ainda assim tanto faz usar MySql ou Oracle ?

Apenas exemplificando:
Alta criticidade = 24 x 7
Alto volume de dados = 11.000.000 de registros numa tabela principal
Grande quantidade de usuarios: 3.000 acessos simultaneos.

Obrigado a todos.

[]s

Fala Zeed!

Eu acho que essa não é a questão!
O Cara tá aprendendo a programar em Java… e ele tb á querendo trabalhar com BD…
Então, nesse caso específico de aprendizagem, utilizando o Hibernate, não importa qual o banco, pq o Hibernate resolve essa conexão.

Agora, claro que, contemplando uma aplicação mais crítica, uma bco mais robusto como o Oracle, na minha opinião, é o melhor!

Sim, eu errei, desculpem! O MySQL era de uma empresa sueca do mesmo nome. O download e o uso é free, e a MySQL Empresa só cobrava pelo suporte. Porém, em janeiro deste ano, a Sun comprou o SGBD MySQL por U$ 1bilhao.

Blz?
Abraços

Bom dia Colegas !

[b/berg.pb :[/b]

Entendi o que você quis dizer… só tinha ficado confuso porque também acho que existem diferenças entre os SGBD´s citados que têm de ser consideradas, conforme a característica do sistema em questão.

Mãe do céu… U$ 1 Bilhão ?
Pergunta idiota… existem versões pagas do MySql ? Alguém sabe o custo ?

[]s

Cara,
como eu disse, qdo a MySQL era dona do soft, ela disponibilizava o produto free, mas cobrava pelo serviço. Isso gerou uma grande demanda de downloads pelo produto… Lógico que nem todo mundo comprava o serviço de suporte, mas é claro que existiam aquelas empresas que precisavam de um “pouquinho a mais” do produto, e preferiam pagar o suporte e pedir ao suporte para fazer esse pouquinho a mais, saindo assim mais barato do que comprar um software mais robusto e melhor para a empresa q baixou e p a empresa que desenvolveu.

A palavra-chave desta questão é: grande demanda.
Provavelmente, a SUN deve ter percebido que seria bom para ela integralizar o MySQL com os seus produtos, baseadas na questão acima e outras tantas que só ela sabe, e decidiu comprar o domínio do soft. Mas vc sabe como é: negócio pra lá, pra cá… E pronto… bateram nessa cifra de 1bi…

Bom pra todo mundo mais uma vez…

Só espero mesmo que a Sun não seja é vendida, como tão dizendo por aí…
Se for vendida, na minha opinião, o futuro do Java está em risco…

Abraços

BOM DIA AMIGOS JAVEIROS!!!

É por isso que existe a democracia no nosso páis!!!

Então deixa eu entender uma coisa, se eu comprar INICIALMENTE o livro do Hibernate e o livro Use a Cabeça!Java, já estarei no caminho certo ?

Esta atitude seria um bom inicio de aprendizado ?

Bom dia Colegas !

Opinião minha: não acho legal ir direto para Hibernate sem passar por Jdbc.

[]s

Kra, se vc tiver TEMPO, jóia…
agora, se vc não tem nenhuma experiencia, acho melhor vc ficar primeiro com Java… depois q vc começar a fazer os seus primeiros programas, vc começa a ver Hibernate…
bem, essa a minha opinião…
abraços

Obrigado pelas diversas postagens sobre este assunto.

É que como a empresa onde trabalho esta pensando em migrar para JAVA (desktop), já estamos correndo atrás de informações.

Então só mais uma pergunta :

Tenho uma manual de SQL em Inglês e um de MySql em português ambos em PDF. Se eu ler o manual do MySql estarei aprendendo da mesma forma a manipular BANCO DE DADOS RELACIONAL ? O principio básico é o mesmo ?

SELECT FROM é igual nos dois ?

Obrigado a todos.

Abraços!!!

Sim… o SELECT FROM é igual a todos…
Não… as duas coisas não são iguais…

Vc deve estudar o SQL puro, pra ter uma idéia de como as coisas funcionam…
E estudar a API do MySQL pra saber como é que o Soft funciona…

então…

SIM!!! É BOM VC VOCÊ ESTUDAR OS DOIS!!!
:slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

Abraços

"