tenho navegado na internet há bastante tempo, tenho lido a documentação que tenho encontrado, porém ou eu sou BURRO ou os tutoriais não tem contemplado minhas dúvidas. Por isso, peço encarecidamente que possam me auxiliar nas seguintes dúvidas:
Como conectar um banco Mysql utilizando o netbeans no linux (não consegui ainda instalar o mysql no linux nem o driver de conexão, embora já os tenha baixado.)
Se eu criar um banco de dados SQL e salvá-lo na área de trabalho (linux), quando eu fizer a conexão com o banco, se eu indicar a url da conexão como sendo a localização de meu banco vai dar certo?
Como pegar o projeto (que contém um banco de dados sql) criado no netbeans e instalá-lo em outra máquina cujo SO é o linux (obs: eu já construi o exe para o windows, no linux ele roda, porém sem o banco de dados)
mas deixa eu perguntar…
quando eu construo o exe, ou seja o pacote, o processo de construção abrange o banco de dados, isto é, o banco também é salvo no pacote? de maneira que quando executo o programa, seja no windows, seja no linux, se o mysql e o driver estiverem instalados, o programa vai rodar o banco?
Não, eles não são levados, apenas os drivers para conectar.
Como alternativa, vc pode usar bancos de dados locais como SQLite, JavaDB, SQL Server Compact Edition, Access etc. Mas isso depende do seu tipo de aplicação.
como foi sugerido, estou tentando construir um banco de dados utilizando o Java DB, contudo, implementei o código abaixo e está dando erro de driver, adicionei a biblioteca Derby .jar, porém continua o erro, vejam o código e por favor me ajudem:
Statement statement = con.createStatement();
//statement.executeUpdate ("Insert into entradas (id, protocolo) values (3, '6003')");
ResultSet rs = statement.executeQuery("Select COUNT(*) as total from entradas");
if (rs.first()) {
do {
txtprotocolo.setText("");
int gerarproto = rs.getInt("total");
gerarproto = gerarproto + 60001;
String valor = new Integer( gerarproto ).toString();
txtprotocolo.setText(valor);
} while (rs.next());
Segui os mesmos passos de criação e um banco em Sql. Detalhe: quando eu altero o driver e a url para os respectivos do Mysql dá tudo certo.
Voce ja deu uma olhada se a forma de conexao do seu driver é realmente essa? Pq o mysql é assim, já no sqlServer é um pouco diferente por exemplo, tem que colocar DatabaseName=‘base’ em vez de simplesmente colocar o caminho.
Ja deu uma lida no manual do driver? Geralmente logo no inicio da documentacao vem dizendo como fazer e qual tipo de url ele espera.
So um outro detalhe é que esta faltando uma / antes de “Banco”
String url = “jdbc:derby://localhost:1527/Banco”;
…[/code]
você iniciou um Network Server?
se não tem certeza do que está fazendo, faça o que o amigo carlos.e.a disse.
outra coisa: se você quer levar o banco de dados junto com o aplicativo, você deve usar o Derby standalone, criando a conexão de outra forma.
[code]final String URL = “jdbc:derby:Banco;[create=true];user=adm;password=123”; // create=true se você estiver usando apenas pela primeira vez ou sempre quiser um bando de dados vazio cada vez que iniciar o aplicativo
…
Class.forName(“org.apache.derby.jdbc.EmbeddedDriver”);
con = DriverManager.getConnection(url);[/code]
quando mando o netbeans gerar um comando sql automaticamente, ele faz tudo direitinho.
Consigo tambem conectar, clicando com o botao direito em cima do driver e conecta direitinho.
Vejam os erros:
12/03/2011 23:37:38 Janelas.Documento gerarprotocolo
GRAVE: null
java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.derby.jdbc.ClientDriver
…
java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:derby://localhost:1527//Banco
…
Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NullPointerException
Estou me esforçando e pesquisando, porém estou mal acostumado com o VB em que usava o ACESS.