Gente, boa tarde.
Estou pesquisando sobre banco de dados gratuitos para minha aplicação COMERCIAL.
A princípio a desenvolvi para usar o mysql mas pelo que tenho pesquisado, para que pudesse usar mysql gratuito teria que disponibilizar o codigo fonte.
Qual solução vocês tem adotado?
Qual banco tem usado?
Grato.
Quem tem que se preocupar com isso é o seu cliente. Você só é obrigado a abrir seu código caso a sua solução incorpore código usado no MySQL.
Tem o HSQLDB que é free para aplicações comerciais.
rmendes08
Podes me explicar melhor esse "caso a sua solução incorpore código usado no MySQL. " ???
por exemplo, creio que um select é universal… e nao só do mysql…
o que seria esse código usado no mysql?
o fato da minha aplicação se conectar ao mysql
public static Connection getConexao() throws SQLException {
try {
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
System.out.println("Conectando ao banco...");
return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/banco", "root", "xxxxxxxx");
} catch (ClassNotFoundException e) {
System.out.println("erro");
throw new SQLException(e.getMessage());
}
}
já me impede de usar o mysql gratuito numa aplicação comercial?
romarcio
obrigado pela informação cara! vou dar uma pesquisada… é que sempre trabalhei aqui com meus programas com mysql, mas se for vende-los tenho que me garantir de que não vai me gerar dor de cabeça futura.
Boa tarde,
Você pode usar o Mysql para aplicações comerciais tranquilamente. Se alguém pedir o codigo fonte, mostra as triggers, procedures e functions do banco rs…
O ponto complicado é realmente a IDE, ou seja, se voc usa eclipse ou netbeans então na teoria o cliente pode pedir os fontes, mas se voc usar um JDeveloper da Oracle, dai o seu produto é totalmente privado. Mas eu nunca vi alguém pedir isso.
Tem o DB2 Express da IBM, que pode ser usado comercialmente e é free, ja o OracleXe só pode ser usado para desenvolvimento e apresentação, ou pode ser usado de forma livre caso não seja servidor.
[quote=SandroSoftwares]rmendes08
Podes me explicar melhor esse "caso a sua solução incorpore código usado no MySQL. " ???
por exemplo, creio que um select é universal… e nao só do mysql…
o que seria esse código usado no mysql?[/quote]
eu falo de fontes/binários do MySQL. Você somente tem que disponibilizar o seu produto se você distribuir o MySQL junto com ele. Mas ninguém pode te cobrar pelo fato do seu produto conectar-se ao MySQL. Fosse assim, a Mozzila ou o Google teriam que pagar licenças do servidor Web da Microsoft, pois alguém que usa Firefox/Chrome se conecta a um site hospedade nestes servidores.
Vamos colocar num exemplo prático:
Eu construo um aplicativo comercial para uma lojinha.
Cobro 500,00.
Meu aplicativo usa o mysql como banco.
Terei que pagar alguma coisa, comprar alguma licença do mysql, por que estou usando este banco na minha aplicação?
Esta aqui é a questão… obrigação legal de comprar alguma licença ou não…
Veja bem, usar != distribuir. Se a aplicação apenas usa o banco você não precisa nem pagar licença nem abrir o seu código.
tá ficando claro…
e o que seria então este distribuir?
Aqui tem uma boa explicação sobre a sua dúvida: http://www.macoratti.net/msql_lc1.htm
Se não estou enganado o PostGreeSQL também é free para uso comercial.
Pode desenvolver e vendar a sua aplicação tranquilo. Não precisa comprar nenhuma licença.
Se voc perguntar para um vendedor Oracle se a Oracle tem um banco de dados free, ele vai indica o Mysql
[quote=SandroSoftwares]tá ficando claro…
e o que seria então este distribuir?[/quote]
Seria vender o MySQL como parte do SEU produto. Por exemplo, se você vender a aplicação e o instalador do MySQL em uma mesma mídia.
cara… só um doido pra fazer isso… (no caso de um programinha simples… )
eu tava pensando que esta distribuição era alguma vedação em relação a usar o banco via rede ou coisa assim…
agora o finalzinho do arquivo que o romarcio passou diz:
[i][b]
Resumindo :
Se você distribuir o MySQL com sua aplicação comercial que usa o MySQL , e , precisa dele para funcionar , terá que ter uma licença do MySQL.
Se você somente usa o MySQL mas não distribui o MYSQL com sua aplicação , e ela não necessita dela para funcionar corretamente , não precisa de uma licença.[/b][/i]
esse e precisa dele para funcionar é outra complicação… qual o aplicativo hoje que pra funcionar não necessita de um bd???
Respondendo a sua pergunta real:
Pode usar o Firebird, é bem bacana, e REALMENTE gratuito.
Pode também usar o PostgreSQL, que também é REALMENTE livre.
Tem também o HSQLDB, que pode inclusive ser embutido na sua aplicação
Com relação ao MySQL, você vai ter de pagar a licença dele pra este caso. Me lembro que alguns anos atrás procurei o pessoal da MySQL AB e não era cara. Na realidade, acho que era uma porcentagem em cima do lucro e mesmo isto era negociável.
Tem de por o pé no chão com relação a isto, o que rola é o seguinte: quando você começa a desenvolver sua aplicação, acaba usando uma ou outra especificidade do banco de dados destino. E a tal independência do SQL acaba indo por terra. Sendo assim, é importante saber fazer a sua escolha. Optando pela licença paga, você não precisa fornecer código fonte algum. Caso contrário, vai ter de se adequar à licença GPL mesmo.
Outro ponto a pensar: vale à pena pagar a licença? Resposta: MUITO pelas seguintes razões:
- O suporte que você irá receber é fantástico (os caras vivem disto)
- Você vai estar ajudando a crescer quem está te ajudando a fazer dinheiro (é justo)
Li um comentário aqui dizendo que se você programa usando determinadas IDEs você precisa abrir código fonte. Bobagem: não precisa, porque você não está embutindo o código fonte da IDE no seu projeto, está apenas usando o editor e, em teoria, poderia ter o mesmo resultado usando o bloco de notas, por exemplo.
E outra: não há como provar que seu código foi escrito no Netbeans, no Eclipse ou no Idea.
kicolobo
Eu não quero ter problemas futuros… por isso quero fazer a escolha certa agora!
Agora uma coisa é certa, entre optar por um bom tendo que pagar a licença e ter um que é garantida a licença gratuita a maioria optara pela gratuita…
mas pelo visto tem varias coisas neste caso do mysql em que é questionável a não-gratuidade.
[quote=SandroSoftwares]kicolobo
Eu não quero ter problemas futuros… por isso quero fazer a escolha certa agora!
Agora uma coisa é certa, entre optar por um bom tendo que pagar a licença e ter um que é garantida a licença gratuita a maioria optara pela gratuita…
mas pelo visto tem varias coisas neste caso do mysql em que é questionável a não-gratuidade.[/quote]
Oi Sandro, tá certíssimo cara!
Exatamente por isto você deve pesar BEM as coisas na balança. Dica: pense mais no aspecto técnico do que financeiro.
Não sei qual é o seu produto: mas vamos supor que, por exemplo: ele tenha de lidar com uma quantidade monstruosa de dados. A melhor opção não seria a gratuita, mas a paga: Oracle. Neste caso, o barato vai te sair caro pra kcte.
Outro ponto: muitas vezes você vai precisar de uma base de dados “portátil”, e a demanda por dados não seja tão intensa assim. Ai o Firebird cai como uma luva, e você pode ignorar as restantes também.
E outra: se você for trilhar por um caminho no qual acabe optando por uma alternativa paga, e esta sua escolha foi baseada em bases técnicas sólidas, o valor do banco de dados escolhido (a licença), não vai entrar como custo, mas como investimento.