Banco de dados

É possivel eu ter uma app com mais de um banco de dados? Quero dizer, atualmente tenho o SQL Server, um ano depois eu migrei toda a base para Oracle, depois de seis meses para MySQL. Eu sei que seria possivel criar tres classes de conexao e tals, mas em uma app desktop eu poderia ter um menu onde eu automaticamente atualizaria minha base de dados ??
Nao sei se fui claro, mas acho que devo usar um patern

valew

Usando o Hibernate por exemplo, vc tem uma independencia de qual banco está utilizando…
Agora nao sei se entendi muito bem, mas se vc quiser por exemplo, clicar em um botao e os dados ser transferidos de um banco pra o outro, ae isso vc tem que fazer automaticamente, mas acredito que nao tenha nenhum problema

DAO
http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/DataAccessObject.html

ManchesteR a intencao é essa mesmo, apos ter a aplicacao finalizada eu ter possibilidade de migrar de banco, como eu citei, de SQL para Oracle, mas eu nao entendi o que voce quis dizer com o Hibernete, teria que usa-lo para poder migrar ??

Você não precisa usá-lo para fazer a integração, mas com ele, você pode criar DAOs genéricos que irão servir para a maioria dos banco de dados. A única coisa que deve se fazer para que isso ocorra, é alterar as configurações em um arquivo .properties.
Agora a migração dos dados, isso sim é por sua conta.

Claro, usando solução JDBC puro também resolve, de um olhada como o Rafael Steil projetou o DAO do JForum usando JDBC :wink:

Onde eu posso achar a maneira que ele implementou o JForum ?

Isso funcionaria para qq base de dados, ou voce esta falando especificamente ?? Desculpa a ignorancia ! rsrsr Mas posso criar os DAOs genéricos em qq banco, certo ??

Da um olhada no código fonte do JForum que vc vai ver…

SIm, um DAO pode ser criado para qualquer banco, mas quando digo genérico, eu quero dizer que o mesmo DAO, com os mesmos métodos e mesmas implementações irão funcionar para varios bancos, por exemplo.

Select TOP 1 * from Clientes Esse Select funciona para o SQLServer, mas nao funciona para o Oracle, pois o Oracle nao tem o comando TOP, invés disso tem o ROWS.

EU dei o exemplo do hibernate e como vantagem sua independencia de banco, mas ele TEM MUITAS outras vantagens que você pode utilizar no seu software, procure mais a respeito no fórum :wink:

valew Manchester, vou ler um tutorial que tem no GUJ sobre hibernate !!

[]s

Manchester,

estava lendo sobre o hibernate e vi que ele nao é um banco de dados, ele serve para otimizar codigo de conexao de banco, imagino que se instalado e configurado, posso comecar a executar minhas queries e pronto, imagino que eu devo apenas instancia-lo na hora do uso, dentro de um bloco try/catch, estou certou ? ou pelo menos no caminho ?

valew

[quote=marsola2k]Manchester,

estava lendo sobre o hibernate e vi que ele nao é um banco de dados, ele serve para otimizar codigo de conexao de banco, imagino que se instalado e configurado, posso comecar a executar minhas queries e pronto, imagino que eu devo apenas instancia-lo na hora do uso, dentro de um bloco try/catch, estou certou ? ou pelo menos no caminho ?

valew[/quote]

O Hibernate é um framework. Ele serve como uma camada/ponte entre seu software e o banco de dados. A idéia básica é fazer uma “gambiarra” para que você não trabalhe com tabelas dentro de um paradgma orientado a objetos, ou seja, invés de você pensar na tabela Clientes, Produtos, etc etc etc, você deve pensar nos Objetos Clientes, Produtos, seus relacionamentos através de Collections e etc. Quando você tem o hibernate como uma Ponte, você deve chamá-lo para fazer qualquer operação no banco de dados.
Para instalá-lo, você precisa dos arquivos .jar necessários e no seu classpath. O resto é criar DAO’s e utilizá-los dentro da aplicação.
Talves no início seja um pouco “complicado” pq a mudança de paradigma é meio grande, mas com o tempo você vai pegando o jeito e fica super bonito :mrgreen: trabalhar com Hibernate :wink:

concordo com a parte que fica um pouco mais complicado, estou percendo isso !!! vou procurar no google e ver se eu baixo os .jars, os jars que ficam no classpath serim os mesmos que eu “uso no SQL” melhor dizendo teria que compartilhar com outros .jars, se eu cria-se um package e com os jars do hibernate e do SQL funcionaria numa boa será ?

vou ver, o complicado é que eu so tenho tempo de noite para isso !