“marcos.ribeiro”:
Eu particularmente uso o Firebird.
o Mysql é rapido, mas para produção não sei se da pra confiar, pois ele nao é um BD relacional, nem foreign Key que é básico ele nao tem…
o PostgreeSql eu instalei apenas uma vez… achei interessante e rapido, o problema que ele é free apenas para Linux e alguns clientes meus ainda usam um servidor Win2k, porque além do software nosso possuem outros softwares no mesmo servidor que precisam de windows…
o Firebird é free. relacional e vem do interbase que é relativamente bom para software de medios e pequenos portes.
o Oracle eu nao sei… alias, alguem sabe o preço do Oracle para uso comercial?
ehehehe o Oracle esta um (ou vários) nível acima dos citados, não da muito pra comparar … ele custa em sua versão básica básica (bem básica mesmo) entre R$15.000,00 e R$20.000,00 (custava isso um ano atrás) pq depende da plataforma. (64 bits, 32 Win, Unix, Linux, etc.)
Já usei o mySQL e ele dá muito conta do recado, aliás se vocÊ pesquisar no Google vai ver sistemas de relativo porte usando o danado … é bastante estável, tem performance invejável … gosto muito dele.
Quando precisava de um true RDBMS usava o Postgreesql mas foram 2 vezes e com pouca coisas, nunca usei o Mysql_max que tem suporte a FK & Cia.
(a oratória do mySQL pela versão sem FK é que nem todos usam e o não suporte torna muito mais rapido, acho que acaba sendo verdade)
[]s