Olá pessoal!
Então minha dúvida e a seguinte: Acabei de criar um projeto com conexão ao banco de dados MySql,
e agora depois de fazer todos testes e acabamentos no meu projeto. Estou querendo adicionar o
meu banco de dados “Sistema” ao meu projeto, no NETBEANS, só que não estou conseguindo fazer
isso. Coloquei a minha pasta do banco “Sistema” dentro do projeto e criei um arquivo JAR e o sistema
não encontrar o meu banco.
Alguém pode dizer-me como eu posso fazer isso, eu que fazer com que o meu projeto, com o banco
de dados, possa ser utilizado em vários computadores e não somente no meu!
Desde já agradeço!
O melhor é sempre você usar alguma coisa que crie um instalador, e esse instalador é que deve criar os diretórios e subdiretórios necessários para que sua aplicação rode, assim como os atalhos etc.
Não dá para pôr TUDO dentro do JAR. Um banco de dados, por definição, é algo que pode ser alterado, e um arquivo .JAR pode ser considerado, para todos os efeitos, como algo que não pode ser alterado (já que sua alteração é complicada e lenta, e no Windows nem pode ser feita, já que o arquivo .JAR fica travado durante a execução do programa).
Valeu aí thingol eu não tinha penssado na manutenção do banco de dados!
Bem fiz o que você falou e baixei um instalador e nele coloquei os arquivo necessários e funcionou certinho
com outras apliacações que não utiliza banco de dados. Mas quando eu faço um instalador juntamente com
o .jar e o meu banco de dados, quando vou clicar no ícone aparece uma mensagem de erro falando que o
banco de dados não foi encontrado ou é desconhecido.
Vou colocar aqui o classe que retorna a conexão com o mysql e gostaria, se puder, falar uma maneira
deu poder acessa-la em outro computadores.
public class CreateConnection {
public static Connection getConnection() {
try {
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
Connection connection = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/systema_2", "", "");
return connection;
} catch (ClassNotFoundException classNotFoundException) {
javax.swing.JOptionPane.showMessageDialog(null, classNotFoundException.getMessage());
} catch (SQLException sQLException) {
javax.swing.JOptionPane.showMessageDialog(null, sQLException.getMessage());
}
return null;
}
public static void main(String[] args) {
new CreateConnection().getConnection();
}
}