[quote=moacirjava][quote=jhonatandarosa]Bom… eu trabalhei com oracle durante algum tempo, porém muitas pessoas não tem conhecimento de orientação a objetos em oracle, assim como também, existem muitas pessoas que não gostam de oracle, etc.
Eu particularmente, nas empresas em que trabalhei com oracle, eles não utilizavam pq , apesar de estarem migrando o sistema para java, o sistema é todo feito com Oracle Forms e Reports 6i, o qual não suporta Types (Forma de utilizar orientação a objetos no oracle), se não me engano, types orientados a objetos surgiu a partir da versão 9i.
em uma discussão que estava rolando no fórum de oracle, glufke, fiz um exemplo com orientação a objetos em oracle.
http://glufke.net/oracle/viewtopic.php?p=14360#14360
Eu acho bem interessante e útil os types, porém, alguns colegas meus, certificados da oracle inclusive, falaram que até a versão 10g, ou 9i, não me recordo, os types, e tabelas baseadas em types eram mais lentas que as tabelas normais. Talvez isso fosse um dos motivos para não usarem.
e sem dúvida, código executado no prórpio SGBD é mais rápido que executado na aplicação! Na empresa em que eu trabalhava com oracle, toda a lógica de negócios estava em packages no banco ( PL/SQL rocks
).
[]'s
[/quote]
A respeito do exemplo que está no seu link isso é PL/SQL?
Se for, vc tem alguma referência bibliográfica sobre o assunto?[/quote]
sim… isso é PL/SQL… me manda uma mensagem privada lembrando de te mandar, vou procurar o material que eu tenho! =D
[quote=andreban]Acho que o motivo da Oracle fazer isso é bem simples, e não tem muito a ver com performance. Quanto mais recursos você utilizar “dentro do banco”, ou seja, recursos do SGBD, mais preso você fica ao vendedor do SGBD. Logo, para a Oracle, se eles colocarem tal recurso e ele “pegar”, é ótimo para eles, pois eles ganham mais mercado.
Ainda mais no cenário atual, em que bancos de dados livres como Postgres e MySQL conseguem atender muito bem a maior parte da demanda. O Oracle precisa de um diferencial. [/quote]
bom, eu trabalhei com oracle por um bom tempo, inclusive SGBD Oracle e aplicação em Oracle Forms & Reports, e também SGBD Oracle e aplicação em Java (Este por menos tempo).
fiz testes de performance com estas tecnologias, e posso afirmar, com base nos meus testes, que tem-se um ganho de performance, utilizando a PL/SQL para fazer a lógica de negócio, e acredito que o motivo desse melhoria de performance, seja o acesso direto (sem necessidade de fazer conexões) ao banco.
o próprio SGBD faz algumas otimizações com relação ao código feito em PL/SQL, dentre outras coisas.
[]'s