Básico.do.Básico

Olá, me cadastrei no site hj. Comecei esse semestre a cursar sistemas de informação. Por já ter uma noção básica de programação estruturada resolvi que estava na hora de estudar por minha conta e migrar para uma liguagem mais forte. Escolhi o Java. Porém estou com algumas dúvidas, coisa simples, mas que pra mim se forem esclarecidas serão de grande ajuda. Lá vai:



1) Java e Java 2 qual a diferença? (pq estou com um tutorial de "Java 2 in 21 days";

2) Com o Java Editor eu consigo fazer as mesmas aplicações que conseguiria se utilizasse o J Builder ?

3) Para criar programas com interface gráfica existe algum ambiente mais favorável? (jBuilder ou outro…?)

4) Java nao perde pra C++? (pois nao usa ponteiros e nem meche com a memoria e tal)



obrigado hein

Olá jm…



Vou reponder o que +ou - sei:-), ta legal…sobre a IDE de desenvolvimente a que vem sendo bastante comentada eh a ECLIPSE www.eclipse.com.br, o Java2 se não me engano foram algumas mudanças de tiveram apartir da versaum 1.3 do JSDK, eu não acredito que java perca para c++ tudo bem que c++ seja mais rapido(por enquanto), mas o java é mais seguro. Bom no que posso te ajudar eh nisso desculpe se falta alguma coisa…



abraços

Luiz

Dae…



Bom a diferença entre java e java 2 é que apartir da versao 1.2 se não me engano o java 2 foi lançado com o triplo de APis e com um carater bem mais corporativo, digamos que foi o momento em que a propria sun parou e resolveu realmente botar fé no java.

Existe um outro editor chamado NetBeans que para a criação de interface grafica ele facilita muito.

Com relação a perder para c++ isso é muito contraditorio, na verdade com C fica muito facil de vc perder um ponteiro, ou invadir uma area do Sistema Operacional por engano. E vamos falar a verdade quem nunca la pelas 3 da madrugada não perdeu um ponteiro e teve que refazer boa parte do projeto.

O legal do java é que vc não precisa se preocupar em alocar memoria e depois na saida desalocar tudo de novo, é claro isso nas suas medidas proporções, o C deixa vc fazer uma implementação ate hibrida ou fazer um programa estruturado mas compilado com .CPP ja o Java não, ele não abre mao de questoes de seguranca, etc.

E existem varios compiladores Just in Time( JIT ) que permitem deixar mas rapido o seu codigo. Porem existem um fato que um sistema OO ja leva bem mais tempo para execução que um programa estruturado.

Mas mesmo tendo um pouco de sua performance baixa, as vantagens da OO são quase que infinitas.



[]´s



Eu adoro Java, essa linguagem hoje ao meu ver, é a mais completa que tem por ai, mas mesmo assim eu não posso deixar de ser realista. O JAVA pode ser multiplataforma, orientado a objetos, o que for, mas nunca vai ser mais rápido que o C++ ou o C, enquanto o JAVA for interpretado e não compilado, vai continuar perdendo em velocidade pra essas 2 linguagens. Hoje existem esses compiladores Just in Time( JIT ) que fazem o serviço de compilar(fazer gambiarra) o JAVA pra vc, mas vc concorda que não é uma coisa nativa da linguagem. Se colocarem o C++ e o JAVA um do lado do outro e esquecerem que o JAVA é multiplataforma, e falarem: escrevam mesmo programa com as duas linguagens(supondo que foram bem escritas pelos programadores), eu fico com o programa escrito em C++. Eu volto a dizer:sou apaixonado por JAVA, mas vou falar uma coisa, C e C++ também não tem pra ninguém.

Realmente C/C++ é mais rapido, porem depende da aplicação depende do fim que vc que usar a linguagem, por exemplo acesso a hardware, melhor que assembler não tem … sistema em tempo real c é ate melhor que c++, então depende para qual fim vc quer usar a linguagem.