Básico - Formatar data (SimpleDateFormat ou Calendar)

Mas pra q q eu uso isso pra formatar data usando SimpleDateFormat ou Calendar sendo q em JavaScript já faço isso… Além de q no SimpleDateFormat vc tem q formatar usando padrão por ex: 27/08/2010… ???

veja:

public static void main(String[] args) { String data = "28/08/2010"; //se tirar por ex: 21:19:50 dará java.text.ParseException SimpleDateFormat dataFormatada = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); //HH:mm:ss Date recebeDataFormatada = null; try{ recebeDataFormatada = dataFormatada.parse(data); }catch(ParseException e) { e.printStackTrace(); //imprimi a stack trace } System.out.println(recebeDataFormatada); }

Algúem pode me dar um exemplinho usando Calendar?
abraço,
AS

Rapaz, com javascritp vc so consegue formatar em uma pagina, já com simpledateformat vc formata em qualquer aplicação java…

Mas como assim formata?

Olha minha string… Já está formatada… Não consigo enxergar o benefício do SimpleDateFormat… Sorry…

abraço,
AS

O beneficio pode ser mais facilmente visto quando vc usa algo que lhe passa um objeto date, mas como vc ta pegando a data como string ja no formato desejado vc não precisa de simpleDateFormat!

hmmm… agora clarificou um pouco…

poderia me dar um exemplinho por favor?

abração,
André AS

Vamos supor que um usuário se cadastre no teu sistema, tu vai guardar o horário que ele se registrou mais a data, então ao criar o registro para colocar dentro da tua base tu pode utilizar o SimpleDateFormat pra formatar ele pra qualquer formato que tu queira. Exemplos utilizando o Date do package java.util

import java.text.SimpleDateFormat;
import java.util.Date;

public class TratandoData {

public static void main(String[] args){
        Date d = new Date();
        System.out.print(d + "\n");

SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
        System.out.println(sdf.format(d));

sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM");

sdf = new SimpleDateFormat("HH:mm:ss");