BEA, Ironflare, JBoss, Oracle, Pramati, Sun e JDJ respondem:
os pontos fracos e fortes do J2EE, como estará em um futuro próximo a plataforma entre outras questões em http://tinyurl.com/yn79
E a galera do GUJ responde o quê?
BEA, Ironflare, JBoss, Oracle, Pramati, Sun e JDJ respondem:
os pontos fracos e fortes do J2EE, como estará em um futuro próximo a plataforma entre outras questões em http://tinyurl.com/yn79
E a galera do GUJ responde o quê?
Olá
1) What are J2EE’s strong points? Java’s strong points?
J2EE ponto forte = é Java e portanto roda em qualquer plataforma. No momento bastante abrangente para contemplar um grande número de necessidades de uma empresa. É suportado por alguns aplicativos open source como maven (ou mesmo o ant) e framewoks como struts, hibernate, etc
Java ponto forte = tem um monte de APIs. Quase sempre encontramos solução free para nossos problemas de programação.
2) How do you see the industry leveraging them today? Tomorrow?
As grandes empresas seguem apostando alto. Como remar contra Oracle, IBM, BEA e outras.
Amanha? Empresas deste porte são ágeis mas não tanto para mudarem de rumo em pouco tempo. Mais do que a Sun, são estes nossos mais fortes aliados de seguir feliz sem precisar aprender C#. E se esse dia de aprender .NET chegar, podemos ter certeza que estes grandões nos ajudarão a decidir que rumo tomar.
3) What are J2EE’s weakest points? Java’s weak points? What do you think the solution might be?
J2EE pontos fracos = complexidade de algumas partes, dificuldade de migrar de um servidor para outro de forma indolor e processo de evolução lento e centralizado. Não duvido que uma IBM em futuro próximo perca a paciência com a burocracia da Sun e lance suas próprias inovações.
Java pontos fracos = A própria Sun. Vejam a ameaça da versão 1.5 com fortes mudanças que não prometem responder aos reais anseios da comunidade. Algumas deficiências do Java seguirão na mesma como a inadequação do Java (quando comparado ao Fortran) para o processamento científico. A dificuldade de uso de periféricos seriais ou a impossibilidade de acesso na porta paralela quando necessário tratamento da resposta. A API javax.comm estacionou no tempo e continua com o bug no acesso bi-direcional na porta paralela. Todo comércio e todos os bancos usam periféricos. Faltam APIs para relatórios. Em vez de resolver estas deficiências a Sun prefere investir em generics. Será generics algo imprescindível para os bancos escolherem Java nas suas milhares de agências?
Para mim a solução seria a Sun abrir mão do controle do Java. O futuro da linguagem depende da adequação aos anseios da comunidade e não da cabeça de meia duzia de cientistas. A Sun está um pouco perdida e ainda não sabe como ganhar dinheiro com Java. Se morde de ciumes da Oracle e da IBM que enchem os burros com a invenção da Sun. O declínio da Sun pode ser uma ameaça se a Sun continuar mantendo o Java como coisa somente sua.
4) Do you think the J2EE application server market is saturated at the moment? Too many servers? Too few servers?
Mercado de servidores não está saturado. Na verdade está pouco segmentado. Não atende às necessidades dos diferentes consumidores. Ficou igual à antiga disputa dos vídeo cassetes para ver quem incluia mais funções que ninguém aprendia a usar.
Se um banco quiser conectar suas agências a um poderoso servlet engine e usar JDBC ou hibernate na camada de persistência, são poucas as soluções disponíveis. A própria IBM ainda não percebeu que alguns clientes podem querer apenas comprar um carro veloz e confiável e não toda uma carreta de 36 rodas. Alguns arquitetos de sistema tem dúvidas quanto às reais vantagens do uso de EJBs. Então para que levar de contrapeso um caríssimo EJB engine?
5) How would you advise someone looking for a J2EE app server to evaluate all the choices?
Como avaliar os servidores = nada como a experimentação. O planejamento da capacidade de servidores, as métricas e os modelos matemáticos, erlang, a teoria das filas, simulação, todo este ferramental precisa de dados reais. Para avaliar se nossos servidores serão adequados ao níveis de serviço prometidos ao cliente não vejo outra alternativa senão testar um a um em um hardware mais próximo possível do que vai ser usado na produção. Até aqui nada de novo.
Mas quero enfatizar que esta questão tão crucial nos negócios as vezes é decidida apenas pela colocação do dedo no vento ou pela simpatia do diretor por determinada marca. Nem sempre o servidor escolhido atende bem a um custo correto aos níveis de serviço que ocorrerão no dia a dia do negócio. Conselho: não use um rolo compressor de 16 rodas apenas para dobrar uma folha de papel.
6) What value-add do you see the new open-source server putting in to the J2EE community?
Para mim os servidores open source são exatamente aqueles mais adequados aos clientes pois é neles que as aplicações são desenvolvidas. A migração para os servidores comerciais na homologação ou na produção geralmente procura manter a compatibilidade com os ambientes de desenvolvimento.
O nosso amado tomcat mesmo com seus probleminhas de performance quando mantido na configuração default e sem uma correta sintonia fina na JVM 1.4.x, segue soberano para servlets e JSPs. Não sei até que ponto a nova versão 5.0.16 melhorou em termos de performance. Mas vai ser o primeiro já pronto para as novas versões das especificações. E deve ser o primeiro a servir as tão aguardadas Java Server Faces.
7) What do you see J2EE being in a year? Two years? Three?
Futuro. Java + J2EE estão sendo largamente utilizados hoje e é isto que garante nosso futuro próximo, com certeza por mais de 2 anos. Tudo vai depender da capacidade da Sun responder aos anseios da comunidade.
A longo prazo outras tecnologias surgirão não sei de onde num tempo em que J2EE e .NET já estarão obsoletas. Quando? No mínimo daqui 3 ou 4 anos, mas no máximo daqui a 5 ou 7 anos. Mesmo depois do Java/J2EE estiver decrépito e enterrado, esta grande massa de aplicações já desenvolvidas ou em desenvolvimento garantirão serviço Java / J2EE para alguns por mais 10 anos.
É o que penso. Será que esqueci de muita coisa? Aguardo adendos e comentários
[]s
Luca
Luca, obrigado :mrgreen:
Seu post merecia ir para a HOME do GUJ.
[]´s
Apenas comentando alguns trechos:
[quote]Algumas deficiências do Java seguirão na mesma como a inadequação do Java (quando comparado ao Fortran) para o processamento científico.[/quote]
Java não é para isso!Comprometeria a portabilidade,deixando-a dependente de máquina demais.Melhor ficar com Fortran,C e Haskell mesmo p/ isso!
Tô contigo e não abro,desde de que haja suporte das demais.Não adianta a IBM tentar pegar para si o Java e lançar uma especificação q atenda somente a interesses próprios!Vai por mim,C# não cresce por culpa da própria Microsoft…
Concordo!mas acho q está em período de transição!O problema do EJB é aquele velho de matar mosca com tiro de Canhão… existem muitas aplicações pesadas q podem ser feitas sem sua utilização…As opções(do próprio java) são várias!O q falta são mentes criativas…
Para avaliar os servidores ainda sou mais aqueles velhos testes de estresse e análise custo/benefício,mas tudo isso é relativo... geralmente,a empresa q tem muito(capital) acaba investindo num elefante só por a concorrente possui(serve tanto para soft e para hard tb!)...
[quote] longo prazo outras tecnologias surgirão não sei de onde num tempo em que J2EE e .NET já estarão obsoletas. Quando? No mínimo daqui 3 ou 4 anos, mas no máximo daqui a 5 ou 7 anos.[/quote]
Hum...isso eh muito difícil de se estimar!Vc tah levando muito a capacidade da Sun em dah suporte a tecnologia Java e está esquecendo nichos preciosos do mercado!As máquinas principalmente!... Como está vindo á tona novas tecnologias,nova plataforma(64 bits),Ram veloz e abundante,Java deve se expandir ainda mais!Soluções excelentes como Prevayler terão Glory Days com máquinas cada vez mais poderosas...
Minha opnião sobre o assunto é q a Sun não perca(e os programadores tb!)o foco... essa estória de tentar tacar Java em meios científicos,ter maior comunicação com diferentes dispositivos pode até dar certo,mas o excesso de pretensão pode fazer a Sun levar a tropeçar nas próprias pernas...Deve se lembrar q Java já atende a dispositivos móveis(J2Me),aplicações standalone(J2SE) e aplicações Web(J2EE).Cá entre nós,precisa mais?Só melhorar/aprimorar essas não?
E o mais importante de tudo,programadores,sejam CRIATIVOS!Inovem cada vez mais,mas lembre-se:
[color=“red”]Pensem simples![/color]
Olá
[quote=“Luca”]Java pontos fracos = A própria Sun.
Para mim a solução seria a Sun abrir mão do controle do Java. O futuro da linguagem depende da adequação aos anseios da comunidade e não da cabeça de meia duzia de cientistas. A Sun está um pouco perdida e ainda não sabe como ganhar dinheiro com Java. Se morde de ciumes da Oracle e da IBM que enchem os burros com a invenção da Sun. O declínio da Sun pode ser uma ameaça se a Sun continuar mantendo o Java como coisa somente sua.[/quote]
Mil perdões por citar o que eu mesmo escrevi em 10/12/2003. Mas ressuscitei este tópico para indicar um artigo do JavaWorld de 05/07/2004 que considero de leitura obrigatória para todos nós e que tem muito a ver com o que eu disse no ano passado.
JAVAONE: Sun’s second act? Reflections of a former Sun evangelist
[]s
Luca