Bibliotéca Grafica em C

Galéra, preciso desenvolver um pequeno sistema em C para a faculdade, e eu precisaria colocar alguns desenhos na tela em modo VGA (2D)

alguém conhece alguma biblioteca simples de ser usada

estou usando compilador Dev-c++.

dei uma olhada em Opengl, mais é 3d é é muito mais complexo do que preciso

se alguém tiver alguma dica, exemplos, tutoriais, eu agradeceria.

Não conheço muito de c e posso estar flando besteira, Mas opengl serve para 2d também, e acho que ele será o mais simples para ser usado.

[]s

Tem umas “explicaçõeszinhas” aqui -> http://www.dee.feis.unesp.br/graduacao/disciplinas/langc/modulo_linguagemc/modulo9.htm

era isso que precisava,

valeu

Só uma sujestão! Use o Eclipse com algum plugin C++ ao invés do Dev C, é anos luz melhor!

é que é em C… e a gente ta restrito a usar o devc++ ou turboc++, é trabalho de escola

No meu curso também, mas eu faço os trabalhos em Eclipse e depois passo para o dev! Da bem menos trabalho.

aproveitando, aqui no trabalho eu uso o ubuntu

e pra usar a graphics.h tenho que colocar esse parâmetro:

dda.c -o dda.o -lgraph

sabe como posso configura-lo no code::blocks

[size=24][color=red]Não use o DevCpp[/color][/size]

No lugar, use o Code::Blocks:
http://www.codeblocks.org/

Indique essa IDE para seu professor. Vale ressaltar que ela usa o mesmo compilador do DevCpp, e suporta inclusive os DevPaks.

Quanto à biblioteca gráfica, use a SDL: http://www.libsdl.org/
Ou a Allegro: http://alleg.sourceforge.net/

Se quiser fazer desenho vetorial, pode fazer com OpenGL + SDL:
http://www.pontov.com.br/site/index.php/opengl/137-criando-um-ambiente-para-jogos-com-sdlopengl

[quote=douglaskd]aproveitando, aqui no trabalho eu uso o ubuntu

e pra usar a graphics.h tenho que colocar esse parâmetro:

dda.c -o dda.o -lgraph

sabe como posso configura-lo no code::blocks[/quote]

Clique em Project->Build Options;
Vá na guia Linker Settings;
Clique em add nas link libraries
Escreva graph

[quote=ViniGodoy][size=24][color=red]Não use o DevCpp[/color][/size]

No lugar, use o Code::Blocks:
http://www.codeblocks.org/

Indique essa IDE para seu professor. Vale ressaltar que ela usa o mesmo compilador do DevCpp, e suporta inclusive os DevPaks.

Quanto à biblioteca gráfica, use a SDL: http://www.libsdl.org/
Ou a Allegro: http://alleg.sourceforge.net/

Se quiser fazer desenho vetorial, pode fazer com OpenGL + SDL:
http://www.pontov.com.br/site/index.php/opengl/137-criando-um-ambiente-para-jogos-com-sdlopengl[/quote]

Valeu a dica, vou experimentar!

perfeito Vini, funcionou beleza, muito obrigado

vou deixar um código exemplo que funcionou caso alguém procure:

[code]#include “stdio.h”
#include “graphics.h”

int main(void)
{
int gd=DETECT, gm=VGAMAX;
initgraph(&gd,&gm, NULL);
moveto(0, 0);
rectangle(50,50,500,200);
while (!kbhit());
closegraph();
return 0;
}[/code]

desenha um quadrado na tela

doc da biblioteca para quem quiser aprender um pouco: http://www.cs.colorado.edu/~main/bgi/doc/

Cadê a indentação do código?

Se você quiser uma IDE portátil, é uma ótima alternativa. Dá para gravar num pendrive (tenho um aluno que inclusive fez um tutorial de como montar um ambiente de programação inteiro com codeblocks num pendrive com uma distro linux instalada).

Uma não portátil eu recomendo o próprio Visual C++ Express:
http://www.microsoft.com/express/Windows/

Se for desenvolver para Linux, o Eclipse e o Netbeans são ótimas opções.