Olá pessoal olha eu aqui de novo…
Estou com um problema e gostaria de saber se tem alguem que pode me ajudar…
Sempre que tiro duvida aqui o ViniGodoy tira minhas duvidas… Agradeço demais, ele é um cara expert mesmo…
DA ultima vez tinha uma duvida de binarizacao e escala cinza e ele rapidaum me tirou a duvida,
A escala cinza deu certinho o professor adorou, a binarizacao funcionou, mais como é para imagens de face e logo após eu vou tentar fazer a deteccao e reconhecimento dela,
precisaria de um algoritmo mais refinado de binarizacao (limiarizacao)…
Será que vcs sabem de algum algoritmo assim em java, se tem alguma exemplo que podem disponibilizar, ou algo parecido…
esse é o algoritmo que tenho…
private static BufferedImage toBinary(BufferedImage image, int t) {
int BLACK = Color.BLACK.getRGB();
int WHITE = Color.WHITE.getRGB();
BufferedImage output = new BufferedImage(image.getWidth(),
image.getHeight(), BufferedImage.TYPE_BYTE_GRAY);
// Percorre a imagem definindo na saída o pixel como branco se o valor
// na entrada for menor que o threshold, ou como preto se for maior.
for (int y = 0; y < image.getHeight(); y++)
for (int x = 0; x < image.getWidth(); x++) {
Color pixel = new Color(image.getRGB(x, y));
output.setRGB(x, y, pixel.getRed() < t ? BLACK : WHITE);
}
return output;
}
Conto com a colaboracao de todos…
Ah, outra duvida, para eu facer a deteccao e reconhecimento, alguem conhece alguma biblioteca em java, ou algum algoritmo ou codigo???
Sem mais… Muito obrigado a todos
Tem a Java Cv, que indiquei no outro tópico. Você chegou a procurar o algorítmo de otsu, que comentei?
Você já pensou em que técnica de reconhecimento irá usar?
Algumas não se baseiam em reconhecimento de pontos fiduciais, ou não exigem imagens binarizadas.
Dei uma procurada aqui no algoritmo que vc me diz… Fiz uns testes mais nao consegui implementar…
Sobre o reconhecimento facial… eu vou fazer o reconhecimento facial ano que vem…
o bjetivo do meu trabalho é o estudo dos metodos de reconhecimento, e implementacao de tratamento de imagens…
em escala cinza e binarizaçao para ser feito ano que vem o reconhecimento…
A maneira mais facial que encontrei para reconhecimento é a comparacao de caracteristicas que o aplicativo ira fazer: Distancia dos olhos, boca e nariz… antes feita com a detecçao e depois reconhecimento e comparaçao…
Será que vc amigao tem algum algoritmo para a melhoria na binarizaçao??? Parecido com o exemplo que eu lhe passei…
[quote=Patrickppta]Dei uma procurada aqui no algoritmo que vc me diz… Fiz uns testes mais nao consegui implementar…
Sobre o reconhecimento facial… eu vou fazer o reconhecimento facial ano que vem…
o bjetivo do meu trabalho é o estudo dos metodos de reconhecimento, e implementacao de tratamento de imagens…
em escala cinza e binarizaçao para ser feito ano que vem o reconhecimento…
A maneira mais facial que encontrei para reconhecimento é a comparacao de caracteristicas que o aplicativo ira fazer: Distancia dos olhos, boca e nariz… antes feita com a detecçao e depois reconhecimento e comparaçao…
Será que vc amigao tem algum algoritmo para a melhoria na binarizaçao??? Parecido com o exemplo que eu lhe passei…[/quote]
Que exemplo que vc me passou? Você só fez uma cópia direta ali do exemplo que eu te passei, inclusive, com os mesmos comentários que eu escrevi.
Você sequer se deu ao trabalho de entender os códigos? O algoritmo para a melhoria é a seleção automática do threshold, pelo algoritmo de Otsu ou Otsu-Yan.
Outra possibilidade é usar um processo de limiarização local, como eu já havia citado (você sequer pesquisou por esse termo no google?).
Há diversos algorítmos de binarização descritos aqui, com exemplos (em C):
http://www.ppgia.pucpr.br/~facon/IndexPrincipalBrBinarizacao.htm
Essa apostila pode te ajudar:
http://www.ppgia.pucpr.br/~facon/MaterialGraduacao2005/ApostilaProcImagem.pdf
Mas não pense que é fácil. Vc tem que sentar a bunda na cadeira e estudar. Tem que escrever código, testar coisas.
Não basta vir no GUJ e pedir material pronto, em Java, do jeito que seja o mais fácil possível para você entender.
A maior parte do material da área está em C ou em notação matemática. Comece a se acostumar com as duas coisas o quanto antes.
concerteza… eu só queria um rumo…
valeu amigao