Blog: Inglês e Português ou somente Inglês? E que tal uma categoria de Física?

Fala pessoal,

Primeiramente gostaria de divulgar meu blog pessoal sobre programação, o qual comecei a escrever em janeiro:
http://bgasparotto.com/

Feito isso, tenho algumas dúvidas.
1)
Todas as postagens que fiz até agora possuem uma versão em português e outra em inglês.
Analisando o perifl dos visitantes, percebi que 27% são do Brasil e os outros 73% do resto do mundo.
Sabendo que dá um certo trabalho traduzir as postagens para o português (sempre começo a escrever em inglês), vale a pena continuar traduzindo as postagens para o português, ou deixo apenas em inglês?

Tenho uma grande vontade de estudar física, embora ainda não tenha decidido pra qual ramo partir, por exemplo: fisica teórica, teoria das cordas, astrofísica, etc.
A princípio o estudo será apenas por hobby, mas tenho planos de fazer um mestrado depois de terminar meu MBA no ano que vem, unindo os conceitos de física e a experiência em software que terei até lá.
Aí vai a dúvida: devo adicionar uma categoria de Física em meu blog, pra compartilhar oq eu tenho aprendido? Tornando um blog “híbrido” de Java e Física.

Além disso, estou aberto à sugestões =]

Abraço a todos!

Acho que, mesmo com tanto trabalho que dá, vale a pena escrever nos dois idiomas. Mesmo tendo mais visitas de estrangeiros você não faz ideia do tanto de gente que trabalha com programação e não sabe pesquisar em inglês. Gosto bastante do blog do Hebert Coelho. Todos os posts são em dois idiomas. Isso gera conteúdo relevante tanto globalmente, como fortalecendo a comunidade brasileira.

E também apoio a ideia de compartilhar todos os seus estudos no mesmo local. Já vi vários blogs que englobavam desde Filosofia a Astronomia, servindo como uma espécie de repositório de estudos e interesses do dono do blog. Eu mesmo “viajo” muito em blogs do tipo, visto que tenho interesse em tudo que englobe tecnologia, filosofia, e estudos sobre o universo. Acho que vale muito a pena você manter seus estudos de Física no blog também. :smiley:

Eu também curto bastante o blog dele, inclusive me inspiriou em várias coisas no meu blog, ser multi idioma é uma delas. Você tem razão quanto ao idioma, e alguns ainda que pesquisem em inglês, não são fluentes o suficiente para entender o conteúdo do artigo.

Também viajo em blogs assim, mas a idéia é realmente ter um repositório de estudos. Tem coisas importantes que já precisei aprender pra aplicar um dia mas acabaram caindo no esquecimento pq não registrei em lugar nenhum.

[quote=Bruno M Gasparotto]
Também viajo em blogs assim, mas a idéia é realmente ter um repositório de estudos. Tem coisas importantes que já precisei aprender pra aplicar um dia mas acabaram caindo no esquecimento pq não registrei em lugar nenhum.[/quote]

Idem aqui.

A minha cabeça é um negócio muito bagunçado. Gosto de tecnologia, de filosofia, de música e as vezes acabo escrevendo algumas doideiras que acabam se perdendo porque eu não registro.

Não tenho blog nem nada do tipo, mas fiquei tentado na ideia agora. :slight_smile:

[quote=Ruttmann][quote=Bruno M Gasparotto]
Também viajo em blogs assim, mas a idéia é realmente ter um repositório de estudos. Tem coisas importantes que já precisei aprender pra aplicar um dia mas acabaram caindo no esquecimento pq não registrei em lugar nenhum.[/quote]

Idem aqui.

A minha cabeça é um negócio muito bagunçado. Gosto de tecnologia, de filosofia, de música e as vezes acabo escrevendo algumas doideiras que acabam se perdendo porque eu não registro.

Não tenho blog nem nada do tipo, mas fiquei tentado na ideia agora. :)[/quote]

Se quiser mesmo ter um e não souber por onde começar, pode contar comigo =]