Bloquear trecho de código

Boa Tarde. Gostaria de saber se no eclipse é possível bloquear um trecho de código para um método não poder ser alterado. Os métodos get e set de um atributo foram alterados e por questões de segurança gostaria de travá-los para um usuário não gerar estes métodos automaticamente novamente.
Obrigado.

Para um usuário? Cara, sua questão ficou confusa. Você quer que o CÓDIGO seja bloqueado? Ou é o acesso das classes e tal? Nao deu pra entender muito bem

Realmente ficou confuso, deixa eu explicar melhor. Gostaria de bloquear um trecho de código para outro programador não poder alterar ou pelo menos dificultar a alteração mostrando alguma mensagem.

Cara… creio eu que as IDEs não foram projetadas pra isso. Você pode restringir os seus commits do GIT, não subindo algumas classes e tal, mas essa funcionalidade de “proteger” me lembrou muito o MSWord. Não fique nessa neura não, pra programar com outras pessoas o código deve ser compartilhado por inteiro. O que posso te dizer é que, nesse caso, uma conversa com o outro dev deve ajudar mais do que medidas para “trancar” o código.

Claro que se você fuçar você pode achar algo assim, mas eu discordo MUITO dessa técnica, pois é ctz que vai gerar conflito (pessoal e profissional) hora ou outra.

Seja qual for a IDE (você disse que usa eclipse), nunca vi nenhuma funcionalidade assim.
Só me recordo do Visual Source Safe - VSS que permitia dar lock no arquivo, impedindo que outros pudessem editar.
Mas, qual a finalidade? Por que o(s) outro(s) dev(s) está(ão) alterando o código?

Na verdade isto era só uma preocupação futura pois tive que alterar os métodos get e set de um atributo de uma classe e a proteção era só para evitar algum esquecimento futuro e acabar gerando novamente e perdendo o método que foi alterado. Mas tudo bem, vou colocar um comentário de aviso na classe para que ninguém altere este método. Obrigado pelas respostas.

Acho isso desnecessário, burocrático e muito ruim de gerenciar.
O ideal é amarrar cada alteração a uma demanda, seja ela nova ou não (correção de bug, por exemplo).
Assim sendo, só comita se amarrar a alteração a um bug ou novo desenvolvimento.

Cara o que vc quer é impossível

Até porque hoje em dia é possível gerar codigo de diversas formas, desde via bytecode, invocar o compilador, reflection…

O que vc precisa é de processo de desenvolvimento de software.

Vc precisa criar formas de auditar o seu código. Nesse caso vc pode trabalhar com uma ferramenta de controle de versão que suporte “branches” ou ramos diferentes e vc tem ramos mais restritos onde poucos tem acesso.

O caso mais simple é ter 2 branches: master, devel (de desenvolvimento) e cada programador trabalha no(s) seu(s) branches locais sincronizados com devel. Terminou uma tarefa, vc submete para alguem revisar, e isso pode ser manual e/ou automatico. Vc pode ter uma suite de testes que analisa o codigo e pode fazer desde executar testes, analisar a cobertura, e também inspecionar codigo por questões de segurança (existem N ferramentas para isso). Um teste tipo if classe tem metodo setFoo então ALARME.

Codigo vai pro master quando vcs querem gerar uma versão estável e isso significa que foi testado e auditado.

Se é impossível fazer isso pq o projeto é gigante vc quebra o projeto em varios.

Provavelmente vc tem poucas classes que precisam ser protegidas. Crie um projeto restrito e eles vão adicionar um jar que só contem o .class sem poder alterar nada.

Tudo tem vantagens e desvantagens. Se vc quer proibir um programador de fazer X ele tem que ser treinado pra isso também.

É mais sobre processo, comunicação do que IDE.

Existem tecnicas como Pair Programming, TDD, Continuous integration, etc, que podem criar um ambiente onde vc vai ter menos problemas e mais entendimento.

Pense nisso

Ouvimos as opiniões sugeridas e vamos nos adaptar a isto. Obrigado pelas respostas.

Por isso é importante a revisão de código, se o programador fez caquinha, o revisor simplesmente não autoriza o commit dele.