BM&FBovespa irá mudar seu sistema de negociação para Java + Linux

A BM&FBovespa ( http://www.bmfbovespa.com.br ) irá, devido a um acordo com o CME Group ( http://www.cmegroup.com ), mudar seu sistema de negociação para o Globex.

Esse sistema é desenvolvido em Java e algumas outras linguagens, e roda em servidores Linux e Solaris.

Leia mais sobre o acordo com o CME Group em:

BM&FBovespa: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/noticias/2010/100212NotA.aspx?tipoNoticia=1&idioma=pt-br

CME Group: http://cmegroup.mediaroom.com/index.php?s=43&item=2985

Para saber algo sobre o sistema Globex:

http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=59707

Tenho uma amiga que trabalha na BM&FBovespa, ela ja havia comentado isso, e que logo irao surgir varias vagas.

idem, comentaram a mesma coisa comigo sobre a noticia e das vagas de emprego, um amigo que inclusive conhece o thingol.

Em qual linguagem é feita o sistema atual?

Notícia bem interessante!
Agora é aguardar a divulgação das vagas. :slight_smile:

Segundo eu ouvi falar, em várias linguagens: C#, C++, etc. e muitas das coisas sob Windows.

(Há partes rodando em mainframe, por exemplo).

Algumas coisas eram em VB e Delphi (argh).

Na Bovespa há alguns sistemas rodando em Java sob Linux, mas alguns deles serão descontinuados (não devido a esse anúncio - já estavam com a morte marcada já.)

Segundo eu ouvi falar, em várias linguagens: C#, C++, etc. e muitas das coisas sob Windows.

Na Bovespa há alguns sistemas rodando em Java sob Linux, mas alguns deles serão descontinuados (não devido a esse anúncio - já estavam com a morte marcada já.)
[/quote]

Resumindo, o negócio era um colcha de retalhhos que o pessoal viu que não ia para frente e resolveram criar tudo de novo.

[/quote]

Resumindo, o negócio era um colcha de retalhhos que o pessoal viu que não ia para frente e resolveram criar tudo de novo.[/quote]

Não porque foram usadas varias linguagens, isso é normal em grandes projetos. Vejo mais como uma migração da plataforma Windows/.NET para JVM/UNIX, e com isso novos projetos virão em seguida. Gostaria de saber que outras linguagens são essas que o thingol disse.

Tem uma empresa aqui da região chamada Cedro Finances que desenvolve sistemas pra BM&F e desenvolvem em Delphi e Java. O front-end pra buscar ações e o servidor de aplicação que gerencia a concorrência de 200 transações por segundo é em Delphi. O processamento pesado está nos servidores Java.

Como toda grande empresa, começaram vários programas menores e bancos distrubuídos e agora estão centralizando e integrando em um único ambiente robusto.

o que!?!? o thingol é humano?

Um camarada que fez academia SAP Netweaver comigo recentemente entrou na BM&FBovespa para trabalhar nesse projeto. Ele trabalha com java faz algum tempo. Tem muita coisa de java envolvida nisso… Provavelmente surjam vagas para quem domina a linguagem. Inglês fluente + Linux + Oracle são essênciais.

o que!?!? o thingol é humano?[/quote]

eu nao disse que ele era humano, :smiley:

Só rezar pra fazerem a coisa direito, e não contratar uma consultoria terceira só pra alocar mão de obra lá dentro.

E como ficará as corretoras, terão de refazer toda comunicação de seus Home-Brokers? Ou não faz o menor sentido o que to falando?

Boa pergunta; como o Brasil tem um monte de “jabuticabas” (coisas que só existem aqui) provavelmente muitas coisas terão de ser alteradas no Globex e provavelmente, devido ao papel das corretoras, muitas coisas não possam ser mudadas simplesmente.

Mas a forma de comunicação entre a bolsa e as corretoras não é uma padrão para este tipo de aplicação? Fica por conta da bolsa esta escolha? :?:

Notícia super legal, só é mais um indicativo que ferramentas open e free estão cada vez mais fortes entrando em grandes empresas!

Se alguém souber das vagas e puder, posta aqui no fórum do GUJ.

Abs.,

O protocolo usado pela CME para a difusão de sinal (“market data”) - ou seja, cotações e ofertas - é FAST (“FIX Adapted for Streaming”) rodando sob UDP. Que eu saiba, a BM&FBovespa irá adotar também esse protocolo também nos próximos meses. Ela já usa FIX para a difusão em alguns segmentos de mercado. Só que um software que obtém as cotações da CME não pode ser usado com casca e tudo para obter as cotações da BM&FBovespa porque o layout da mensagem é diferente (os dados são diferentes). Por exemplo, a BM&FBovespa fornece o book completo e a CME apenas as 5 (ou 10) melhores ofertas, e assim por diante.

Li alguns comentários sobre outras linguagens, colchas de retalhos e afins…

Na minha opinião todas as linguagens têm o seu valor. O que as distingue é o contexto na qual são utilizadas.

Sobre a decisão de se utilizar java, ninguém contesta. Me lembro das primeiras linguagens baseadas em Windows Forms. Foi uma revolução; da mesma forma que a internet revolucionou tudo.

Abraços.

Então vai ter uma correria nas corretoras para se adaptar a esse protocolo (FAST). Só espero que não cause problemas uma mudança deste nível. :?

O problema da Bovespa / BM&F não é o protocolo mas o matching engine. Carta que enviei para o Diretor de Tecnologia há uns dois anos atrás mas nunca recebi resposta, mesmo confirmando o recebimento com a secretária dele. Acho que faltou Q.I. (quem indica) e um pouco de profissionalismo tb de quem recebeu para pelo menos responder com um “Não, obrigado!”.