Seguinte galera, to de intruso no forum de java, na verdade soh posto no JSP/Servlets hehehe
mas dai surgiu essa duvida:
Por exemplo, eu tenho um treco de codigo q gera varias excecoes diferentes( SQLException, ClassNotFoundException, TransfromException, e por ai vai…)
o q eh melhor (em nivel de pratica de programacao mesmo, pq desempenho naum muda nada, eu acho) fazer um bloco try {… } grandao, com varios catchs ou pra cada excecao gerada fazer um bloco try… catch !!!
depende, se um excecao for disparada em um bloco try-catch, o resto do bloco n sera executado, se vc quiser q seja executado mesmo disparando uma excecao no bloco anterior, dai vc coloca separado, se vc quiser q n seja executado se disparada uma excecao, poe tudo junto…
eu prefiro fazer aninhamento de catch, sempre deixando os mais especificos em cima e os mais genericos em baixo na ordem em que eles podem acontecer e por ultimo um finally tb nao faz mal pelo menos pra fechar uma conexao.
vc tenque ver para que é o erro, se for para vc detectar problemas no sistemas vc pode usar o catch(Exception) padrão do java, mas veja bem se for para a mensagem ser exivida para o usuário, tenque acompanhar um erro que ele entenda, seria bom lançar um trowsException personalizado, ou colocar o JOptionPane com a explicação para o usuário…
EX
catch(Exception ex){
ex.printStackTrace();//Usuário nunca vai entender isso
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro gerado: vc deixou um campo em branco favor completar","Erro",2);//Aqui ele vai entender