Boa pratica para parametro de método

Olá!!

galera… to fazendo um jogo bem tosquinho… tenho o metodo

Jogador escolheJogador(int nJogador);

tenho a classe Jogador e ela tem o atributo numero. a minha duvida é: supondo q esse atributo da classe jogador tenha q mudar de tipo… consequentemente terei q mudar a assinatura do metodo… o q eu nao quero fazer

como faço para pegar o tipo de um atributo de uma classe e fazer com que o parametro do metodo tenha q ser desse tipo?

obrigado, espero ter sido claro na pergunta

Através do tipo do atributo da classe Jogador, é possível determinar o tipo do parâmentro.

Claro que vc terá que usar um tipo mais genérico pra depois converter para o mais adequado.

exemplo:
Jogador escolheJogador(Object nJogador) ou Jogador escolheJogador(String nJogador);

dentro deste método vc vai verificar qual é o tipo do atributo da classe, usando reflexão.
veja neste linkhttp://java.sun.com/docs/books/tutorial/reflect/

A boa prática depende muito do cenário.

Existe métodos que o ideal é ter o tipo da classe como parâmetro, mas tem a desvantagem do alto acoplamento.

Quando utiliza vários parâmetros com os tipos específicos, como no seu caso, se vc precisar adicionar ou remover parâmetros vai ter impactos em todos os métodos que faz referência a este.

Análise e veja o que é mais simples para vc, e para a manutenção tb. :smiley:

Não sei se tem muito a ver com o que você precisa, mas eu recomendo uma lida no artigo do blog da Caelum sobre Tiny Types.

Raimundo e André,

obrigado pelas dicas, em breve respondo o resultado.

até!