tô fazendo um módulozinho em java…
e me surgiu uma dúvida…
sobre os comandos SQL de cada classe…
Segundo as “boa práticas” da linguagem: é correto deixá-los todos em uma classe ( por exemplo na classe conexaoDB )…
ou coloco-os nas classes que são relacionados ( por exemplo SelectInspecao, na classe inspecao )… ???
Acho que você poderia fazer uma classe só com os sqls e chamá-los depois dentro da aplicação onde for necessário, na questão de orientação fica mais organizado.
phpinheiro
O que eu costumo fazer é utilizar uma classe de DAO (Data Access Object) para cada classe de modelo.
Pra uma Classe de modelo Inspecao, eu teria uma Classe InspecaoDAO com os métodos insert, update e delete somente pra tabela inspecao.
Deste jeito eu acho que fica bem maneiro de observar a orientação a objetos e organizar a linha de pensamento. A curto prazo fica mais trabalhoso, mas ao tempo que o projeto cresce, fica muito mais organizado.
Matheus_Leandro_Ferr
Então, eu faria da seguinte maneira:
Para cada tabela do meu banco eu criaria uma classe em especifico contendo todos os métodos necessários: insert, delete, update, select.
Sendo assim se eu tiver uma tabela em meu banco chamada VALOR_USUARIO eu criaria uma classe chamada ValorUsuario.java contendo todos esses métodos.
A classe ValorUsuario estenderia ou extends a minha classe responsável pela comunicação com a base de dados chamada Databese ou ConexaoDB. É nela que teria os métodos como:
Connect, commit, RollBack, SelectResultSet etc… e poderia utiliza-los como quiser em minha classe ValorUsuario.java
phpinheiro
Exatamente como o Matheus falou.
E utilize objetos de Volume pra transportar dados na aplicação.