Estava lendo que para facilitar entendimento de alguns metodos são utilizadas iniciais especificas por exemplo
isListener
A inicial is indica o metodo vai retornar um valor boleano (verdadeiro ou falso).
is = indica que o metodo vertorna verdadeiro ou falso
get = indica que o metodo tem a função de pegar algo que pode ser objeto, variável e outros
set = indica que o metodo vai inserir, preencher algo que pode ser uma classe, variável atributo e outros
Além desses exemplos existem outros. Quais são?e quando são utilizados?
tenho certeza que isso vai ajudar mtos desenvolvedores na hora de ler codigo.
A intensão aqui é fazer um especi de lista desses padrões estipulados para facilitar a identificação de um metodo.
Esse padrão de nomenclatura faz parte do padrão Java Beans.
Seguem algumas boas práticas que lembro agora:
isXXX, setXXX e getXXX são usados para indicar que “XXX” é um campo/propriedade daquele objeto.
addYYY e removeYYY, são usados para registro de ouvintes, no padrão Java Beans é especificado que deve ser usado o prefixo “add” para registrar ouvintes e “remove” para remover ouvintes.
Se algo é um objeto (uma “coisa”), quer dizer que as operações desse objeto são ações e ações são denotadas por verbos no infinitivo. Então como um objeto é uma “coisa”, ele normalmente é nomeado com um substantivo (Carro, Fruta, Cadeira) enquanto suas operações (métodos) são nomeados com verbos no infinitivo (buzinar, getCor (to get == obter), getQuantidadePernas, etc.).
Se for considerar APIs específicas, como o struts, aí você vai ter uma infinidade de nomes, como os “J” na frente das classes do Swing. E nem sempre todos ajudam.