Gostaria de saber se é possível trabalhar com certificados (validaçao, CRL, certificate path, etc) sem instalar ou configurar um Provider? Fazendo tudo em código, buscando CRL online, etc…
A pergunta pode parecer meio sem sentido, mas estou começando a mexer com certificados agora e estou cheio de dúvidas.
O que realmente iria me ajudar seria um bom exemplo de implementação e implantação de um sisteminha de manipulação de certificados usando uma API (BouncyCastle ou WSDP). Basicamente ler e validar certificados do tipo X509 ( validando com CRL e a cadeia de confiança).
O que realmente iria me ajudar seria um bom exemplo de implementação e implantação de um sisteminha de manipulação de certificados usando uma API (BouncyCastle ou WSDP). Basicamente ler e validar certificados do tipo X509 ( validando com CRL e a cadeia de confiança).
…valeu
No link que eu mandei tinha um outro link para um PKI Programmer’s Guide. Lá tem alguma coisa sobre como trabalhar com certificados. Dá uma pesquisada por PKI, pois a implementação de uma CA tem que ter a parte de validação de certificado e CRL.
T
thingol
Outra coisa que é interessante é ter um software que permita a você gerar certificados e CRLs “fajutas” para você poder testar.
Por exemplo, o OpenSSL é capaz de fazer isso (e ele vem com 99% das distribuições Linux, assim como o Oracle, por causa do Apache).
Se você usa Windows 2000 Server ou Enterprise ou 2003 Server ou Enterprise, existe o tal “Certification Authority” que vem com o próprio Windows, mas o problema é que é um pouco difícil de customizar algumas coisas - por exemplo, se você quiser adicionar um SubjectAlternativeName com determinados atributos (que é o usado no ICP-Brasil), é necessário criar uma ActiveX DLL (pode ser em VB 6.0 mesmo ) e registrá-lo para que a Certification Authority faça isso.
Se você gosta de soluções 100% Java existe o EJBCA, que provavelmente você já ouviu falar.
S
sfontoura
Boa tarde pessoal, ainda não li todo o material que vocês relacionaram, mas estarei verificando, mas estou iniciando também a trabalhar com isto agora, e estou precisando muito trabalhar com os certificados ICP-BRasil, de E-CPF e E-CNPJ, gostaria de saber se vocês tem algum outro link onde eu possa achar alguns exemplos sobre, como assinar, validar e utilizar isto.
O
oyama
Não há diferença entre trabalhar com certificados que estão sob o ICP-Brasil e outra CA. O ICP-Brasil apenas mantém um certificado root sob domínio do governo do Brasil (questões de soberania). Ou seja a questão é mais poítica que técnica.
Com relação a assinar e validar, o que vai ser assinado e validado?
S
sfontoura
Provalmente arquivos XML, alguem teria alguma exemplo de implementação, com bouncycastle ou alguma outra api?