Bovespa

Realmente, pra esse tipo de aplicaçào acho que é uma plataforma perfeita, tem muitos recursos e a interação com o usuário é completa.

[quote=Edufa]Alguém sabe se existe disponibilizado algum webservice ou similar para verificar a cotação das ações da Bovespa?

Caso não tenha uma solução seria carregar a página com as cotações e encontra-las no meio do html, mas gostaria de evitar isso.

[]s[/quote]

Fica registrado aqui a ótima aplicação Eclipse Trader (http://eclipsetrader.sourceforge.net/), permite usar como provedor de dados o yahoo finance (basta adiciona .SA no final do código da ação, exemplo VALE5 = VALE5.SA) Como solução barata e simples funciona para o que eu queria. Claro que para algo mais proficional teria de pagar alguma empresa especializada nesse tipod e negócio. Mas fica aqui a dica.

[]s

@ Edufa

Você tem que comprar o sinal da Bovespa (é esse o termo) ou procurar um vendor que repasse o sinal. Comprar diretamente é um contrato de R$ 10.000/ano, SBML (se bem me lembro).
Você encontra isso na página da Bovespa, na seção Mercados (procure Produtos e Serviços).

O que eu não estou descobrindo é como o sinal é formatado. Alguns vendors têm software (para Windows somente) que empacotam o sinal. Se existe algum padrão tipo XML, eu não sei.

Não vi Java em lugar algum no desktop, embora me parecesse ótima opção para desenvolvimento e visualização. Parece que o pessoal usa mesmo Visual Basic + Excel (talvez uma boa escolha…). Excel é fundamental para essa clientela, aliás. Nem pensar deixar de fora integração com Excel (daí, pode esquecer Linux - é o mesmo que esperar que entendam grego - Unix, só em servidores).

Eu gostaria de saber a opinião de vocês, aliás, sobre se Java seria adequado para cotações real-time. Soft real-time. Eu não sei se um investidor pode esperar o coletor de lixo :slight_smile:

Alguém sabe isso?

Outra coisa: um cara me disse que o software é auditado. Não sei…

Só dizer que, dos vendors que pesquisei, poucos tinham soluções backend adequadas para encaixar um qualquer plataforma (tipo Eclipse Trader - que achado!).

Haha, o Eclipse trader tem “FREE data providers” em Tempo Real.
Como será que se formata dados para isso?

http://br.advfn.com/p.php?pid=login&cb=1172118700&rp=prodmatrix

Cotações gratuitas em tempo-real (não investiguei ainda).

Bom saber, é um pouco pesado para um projeto pessoal, risos, mas sempre é bom saber, nunca se sabe qdo um projeto pessoal pode cresce.

Eu acho q é possível sim, veja o Eclipse Trade, bem feito, tem alguns defeitos e eu ainda não me inspirei para ver o fonte. Mas está na lista de coisas a fazer.

Mas é claro o excel é uma ótima opção por permitir montar na hora projeções trabalhar com fórmulas, etc, é uma solução bem aberta.

Ou seja teria de mapear as principais funcionalidades q esse pessoal usa (e q usa no excel) e colocar views específicas no eclipse trade, aí sima ferramenta fica bem completa. Contudo não se pode esquecer de integrar, exportar para excel.

Se o yahoo finance funcionasse de 15 em 15 minutos para mim já estava bom (aí o eclipse trade funcionaria redondinho), mas tem as vezes periodos q demora bem mais para atualizar.

Senhores, só pra constar… tenho um projeto em início, http://sourceforge.net/projects/durangoo , o mesmo é um gestor financeiro, e terá um módulo (que poderá ser instalado em separado) chamado TraderJ, que será exclusivo para gestão de carteiras de ações, todas as idéias que vcs acharem interessantes em uma ferramente dessas ter, serão muito bem vindas, mesmo que não tenham a intenção de usar, mas para expor a necessidade de cada um.

valeu!

Eu opero na Bovespa via Banespa/Santander, eles usam o Superbroker que é bem completo, estou a quase um ano e com bons lucros no mercado de opções.

Na virada do ano recebi lucros e dividendos, dinheirinho fácil na virada de ano é bom demais. :lol:

é web ou desktop?

Dentro da sala de ações eles usam uma versão Desktop bem melhor, mas para os clientes é Web, acho bem dimensionada para usuários.

[quote=Luiz Aguiar]Senhores, só pra constar… tenho um projeto em início, http://sourceforge.net/projects/durangoo , o mesmo é um gestor financeiro, e terá um módulo (que poderá ser instalado em separado) chamado Trader, que será exclusivo para gestão de carteiras de ações, todas as idéias que vcs acharem interessantes em uma ferramente dessas ter, serão muito bem vindas, mesmo que não tenham a intenção de usar, mas para expor a necessidade de cada um.

valeu![/quote]

Uma boa fonte com idéias para gestão pessoal de carteira:
http://osardinha.com.br/

Mas que coisa horrível. É, acho que estamos mal…
Para aprender, talvez, extraindo dados com Perl :-)), jogando no Eclipse Trader.

Você opera na Nasdaq ?! Daqui do Brasil ?! Como ?! Você tem conta em banco nos EUA e corretora de lá ?!
Qual corretora daqui faz isso ?!
Dê as dicas! Qual papelada, como que você fez isso, etc!

[quote=felipecruz]Luiz,

ja vi um pessoal reclamando de erros no site do itauTrade (javascript e erros de servidor) no orkut…

procede?

o pessoal ate alegou que foi ressarcido dos prejuizos[/quote]

Haha, outro dia estava numa corretora e - juro - um operador ligou para o admin, porque tinha operado com um lote de ações e o sistema congelou! Queria saber em quanto tinha vendido…Inacreditável…

Pensei: esses caras usam Windows no servidor! Putz! Fiquei me contendo…deu vontade de pegar uma toalha molhada no banheiro. Tipo assim, vai um Solaris aí?

Vamos fazer uma vaquinha! :smiley: Um clubinho! :smiley:

[quote=Edufa]
Se o yahoo finance funcionasse de 15 em 15 minutos para mim já estava bom (aí o eclipse trade funcionaria redondinho), mas tem as vezes periodos q demora bem mais para atualizar.[/quote]

Bom, eu não sei o que você quer. Pessoalmente, eu quero soft-real time. Delay de 15 minutos faz você perder lotes de ofertas. Ou seja: perde grana (falando bem claro), pois os tubarões vão voar em cima. A não ser que você queira mercado fracionário…Mesmo assim, sempre tem um querendo compra fracionada.
Depois, qual ferramenta de análise técnica não vai ter tempo real? Tem que testar, ver se Java funciona legal (euu vejo uma porrada de C++ - mas pode ser coisa de gente que só programa para a plataforma Windows - todos eles :smiley: )

O

[quote=Luiz Aguiar]Senhores, só pra constar… tenho um projeto em início, http://sourceforge.net/projects/durangoo , o mesmo é um gestor financeiro, e terá um módulo (que poderá ser instalado em separado) chamado TraderJ, que será exclusivo para gestão de carteiras de ações, todas as idéias que vcs acharem interessantes em uma ferramente dessas ter, serão muito bem vindas, mesmo que não tenham a intenção de usar, mas para expor a necessidade de cada um.

valeu![/quote]

Luiz, acho bacana e tal. Mas, realisticamente, você acha que alguém vai querer desenvolver um produto em GPL que não vai poder vender (na verdade, uma pessoa vai poder vender - você - e vai poder vender inclusive o que eu contribuir para o seu projeto).
Não vejo sentido. Licença BSD, sim, pois as regras são iguais para todos (mas você corre o risco de ter seu código incorporado em produto proprietário - mas também corre o risco de ser vantajoso ter contribuidores).
Enfim, tenho certeza que você pensou bem nas suas opções. Mas, pessoalmente, eu não vejo interesse. Só para “brincar” em casa - mas aí, eu não vou operar com um software semiprofissional - vou usar um homologado (eu acho que são homologados…me falaram…) de um vendor da BOVESPA.

[quote=synthespian]Luiz, acho bacana e tal. Mas, realisticamente, você acha que alguém vai querer desenvolver um produto em GPL que não vai poder vender[/quote] Quem te disse que não se pode vender software GPL ???

Acho que vc se equivocou, o Durangoo não é um projeto de home broker, ele é um projeto de gestão financeira, onde um dos módulos lhe da o suporte de ACOMPANHAR de maneira unificada o mercado de ações, ter notícias sobre o mercado, datas de eventos importantes e etc, vc não vai operar na bovespa com ele, porque ai sim vc precisa ter um software que seja de um corretora afiliada à Bovespa.

Os propósito do meu projeto são bem diferentes de um software de home broker, talves um dia vc utilize ele para organizar todo o dinheiro que vc ganhe na Bovespa. :smiley:

Repito, qualquer sugestão é bem vinda, e olhe melhor sobre GPL, apesar de eu não estar pensando no lado financeiro do projeto, pois estou fazendo pra atendar minhas (e de outras pessoas tbm) necessidades em gerir minhas finanças, existem maneiras legais de se ganhar dinheiro com softwares GPL.

Sim, claro, uma ferramenta mais profissional com certeza, mas a minha idéia inicial era apenas acompanhar, eu invisto pouco (maiori das vezes na oferta pública), não precisaria acompanhar em tempo real, num primeiro momento.

Tem ferramentas q já fazem isso, planos com as corretoras q oferecem esse serviço, etc, eu opero pelo banco, ele não dá quase nada de ferramentas, em compensação as taxas são bem mais baixas, devido ao volume.

A minha primeira preocupação era pegar as cotações, depois q vi o eclipse trade vi q isso estava pronto (ainda não tive tempo de ver o código), acredito q ele permite sim operar em tempo real desde q exista um provider configurado. Seria o trabalho de configurar um q transmita em tempo real.