[quote=Edufa]
(…) mas a minha idéia inicial era apenas acompanhar, (…)
A minha primeira preocupação era pegar as cotações, depois q vi o eclipse trade vi q isso estava pronto (ainda não tive tempo de ver o código), acredito q ele permite sim operar em tempo real desde q exista um provider configurado. Seria o trabalho de configurar um q transmita em tempo real.[/quote]
A minha primeira preocupação também é simplesmente obter as cotações. Nem precisa ser em tempo-real, também (isso fica para depois dos testes).
Agora, agora, eu estou preocupado em entender como o sinal da Bovespa é formatado e difundido. Alguns vendors sugeridos pela Bovespa não parecem oferecer o que eu procuro (algum protocolo decente que não seja Windows-centric). Tenho visto, por exemplo, vendors usando DDE (um protocolo Windows “data exchange” algo…) - meio obsoleto, parece.
Vejo, lá fora, usarem:
FIX (Financial Information Exchange protocol)
http://www.fixprotocol.org/
ADVANCED MESSAGE QUEUING PROTOCOL
http://www.amqp.org/
(Contributors: JPMorgan Chase Bank & Co., Cisco Systems, Inc., Envoy Technologies Inc., iMatix Corporation, IONA Technologies, Red Hat, Inc., TWIST Process Innovations Ltd, and 29West, Inc., tá bom? :-))
Mr. Google acha que BOVESPA FIX dá uma resposta muito engraçada. Mas este país é engraçado. Ou seja: daqui a pouco meu post vira uma coluna do macaco-simão.
Pra resumir: não achei nada que se pareça com informação clara, objetiva e transparente sobre como obter este tipo de informação. Eu ainda não olhei o Banco Central, mas qualquer um que tenha olhado páginas do Governo Federal sabe como aquilo é péssimo e atrasado. Essa questão técnica do sinal da Bovespa também está me parecendo algo assim, no mesmo espírito. Até agora, parece que vendors obtém um sinal sabe-se-lá-como e depois formatam do-jeito-que-o-vendor-quiser.
Srs., continuem postando aqui informações. Essa área parece estar na mão de muito pouca gente! Grande mercado futuro, aliás (3% dos brasileiros usam a BOVESPA e 1% fazem investimento direto - vocês já devem ter ouvido estes números em corretoras).
Sds.