Bovespa

[quote=Edufa]
(…) mas a minha idéia inicial era apenas acompanhar, (…)

A minha primeira preocupação era pegar as cotações, depois q vi o eclipse trade vi q isso estava pronto (ainda não tive tempo de ver o código), acredito q ele permite sim operar em tempo real desde q exista um provider configurado. Seria o trabalho de configurar um q transmita em tempo real.[/quote]

A minha primeira preocupação também é simplesmente obter as cotações. Nem precisa ser em tempo-real, também (isso fica para depois dos testes).

Agora, agora, eu estou preocupado em entender como o sinal da Bovespa é formatado e difundido. Alguns vendors sugeridos pela Bovespa não parecem oferecer o que eu procuro (algum protocolo decente que não seja Windows-centric). Tenho visto, por exemplo, vendors usando DDE (um protocolo Windows “data exchange” algo…) - meio obsoleto, parece.

Vejo, lá fora, usarem:

FIX (Financial Information Exchange protocol)
http://www.fixprotocol.org/

ADVANCED MESSAGE QUEUING PROTOCOL
http://www.amqp.org/
(Contributors: JPMorgan Chase Bank & Co., Cisco Systems, Inc., Envoy Technologies Inc., iMatix Corporation, IONA Technologies, Red Hat, Inc., TWIST Process Innovations Ltd, and 29West, Inc., tá bom? :-))

Mr. Google acha que BOVESPA FIX dá uma resposta muito engraçada. Mas este país é engraçado. Ou seja: daqui a pouco meu post vira uma coluna do macaco-simão.

Pra resumir: não achei nada que se pareça com informação clara, objetiva e transparente sobre como obter este tipo de informação. Eu ainda não olhei o Banco Central, mas qualquer um que tenha olhado páginas do Governo Federal sabe como aquilo é péssimo e atrasado. Essa questão técnica do sinal da Bovespa também está me parecendo algo assim, no mesmo espírito. Até agora, parece que vendors obtém um sinal sabe-se-lá-como e depois formatam do-jeito-que-o-vendor-quiser.

Srs., continuem postando aqui informações. Essa área parece estar na mão de muito pouca gente! Grande mercado futuro, aliás (3% dos brasileiros usam a BOVESPA e 1% fazem investimento direto - vocês já devem ter ouvido estes números em corretoras).

Sds.

Pessoal, to com um problema parecido com o de vocês: To montando um web service que devolve a cotação dos papéis na bolsa. Só que pra isso, preciso das cotações. Aí que tá: Onde acho elas? Existe algum serviço gratuito?

Caramba, será que isso é tão difícil assim?

[]´s

Gratuito não, senão todo mundo teria o seu próprio homebroker.
Entre em contato com a bovespa para saber como eles disponibilizam isso.

Não tenho certeza do que vou falar, mas a um tempo atrás eu precisei de algo parecido.

O caminho correto é comprar o serviço direto da Bovespa para ter cotação online, ou comprar de um reseller que tem autorização para isso.

Tem um esquema para cotações com 15 minutos de atraso que não sei se é de graça ou bem mais barato o acesso.

Vc pode surrupiar essas informações de um portal, tipo Yahoo!, mas ai é por conta e risco…

Mas eu não preciso do Sinal da Bolsa, nem conexão com o Mega nem nada… Somente um serviço que me devolva as cotações…até com um delay de 15min.

Tenho em mente, caso não consiga esse WS, vou ler de algum site que mostra as cotações: Leio o htm, transformo em texto, e, sei lá a partir de expressões regulares, pego as informações.

Será que rola?

[]´s

Pessoal.

Gostaria de saber se algum dos softwares citados me dão a opção de acompanhar a evolução/retração de um determinado papel!

Abraço.

Intraday? Ou por um período de tempo?

Por um período de tempo, pode ser limitado a 3 meses, sei lá.

Valeu

http://www.google.com.br/search?q=metastock
http://www.tradergrafico.com.br/trader/
http://www.downloadquotes.com/en/

http://www.advfn.com.br

[quote=bobmoe]

opsss… eu quase :slight_smile:

Por enquanto só estou no simulador do folha invest e estou gostando bastante. vamos ver com o dinheiro de verdade… :wink:

abração
t+[/quote]

Não perca tempo com simulador… pegue 1K e entre logo… simulador não ensina nada. Você precisa correr risco para aprender… Quando você começar a fazer uns daytrades de 10K a descoberto aí sim você virou um especulador de verdade.

Sou fã de análise gráfica…

E eu de daytrade…hehe

Na medida…valeu pelos links!

[quote=rodrigoy][quote=bobmoe]

opsss… eu quase :slight_smile:

Por enquanto só estou no simulador do folha invest e estou gostando bastante. vamos ver com o dinheiro de verdade… :wink:

abração
t+[/quote]

Não perca tempo com simulador… pegue 1K e entre logo… simulador não ensina nada. Você precisa correr risco para aprender… Quando você começar a fazer uns daytrades de 10K a descoberto aí sim você virou um especulador de verdade.

Sou fã de análise gráfica…[/quote]

vale a pena? pegar um 1k e sai investindo… estou perguntando pois estou interessado em começar mas pensei em juntar uma graninha a mais.

Vale sim pra você ir se acostumando com o mercado, ir aprendendo, é melhor começar operando com pouco, pois as perdas serão menores.
E não espere grandes ganhos logo no começo, com 1k é bem provável que você acabe perdendo alguma parte, mas essa parte também é boa para o aprendizado.

O problema é que com 1k não vai dar pra fazer uma carteira muito variada… com essa quantia não vale a pena diversificar muito. Compre uns 2 papéis no máximo.

Se é só pra aprender, esses 1K podem ser de boa valia. Mas pra começar a investir mesmo, ganhar, seria legal ter uns 3K. Aí da pra você comprar uns 3-4 papéis diferentes pra diminuir um pouco o risco. De qualquer forma, investir na bolsa é uma coisa que todo mundo deveria fazer. O mercado brasileiro é muito bom. Ifelizmente, brasileiro não aprende na escola ou com sua família a correr riscos. Isso é péssimo para a vida profissional.

Recomendo a leitura dos “Axiomas de Zurique”. Leitura obrigatória para os brazucas…

Não tenho muito estômago pra daytrade. Mas tive algumas alegrias homéricas. Em 2006 quando a Vale estava negociando com a China o preço do ferro eu e mais umas 2 pessoas do trabalho decidimos que o dia que fosse divulgado o preço fixado seria o “Dia do Desgraçado Ganancioso” :twisted: . Nós três fizemos DT de 18K a descoberto na CAEMI, abriu em baixa forte, mas durante o dia valorizou mais de 8% na flutuação. Fechamos a posição a 20 minutos do fim do pregão. Resultado: 1.3K a mais no bolso, sem sair de casa e melhor, sem ter 18K. :wink:

Por outro lado, certo dia numa transação com a IENG, perdí R$ 850,00. É duro também no D+3 cair 850,00. :?

Deixa eu ver se eu entendi, vc tinha um limite, concedido pela sua corretora, e comprou e vendeu os papéis no mesmo dia?

Com 1k nao da pra comprar nenhum lote de primeira linha… e trabalhar com fracionado é uma porcaria, nao tem a mesma liquidez…

sugiro economizar um pouco, acompanhar alguns papeis que vc tem interesse até voce ter $$ para comprar um lote daquele papel… dai vc continua juntando até conseguir comprar outro lote.

Pra mim o maior problema de se operar com esses 1K(com pouco capital geralmente), é que seus ganhos terão de ser consideráveis para conseguir cobrir corretagem e taxas e ainda ter lucro.

[quote=felipeguerra]
Deixa eu ver se eu entendi, vc tinha um limite, concedido pela sua corretora, e comprou e vendeu os papéis no mesmo dia?[/quote]

Não é bem um limite de crédito… é um limite de operação. Quando você compra ações a liquidação só ocorre em D+3. Então, você pode comprar sem efetivamente ter o dinheiro. Numa operação DayTrade você compra e vende no mesmo dia. Assim, em D+3 só credita o lucro ou debita o prejuízo da sua operação.

Exemplo: Comprei 100 ações da XPTO a $10 às 11:00, vendí a $12 às 16:00. Daqui a 3 dias credita R$ 200 na minha conta. O mesmo vale para o caso de vender a $8 e levar uma bucha… entendeu?