Bovespa

Bom dia a todos…

Eu estou procurando uma maneira de obter cotações da Bovespa via Java e encontrei esse tópico…

Esse do Yahoo me parece muito bom, mas pelo que eu andei testando o atraso é muito grande…

Também achei essa solução aqui http://www.tradezone.com.br/tz/tzdatacenter.aspx não testei ainda, mas eu usava ela no MetaStock e as cotações tem delay de no máximo 15 minutos se voce escolher a opção gratis.

Alguem desse tópico conseguiu algum outro meio WebService ou outro???

Todos são 15 minutos de delay.

A menos que vc vá usar esses valores para decidir compra e venda imediata, não deve fazer diferenca esse delay de 15 minutos, se vc faz daytrade ou opera muito diariamente, deve escolher uma boa corretora que vá lhe oferecer um sistema bom de home broker e já resolve seus problemas.

Esses servicos são para consulta, e não para tomada de decisão.

[quote=Luiz Aguiar]Todos são 15 minutos de delay.

A menos que vc vá usar esses valores para decidir compra e venda imediata, não deve fazer diferenca esse delay de 15 minutos, se vc faz daytrade ou opera muito diariamente, deve escolher uma boa corretora que vá lhe oferecer um sistema bom de home broker e já resolve seus problemas.

Esses servicos são para consulta, e não para tomada de decisão.[/quote]

Valeu Luiz os dados que eu preciso são só para consulta mesmo… eu opero pelo HomeBroker da Ativa…
A minha dúvida é existe algum web service da propria Bovespa que forneca as cotações. Se não existe qual a melhor solução? Utilizar o Yahoo mesmo com todo aquele atraso?

[quote=rafaelbtz][quote=Luiz Aguiar]Todos são 15 minutos de delay.

Valeu Luiz os dados que eu preciso são só para consulta mesmo… eu opero pelo HomeBroker da Ativa…
A minha dúvida é existe algum web service da propria Bovespa que forneca as cotações. Se não existe qual a melhor solução? Utilizar o Yahoo mesmo com todo aquele atraso?[/quote]
a consulta via site da bovespa tbm tem atraso… é só fazer uma parse simplesinho…

alias ainda esse dês se der tempo vou colocar no ar um site para cadastro de carteiras… apenas para acompanhamento… exatamente para quem quer apenas acompanhar suas carteiras… sabe qto de lucro esta tendo… etc, sem a necessidade de tomar deiscão imediata com as infos de lá.

eu queria achar um webservice que trouxesse os valores não só das cotações de ações mas também de opções. Sabe se existe algo do gênero? Tanto pras cotações da Nasdaq quanto da Bovespa?

eu quero um código em java que me diga o que vai subir o preço e o que vai cair heheheh

Tem uma gem que pega informações de qualquer papel que esteja no Yahoo Finance.
Eu tenho um script ruby que uso diariamente para pesquisar o valor de algumas ações na bovespa (existe o atraso de 15 minutos).

Caso alguem queira algo assim, criei um exemplo desse script ruby para usar essa gem buscando papeis da bovespa e nasdaq, coloquei o exemplo no github.

Leozin, não sei se no Yahoo Finance da para ver cotação de opções, se der é so usar o código da opção no script que deve funcionar também.

Galera, esse quebra cabeça de cotação o mais próximo possível do tempo real me atormentou um ano. Não quis pagar os 7 mil anual que os revendor cobram pelo sinal. Acabei achando um jeito trabalhoso, mas barato para quem for programar em JAVA.
Diversas corretoras oferecem o link dde (Dynamic Data Exchange) pro excel. ADVFN tbm tem, mas é pago (23 dolares mes). Minha corretora (RICO), oferece FREE. No primeiro momento, peguei esse link fiz uma Macro (em anexo) pra inserir direto no meu banco de dados MySQL. Depois eu lia essas informações no meu codigo java. A cada 20 segundos fazia o update em uma tabela e cada minuto o insert em outra. A tabela d insert era pro histórico.

O problema é a demora pra inserir. Quase 20 segundos pra fazer o update de 130 linhas do excel.

Estava eu, uma bela madrugada, tentando pegar, direto no java, as informações que a corretora passava pelo link dde pro excel. Pesquisando as APIs DDE, achei duas que funcionaram bem. A primeira que funcionou, era trial e o povo cobrava U$299,00 pela licença da API. Então testei uma gratuita http://jdde.pretty-tools.com. Que também funcionou depois de umas duas horas de trabalho. No site tem a API pra Download e os exemplos.
Para pegar as cotações do link DDE, utilizar a biblioteca http://jdde.pretty-tools.com.
Salvar o arquivo JavaDDE.dll (Win32 bits) ou JavaDDEx64.dll (win64 bits) na pasta Java\jre\bin.
pretty-tools-JDDE-1.0.2.jar na pasta Java\jre\lib
SERVICE = “Excel”;
TOPIC = “Nome da planilha”; (Nome da planilha do excel. Não é o nome do arquivo)
ITEM = ?L1C1?; (L → Linha, se o excel estiver em português ou R → Row, se o Excel estiver em inglês. C indica Column ou Coluna, então tanto faz inglês ou português)
Abrir o excel. Criar um projeto java e rodar um exemplo (RequestExample.java) que tem no site do jdde.pretty-tools.

Ainda não consigo pegar direto da corretora via DDE pra poder hospedar meu sistema em um host qualquer. Tenho que manter o excel rodando na minha máquina e buscar via dde com a aplicação java as informações que eu quero. Agora o tempo pra pegar as informações diminuiu para 3 segundos. Que é o tempo que o excel atualiza quando está conectado pelo link DDE.

Abraço e bons investimentos.

[quote=baculejo]Galera, esse quebra cabeça de cotação o mais próximo possível do tempo real me atormentou um ano. Não quis pagar os 7 mil anual que os revendor cobram pelo sinal. Acabei achando um jeito trabalhoso, mas barato para quem for programar em JAVA.
Diversas corretoras oferecem o link dde (Dynamic Data Exchange) pro excel. ADVFN tbm tem, mas é pago (23 dolares mes). Minha corretora (RICO), oferece FREE. No primeiro momento, peguei esse link fiz uma Macro (em anexo) pra inserir direto no meu banco de dados MySQL. Depois eu lia essas informações no meu codigo java. A cada 20 segundos fazia o update em uma tabela e cada minuto o insert em outra. A tabela d insert era pro histórico.

O problema é a demora pra inserir. Quase 20 segundos pra fazer o update de 130 linhas do excel.

Estava eu, uma bela madrugada, tentando pegar, direto no java, as informações que a corretora passava pelo link dde pro excel. Pesquisando as APIs DDE, achei duas que funcionaram bem. A primeira que funcionou, era trial e o povo cobrava U$299,00 pela licença da API. Então testei uma gratuita http://jdde.pretty-tools.com. Que também funcionou depois de umas duas horas de trabalho. No site tem a API pra Download e os exemplos.
Para pegar as cotações do link DDE, utilizar a biblioteca http://jdde.pretty-tools.com.
Salvar o arquivo JavaDDE.dll (Win32 bits) ou JavaDDEx64.dll (win64 bits) na pasta Java\jre\bin.
pretty-tools-JDDE-1.0.2.jar na pasta Java\jre\lib
SERVICE = “Excel”;
TOPIC = “Nome da planilha”; (Nome da planilha do excel. Não é o nome do arquivo)
ITEM = ?L1C1?; (L → Linha, se o excel estiver em português ou R → Row, se o Excel estiver em inglês. C indica Column ou Coluna, então tanto faz inglês ou português)
Abrir o excel. Criar um projeto java e rodar um exemplo (RequestExample.java) que tem no site do jdde.pretty-tools.

Ainda não consigo pegar direto da corretora via DDE pra poder hospedar meu sistema em um host qualquer. Tenho que manter o excel rodando na minha máquina e buscar via dde com a aplicação java as informações que eu quero. Agora o tempo pra pegar as informações diminuiu para 3 segundos. Que é o tempo que o excel atualiza quando está conectado pelo link DDE.

Abraço e bons investimentos.[/quote]

Opa cara, meus parabéns. Sinceramente, meus parabéns. :slight_smile:

Eu estou optando por outro caminho, que é usando o MetaStock mesmo com DDE, mas vou testar a sua solução, se me ajudar no que preciso, tô dentro, hehe. O negócio é que eu gosto muito de análise técnica, então com o MetaStock isso sai legal. Ainda não estou na bolsa, mas estou estudando freneticamente, hehe. :slight_smile:

[]'s!

baculejo, parabéns pelo tutorial

uma dúvida: link DDE é de acordo com a corretora né?

será que a win trade tem?

Leozin, eu utilizo o link dde gratuito da minha corretora www.Rico.com.vc. Antes da Rico disponibilizar o serviço eu utilizava o link da ADVFN (pago). E experimentei o Operador da investbolsa (www.investbolsa.com.br), também gratuito, mas não me permitia criar macros e eu não conseguia ler o excel aberto. não testei a api dde nele, depois que descobri. A vantagem da investbolsa é que não cobrava taxa de manutenção e vc podia ter acesso ao link dde através do Operador ( o link dde deles).
Gosto muito do serviço e atendimento da RICO. Infelizmente desconheço os serviços da Win Trade.

Abraço,

codigo em python para pegar ultimo valor, na caso da GERDAU PN:

import urllib
import urllib2
import re
url = 'http://cotacoes.economia.uol.com.br/acao/index.html?codigo=GGBR4.SA'
user_agent = 'Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 5.5; Windows NT)'
values = {'name' : 'l','location' : 'l','language' : 'Python' }
headers = { 'User-Agent' : user_agent }
data = urllib.urlencode(values)
req = urllib2.Request(url, data, headers)
response = urllib2.urlopen(req)
m = response.read()
#m = re.search(r'\<tr class\=\"baixa\"\>\<!-- Alta/baixa/estavel --\>[\D\d]*\<\/tr\>', m).group()
m = re.search(r'\<td class\=\"ultima\"\>[0-9\,]*\<\/td\>', m).group()
m = re.split(r'\>|\<', m)[2]
print m

Alguem sabe como faria isso em python mas de um arquivo csv on line?

[quote=Edufa][quote=Edufa]Alguém sabe se existe disponibilizado algum webservice ou similar para verificar a cotação das ações da Bovespa?

Caso não tenha uma solução seria carregar a página com as cotações e encontra-las no meio do html, mas gostaria de evitar isso.

[]s[/quote]

Fica registrado aqui a ótima aplicação Eclipse Trader (http://eclipsetrader.sourceforge.net/), permite usar como provedor de dados o yahoo finance (basta adiciona .SA no final do código da ação, exemplo VALE5 = VALE5.SA) Como solução barata e simples funciona para o que eu queria. Claro que para algo mais proficional teria de pagar alguma empresa especializada nesse tipod e negócio. Mas fica aqui a dica.

[]s[/quote]

hehehe… eu ja tava abrindo o link aqui pra copiar e te passar, qndo vi este post… vejo que achou o eclipse trader… hehehehe
Nada como programar e acompanhar a evolução só na “aba” do eclipse… uahIUAHuiahUIAHuihaIUH

Bom, minha corretora é a do Bradesco msm; ja invisto em ações à un 2 anos; nestes dois anos consegui quase 90% de ganhos. Com os papéis da petro4 deu 100% hoje… na média deu uns 90% sorte que 60% da minha carteira é petro. 8)

[quote=Luiz Aguiar][quote=rafaelbtz][quote=Luiz Aguiar]Todos são 15 minutos de delay.

A minha dúvida é existe algum web service da propria Bovespa que forneca as cotações. Se não existe qual a melhor solução? Utilizar o Yahoo mesmo com todo aquele atraso?[/quote]
a consulta via site da bovespa tbm tem atraso… é só fazer uma parse simplesinho…

alias ainda esse dês se der tempo vou colocar no ar um site para cadastro de carteiras… apenas para acompanhamento… exatamente para quem quer apenas acompanhar suas carteiras… sabe qto de lucro esta tendo… etc, sem a necessidade de tomar deiscão imediata com as infos de lá.
[/quote]

Oi Luiz,

Vc sabe que existem diversos sites que oferecem isso, certo?

[]`s