Branch, Tag e Tronco(CVS)

Pessoal, sou novato em programação, tou iniciando um estágio em desenvolvimento java em uma empresa. Primeiro tou tendo que aprender CVS. Alguem poderia me explicar com detalhes esses termos usados no CVS(branch, tag, tronco) e como trabalhar com eles.
me enviaram um tutorial para ler sobre CVS, mas de fato ainda continuo com duvidas sobre eles,
li todos mas são muitos conceituais, então não para aprender muito.
Em vez de me mandar ler tutorias, alguem poderia me explicar com as próprias palavras como
trabalhar com esses troços, por exemplo, para que serve o branch, o que é “tagear”.
O quanto puderem ser detalhistas, vai me ajudar bastante, principalmente se me explicarem
usando exemplos.

[quote=gaviao2008]Pessoal, sou novato em programação, tou iniciando um estágio em desenvolvimento java em uma empresa. Primeiro tou tendo que aprender CVS. Alguem poderia me explicar com detalhes esses termos usados no CVS(branch, tag, tronco) e como trabalhar com eles.
me enviaram um tutorial para ler sobre CVS, mas de fato ainda continuo com duvidas sobre eles,
li todos mas são muitos conceituais, então não para aprender muito.
Em vez de me mandar ler tutorias, alguem poderia me explicar com as próprias palavras como
trabalhar com esses troços, por exemplo, para que serve o branch, o que é “tagear”.
O quanto puderem ser detalhistas, vai me ajudar bastante, principalmente se me explicarem
usando exemplos.[/quote]

Realmente não adianta ler manuais quando não se sabe o que é tag ou branch. Ai um dicionario ingles/portugues pode ajudar. Tag é etiqueta. Branch é ramo. (dai a analogia do tronco)

O repositorio CVS não é na realidade 1 só repositorio. existe o repositorio principal , o tronco. Ele é como o default.
Quando vc sincroniza os arquivos é com o tronco que são feitas as comparações.
Conforme os arquivos são alterados eles ganham versões diferentes. Como uns são mais editados que outros, essas versões não batem. Nem deveriam, entenda-se.