Brasil é Campeão Mundial de Ações Trabalhistas

Brasil é Campeão Mundial de Ações Trabalhistas
Cerca de 2 milhões de processos são julgados por ano. Resultado disso é uma conta astronômica para o país.

O Brasil conseguiu abocanhar mais um título para a sua extensa lista de conquistas negativas. Com cerca de 2 milhões de processos por ano, o país é campeão mundial em ações trabalhistas, segundo levantamento do sociólogo José Pastore, especialista em relações do trabalho há mais de 40 anos. Segundo ele, nos Estados Unidos o número de processos não passa de 75 mil; na França, 70 mil; e no Japão, 2,5 mil processos.

Na avaliação dele, a solução é uma reforma que elimine as distorções atuais e incentive as empresas a contratar os funcionários, reduzindo a informalidade. “Hoje muitas pessoas trabalham sem registro por causa da elevada carga tributária sobre os salários”.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,AA1453494-5599,00.html


Isso, além de ser um absurdo, talvez explique a recém onda de contratação de profissionais como CLT, ao invés de PJ, já que não adianta nada economizar um pouco em encargos a cada mês, mas ter que pagar uma bolada alta para o PJ que cobrar os direitos quando sair da empresa que o contratou.

OBS: coloquei esta notícia em Off-Topic porque não tem a ver com Java. Mas, se for o caso de moverem, no problem.

Isso é triste, a maioria das pessoas sabe que está em situação irregular, mas não falam nada, deixa acumular o “passivo trabalhista” pra depois dar o bote. Já fiu em reuniões de sindicato e o pessoal fala muito nisso.

E ação trabalhista é um negócio que todas as classes fazem, desde peão de obra até presidente (imagino que inclusive o nosso presidente da república já dançou essa música).

Lembra aquela história da mulher que viu que um mercado estava vendendo um produto vencido, daí comprou um monte pra depois processar o mercado.

Vamos concordar que a lei trabalhista brasileira é um bocado ruim… paternalista demais na minha opinião, o que acaba deixando os empregadores com vontade de burlar…

Completamente paternalista, pode ser “boa” para empregado, mas para o empregador ela é bem sufocante.

Ruim porque??
Poderia dizer algo que vc acha q é demais??

É ruim porque:

  • O sonho de todo Empresário brasileiro é trabalhar sozinho (todo mundo seja prestador de serviço);
  • O Sonho de todo Empregador é pagar salário de Operario da China para Arquiteto de Software.
    Por isso é ruim…
    []'s

[quote=eric_jf]Ruim porque??
Poderia dizer algo que vc acha q é demais??

Isso está na cara, conheço muita gente já fazendo as contas para se aposentar com processo trabalhista. Tem gente que trabalha como PJ há 10 ou 15 anos, e tem quase 200 mil para receber se entrar com processo trabalhista.
Repito, PJ não existe, PJ é enrolação.
CLT Flex também não tem embassamento jurídico.
Quem não tiver satisfeito com CLT, que mude a lei.
[]'s

FGTS e Previdência. Devia haver opção de contribuir pra uma prev. privada. E quanto ao FGTS, deveria ser responsabildade do empregado economizar.

Vale Refeição tabém é dispensável, deveriam embutir no salário. Isso foi criado pro cara não gastar tudo com cachaça e zona na primeira semana. É de um pensamento paternalista.

CLT Flex é uma furada maior do que Cooperativa.
Já recebi uma proposta de emprego na qual quase 20% do meu salário era em carteira e o resto era PLR. Caso eu precisasse um dia do INSS, iria ser “beneficiado” pelos 20% e depois para recorrer e conseguir incorporação da suposta PLR talvez gastasse mais do que eu iria ganhar.

[quote=ciczan]…
FGTS e Previdência. Devia haver opção de contribuir pra uma prev. privada. E quanto ao FGTS, deveria ser responsabildade do empregado economizar.
…[/quote]
Dê uma olhada quando fores fazer seu IR, pois tem uma opção na qual podes descontar valores sobre plano de saúde, previdência privada, entre outras alternativas privadas.

Até!

A lei é ruim pros dois lados, pros empregadores E para os empregados. A lei só é boa pro governo, que se faz de morto e enquanto isso vai mamando nas milhões de pequenas tetas. Por isso é que hoje a grande maioria do mercado (pelo menos de informática) ainda é PJ (apesar dessa onda de recontratação por CLT agora), para fugirem dos impostos.

E o grande problema é q a maioria das empresas é pqna, ela não tem como pagar um salário decente para um bom profissional devido ao custo desse profissional, aí duas opções contrata alguem pagando menos e menos qualificado (baixando a média salarial e ferrando com todo mundo) ou contrata pagando por fora.

Empresa média e grande pode pagar (mas as vezes não pagam por ganancia ou até mesmo outros motivos), mas no final são as pqnas é q se ferram. E justamente elas q movimentam o mercado.

Quando foi feito a previdencia publica não existia a previdencia privada, logo não tinha porque vc poder escolher.
E sobre o FGTS e o vale refeição, direta indiretamente vai ter que ser pago, ou em forma de salario ou de imposto.

Então do que vc disse não existe nenhuma coisa demais para o trabalhador, é apenas uma questão de forma, porque todos esses gastos da mesma forma vão para a empresa.

E como disse o luidhi : "Quem não tiver satisfeito com CLT, que mude a lei. "

[quote=ciczan][quote]
Ruim porque??
Poderia dizer algo que vc acha q é demais??
[/quote]

FGTS e Previdência. Devia haver opção de contribuir pra uma prev. privada. E quanto ao FGTS, deveria ser responsabildade do empregado economizar.

Vale Refeição tabém é dispensável, deveriam embutir no salário. Isso foi criado pro cara não gastar tudo com cachaça e zona na primeira semana. É de um pensamento paternalista.[/quote]

Qualquer mudança que pro governo signifique arrecadar menos dinheiro, não é interessante.
Vide CPMF, que deveria se chamar CMF.

Concordo com Marcio, para o governo o CLT é perfeito, já que arrecada bastante dos privados, e é ruim para o empregador e também para o empregado, já que esse último tende a receber menos por conta dos gastos altos dos empregadores com os impostos ortogados da CLT.

Se houve-se uma alternativa, menos impostos, menos taxas, mais incentivo financeiro do governo para as empresas (principalmente as micro e pequenas), com certeza haveria muito mais pessoas empregadas, mais oportunidades e até mesmo, melhor salários.

[quote=eric_jf]Ruim porque??
Poderia dizer algo que vc acha q é demais??

Inversão do ônus da prova…

[quote=Grinvon]Concordo com Marcio, para o governo o CLT é perfeito, já que arrecada bastante dos privados, e é ruim para o empregador e também para o empregado, já que esse último tende a receber menos por conta dos gastos altos dos empregadores com os impostos ortogados da CLT.

Se houve-se uma alternativa, menos impostos, menos taxas, mais incentivo financeiro do governo para as empresas (principalmente as micro e pequenas), com certeza haveria muito mais pessoas empregadas, mais oportunidades e até mesmo, melhor salários. [/quote]

Concordo em genero numero e grau, o problema, q para isso tem de rever a CLT e isso não vai acontecer pelo menos nessa encarnação… para isso só com reforma trabalhista, e isso implica em mexer pesado na constituição, para alterar estas leis é necessário, se não me engano, 3/5 na camara e no senado, numa votação em dois turnos (ou seja quatro votações), isso só sai com um apoio ao governo muito grande, o q hj não existe. Sem contar a pressão da sociedade e dos sindicatos q vão querer barrar (qq flexibilização da CLT é vista como algo ruim), mesmo q gere mais emprego e aumento o número de carteiras assinadas.

[quote=flaleite][quote=eric_jf]Ruim porque??
Poderia dizer algo que vc acha q é demais??

Inversão do ônus da prova…[/quote]
Não entendi…

Inversão porque??
Quem afirmou foi ele, eu nem disse minha opnião.
Claro que ele que deveria explicar o porque, não eu, já que não afirmei nada.

[quote=flaleite][quote=eric_jf]Ruim porque??
Poderia dizer algo que vc acha q é demais??

Inversão do ônus da prova…[/quote]

[quote=eric_jf]Inversão porque??
Quem afirmou foi ele, eu nem disse minha opnião.
Claro que ele que deveria explicar o porque, não eu, já que não afirmei nada.

[quote=flaleite][quote=eric_jf]Ruim porque??
Poderia dizer algo que vc acha q é demais??

Inversão do ônus da prova…[/quote][/quote]

beleza, vamos lá…

Acho que a lei trbalhista tira a AGILIDADE de ambos os lados… 30 dias de aviso, sindicato precisa assinar (?) e tudo isso…

Depois disso tem os encargos. Contratar um funcionário é tão caro, mas tão caro que as empresas acabam ficando com estagiários, pj’s e etc. Sem pensar muito: férias, licenca disso e daquilo, alimentação, transporte, saúde, fgts. Olha o preço. Se isso fosse tudo incluido no salário, cada um se virava como quisesse. O cara é sem noção e gastou tudo com cerveja e farra na 1a semana? Se vira.

Previdência publica?? Não funciona… todo mundo sabe, mas não é por falta de dinheiro (como todo mundo acha). Devia ser opcional, se eu quiser fazer uma previdência privada eu vou lá e faço (sem outra dedução de IR, por favor)

Acho que o esquema de contratos, como funciona nos eua é uma ótima. Bom para os dois, é só ter as clausulas bem definidas e pronto.

Chega né… inté.

Editado. Na verdade, só adicionado.

Vargas foi muito bomzinho com a população. Poder ser que na época era necessário, mas esse protecionismo sufoca as empresas nos dias de hoje. Uma lei de 60 anos tem que ser revista.