Brasil na lanterna do desenvolvimento em TI

SÃO PAULO - O Brasil está atrás da Argentina, do Chile e do México no Indicador da Sociedade da Informação.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012007/03012007-4.shl

SOU BRASILEIRO E NAO DESISTO NUNCA!!! RS!!

Argentina, México e Chile. Qualquer um destes países possui índices de desenvolvimento escolar superior ao brasileiro. Logo, o resultado desta pesquisa não me assusta nem um pouco.

Me arrependi de nao ter votado no Cristovam! Nao sei se ele cumpriria o que falou em campanha, mas as idéias dele para melhorar a educação eram boas…

edução é a base!!!

A base é a educação de base. Contudo criança não vota, vota quem conseguiu uma vaga na universidade graças as novas universidades, cotas etc. Nada contra esse tipo de atitude do governo ensino superior também é válido, mas entre escolher dar enfase a educação de base, enfase a educação superior, ou fazer os dois nas coxas, prefiro enfase total na educação de base.

ah concerteza mais isso eh um problema de anos e nao eh o governo atual que vai querer concertar isso ne? entao ele faz os programas deles… as faculdade particulares(organizações) muitos inadiplente com o governo participa dos projetos… para diminuir suas dividas… o seguinte que melhorar a base eh uma tarefa ardua e muito… as escolas acabas… roubos e mais roubos professor mau preparado… até pelo concurso quando existe percebe-se… é professor formado em portugues ensinado matematica, e fisica… com o livro do lado que nem sabe o q tá falando…então o governo que apagar isso da mente… de nos brasileiros e dizer que a educao do pais tá avançando realmente ta sim… ele conseguiu dar segundo grau a todos…com esse tã ode supletivo, curso de aceleração, agora é a vez do superior… eles nao tá nem ai para qualidade e sim para numeros… olhe os comerciais na tv indice de analfabetismo diminuiu no brasil… claro eles analisa pelo numero de formandos no segundo grau por ano e nao a qualidade sera q sabe ler? hehe acredito que eh um diferencial dos paises citados que estao na frente, nao conheço a edução deles…do chile que já vi uma materia na tv por alto.

Vocês viram as variáveis utilizadas na formação desse índice?

Como a INFO é uma revista fraquinha, nem colocou o link para a publicação: http://www.iese.edu/es/files/5_26110.pdf (francamente, fico na dúvida se eles chegaram a ler ou se somente copiaram a notícia…)

Como o Brasil é muito grande e tem problemas de distribuição de renda, várias medidas do tipo X coisas por mil habitantes dão resultado um ruim se comparado com o obtido na Argentina, no México ou no Chile. Esse índice usa, por exemplo, número de de celulares / 1000 habitantes…

Nem todo índice é bom, é necessário sempre analisar criticamente a sua composição…

Na minha opinião, um bom índice levaria em consideração número de profissionais certificados, número de empresas certificadas, valor exportado, número de publicações internacionais, número de analistas de sistemas graduados, etc.

Acredito que o Brasil se daria mal num índice como esse também, mas aí já é outra história…

Anos não, gerações.

Pessoal, acho q este fórum não foi feito para discutir problemas sociais, porém, não quis perder a oportunidade d tirar uma casquinha:

Acredito noh q jah foi falado, o governo quer saber apenas de numeros: no governo tal tivemos um aumento de tantos porcentos de pessoas alfabetizadas. Quem teve o “prazer” de estudar em uma escola pública e teve a oportunidade de cursar um técnico, sabe mto bem q naum é facil viver com o salario q te pagam como estagiário, aux. técnico ou ateh msm técnico e ainda pagar uma boa faculdade d engenharia q hj não sai menos q R$800(em sp) a menos q se faça como o governo quer, entre em uma faculdade qlq e entre para as estatisticas. Não tenho nda contra os cursos de tecnologia, inclusive jah me interessei, mas hj vemos um abuso nessa área, e é incrivel q o governo não faça nda p mudar isso: hj temos cursos superiores de tecnologia em 2 anos. Isso é ridiculo, vc passa no minimo 11 anos na escola (fundamental e médio), para se tornar um cidadão e em apenas 2 anos faz um curso superior, com quase a mesma carga horaria de um curso técnico?? Qnd vc termina e vai tentar atuar na área vc v q não é tão facil assim!

[quote=luizgibson]Vocês viram as variáveis utilizadas na formação desse índice?

Como a INFO é uma revista fraquinha, nem colocou o link para a publicação: http://www.iese.edu/es/files/5_26110.pdf (francamente, fico na dúvida se eles chegaram a ler ou se somente copiaram a notícia…)

Como o Brasil é muito grande e tem problemas de distribuição de renda, várias medidas do tipo X coisas por mil habitantes dão resultado um ruim se comparado com o obtido na Argentina, no México ou no Chile. Esse índice usa, por exemplo, número de de celulares / 1000 habitantes…

Nem todo índice é bom, é necessário sempre analisar criticamente a sua composição

Na minha opinião, um bom índice levaria em consideração número de profissionais certificados, número de empresas certificadas, valor exportado, número de publicações internacionais, número de analistas de sistemas graduados, etc.

Acredito que o Brasil se daria mal num índice como esse também, mas aí já é outra história…[/quote]

O melhor post deste tópico… se tivessemos as estrelinhas… seriam no mínimo 5 por este post.

Compara um país continental como o Brasil com o nossos vizinhos é no mínimo uma piada de mau gosto. Não digo que não precisamos avançar… mas quem já precisou usar o celular no Chile, na Argentina sabe que as coisas não são bem assim… e não sabia que número de celulares por habitante era um bom referencial para identificar a “democratização da informação” ou medir qualidade dos profissionais ou mesmo do mercado de TI.

:lol:

Ensino é tudo, mtas escolas particulares de São Caetano e SP estão investindo em TI.
Em uma escola proxima a minha casa, tem até Lego Midstorm p/ os alunos de 1 a 8 séries e Robótica pra alunos de 1 ao 3 colegial, e as do estado??? Nada… o governo nao investe e o ensino é uma porcaria, falo isso pq estudei em escolas estaduais a minha vida toda e oq me salvou foi o técnico q eu fiz na escola Municipal de São Caetano…

Esse Lego eu lembro de ter “brincado” no colégio, junto de robótica (não era no técnico e sim no médio mesmo). Tive sorte de estudar em uma escola pública, mas ainda com alguma qualidade. Mas melhor do que fazer o braço robótico bater na mesa, é fazer casinhas de passarinho em marcenaria.

Mas fora meus devaneios, a educação, tanto pública quanto a privada, está em assaz decadência desde os anos 70. Mesmo que houvesse investimento pesado desde agora, só os nossos netos iriam desfrutar completamente, e neto para votar, só daqui a 40 anos, nesse ano nossos exclentíssimos políticos já vão estar no bico do corvo. Pena que não tenhamos políticos com a “virtù”.

Até!

[quote=maquiavelbona]Esse Lego eu lembro de ter “brincado” no colégio, junto de robótica (não era no técnico e sim no médio mesmo). Tive sorte de estudar em uma escola pública, mas ainda com alguma qualidade. Mas melhor do que fazer o braço robótico bater na mesa, é fazer casinhas de passarinho em marcenaria.

Mas fora meus devaneios, a educação, tanto pública quanto a privada, está em assaz decadência desde os anos 70. Mesmo que houvesse investimento pesado desde agora, só os nossos netos iriam desfrutar completamente, e neto para votar, só daqui a 40 anos, nesse ano nossos exclentíssimos políticos já vão estar no bico do corvo. Pena que não tenhamos políticos com a “virtù”.

Até![/quote]

algumas escolas estaduais usam o dinheiro q ganham pra melhorar, as outras (maioria) ou nao usam ou somem como acontecia na minha antiga escola…

Discordo de nosso amigo que falou que no Brasil o governo está exagerando nos cursos de tecnologia, aqui na empresa que trabalho como analista de sistema(formado), existem funcionarios formados em faculdades de 4,5 anos de estudo que ganhão mais que outros funcionarios não formados, sendo que alguns funcionarios não formados tem mais conhecimento e capacidade que alguns formados.

Acredito que os cursos de tecnologia vem para tirar a diferença e deixar que o mercado escolha quem realmente tem capacidade, porque ficar em uma faculdade particular 4,5 anos enchendo linguiça para sugar todo seu dinheiro nem sempre e sinal de qualidade de ensino.

[quote=wiltonLazary]Discordo de nosso amigo que falou que no Brasil o governo está exagerando nos cursos de tecnologia, aqui na empresa que trabalho como analista de sistema(formado), existem funcionarios formados em faculdades de 4,5 anos de estudo que ganhão mais que outros funcionarios não formados, sendo que alguns funcionarios não formados tem mais conhecimento e capacidade que alguns formados.

Acredito que os cursos de tecnologia vem para tirar a diferença e deixar que o mercado escolha quem realmente tem capacidade, porque ficar em uma faculdade particular 4,5 anos enchendo linguiça para sugar todo seu dinheiro nem sempre e sinal de qualidade de ensino.[/quote]

Ué aonde vc leu q o governo brasileiro exagera? Tá todo mundo reclamando q ele devia investir… :smiley:

Concordo completamente em genero numero e grau, infelizmente amigo, nao sao metas alcançadas ou exito que tem peso em reeleiçao, mas o voto de quem pode ser comprado por 50,00 por mes ou pseudo doutor com curso superior…

Abraços

[quote=melges]Pessoal, acho q este fórum não foi feito para discutir problemas sociais, porém, não quis perder a oportunidade d tirar uma casquinha:

Não tenho nda contra os cursos de tecnologia, inclusive jah me interessei, mas hj vemos um abuso nessa área, e é incrivel q o governo não faça nda p mudar isso: hj temos cursos superiores de tecnologia em 2 anos. Isso é ridiculo, vc passa no minimo 11 anos na escola (fundamental e médio), para se tornar um cidadão e em apenas 2 anos faz um curso superior, com quase a mesma carga horaria de um curso técnico?? Qnd vc termina e vai tentar atuar na área vc v q não é tão facil assim! [/quote]

Discordo da citação de nosso amigo, geralmente quem fez uma faculdade de 5 anos se sente prejudicado quando ve alguem se formando em 2, imagino que quem conhece o ramo da informatica concorde que tempo de faculdade nao e sinonimo de qualidade de ensino.

[quote=wiltonLazary][quote=melges]Pessoal, acho q este fórum não foi feito para discutir problemas sociais, porém, não quis perder a oportunidade d tirar uma casquinha:

Não tenho nda contra os cursos de tecnologia, inclusive jah me interessei, mas hj vemos um abuso nessa área, e é incrivel q o governo não faça nda p mudar isso: hj temos cursos superiores de tecnologia em 2 anos. Isso é ridiculo, vc passa no minimo 11 anos na escola (fundamental e médio), para se tornar um cidadão e em apenas 2 anos faz um curso superior, com quase a mesma carga horaria de um curso técnico?? Qnd vc termina e vai tentar atuar na área vc v q não é tão facil assim! [/quote]

Discordo da citação de nosso amigo, geralmente quem fez uma faculdade de 5 anos se sente prejudicado quando ve alguem se formando em 2, imagino que quem conhece o ramo da informatica concorde que tempo de faculdade nao e sinonimo de qualidade de ensino.[/quote]

Concordo com o amigo ai acima…essa discussão sobre tempo de curso superior não passa de dor de cotovelo das pessoas que fizeram ou fazem cursos de 4 anos…Acordem, não é mais necessário se formar em Ciência da Computação para se tornar um desenvolvedor de sucesso.

Não sei de onde tiram a ideia de que se aprende a programar em faculdade, informática não é igual as outras profissões, acordem!!!

O grande caso não é quem faz em 5 anos reclama de quem faz em 2 e sim que os que fazem 5, geralmente generalistas e que a faculdade agrega mais conteúdo, são menos considerados do que pessoas que fazem cursos de 2 anos, especialistas e com menos carga geral e sim com mais carga “prática”.
Parece que quem estuda mais é pior do que quem corre para o mercado mais cedo, isso sem entrar no mérito de qualidade de curso. Será que 2 ou 3 anos de estudo são tão desprezíveis assim?

Até!

Na minha opnião a questão do diploma superior e meramente formal, e altamente desejavel e até pré requisito em algumas empresas que o sujeito tenha curso superior, mas não e o fator decisivo, chegando no emprego voce vai ter que mostrar oque sabe e tambem oque tem capacidade de aprender, e isso varia de individuo para individuo, voce tanto pode fazer um curso de 2 anos e sair de lá sem saber nada ou um curso de 4 anos e sair igualmente sem saber nada, ser cientista da computação somente no papel, um caso pratico foi quando eu era gerente de tecnologia de um grupo de empresas e supervisionava o estagio de algumas pessoas que estavao se formando em analise de sistema e com certesa somente um deles tinha realmente capacidade de fazer algo de bom na area de informatica, embora todos tenhao se formado.