Boa tarde povo, todo dia acordo e me pergunto se existe povo mais falsa moral e submetido igual ao nosso ? Discordam, o que isso tem a ver com programação ou brasilidade ?
Antes de tudo, acredito que uns 80% dos brasileiros lendo isso devem estar se perguntando ? O que vou lucrar com isso, digo, brasileiro não lucra, tira vantagem ?
No início, elegemos um presidente que mal fala português, nenhuma outra língua, apenas essa pobreza de língua, contudo, foi o único a impor respeito e reconhecimento internacional ao Brasil por conta disto, o famoso ?esse é o cara !?, Sarcozy fala português, ou outra língua, se sim, quais ? Obama fala português ? Idiomas falados é sinonimo de respeito ? Respeito não é ser poliglota. É fazer que seus parceiros (parceiro = relação recíproca) responda obrigado em português e ?obrigado ? no idioma dele. Somos um povo criativo !? Em que ? Richfaces, spring, dotnet, java, VB, Delphi, qualquer tecnologia Merd… que seja, a sim, tem o BrazilUtils, pô quanta criatividade ! Vamos chegar até a lua ? Ah, isso não é novidade, na década de 60 já fizeram isso, claro que décadas depois faremos isso com a maior facilidade ! Não, como não, somos o povo mais criativo do mundo, como até agora não conseguimos isso ? Inexplicável, né !
Pessoal, meu objetivo aqui não é ridicularizar ninguém, só quero deixar claro que se quisermos ser realmente independentes, desculpe, independente é coisa do passado no mundo globalizado, quero dizer, se quisermos ter o direito de dar ?pitaco? no mundo atual teremos que sermos infinitamente melhor do que somos. Não digo isso por mim, tenho 32 anos, acredito que nossa geração não passará de frentista ou atendente de Mac Donalds do mundo, isso se formos bons, digo pelo meus filhos Diego e Nícolas. Quero que eles sejam muito bons no que fazem, mas não quero que perante o mundo eles sejam exceção, quero que eles sejam reconhecidos como brasileiros, pois é, assim são os brasileiros. Não acho que comandos ?if? deveriam se chamar ?se? ! Mas até que momento não teremos que pagar para escrever um comando ?if? ?
Vou além ! Até quando será possível dizer ?NÃO? quando não concordamos com alguma imposição estrangeira ? Não penso em guerra e em nada do gênero ? Mas, TECNOLOGIA, saúde e educação. BRASIL ACIMA DE TUDO ! Defesa nacional, pensem nisso ? Vocês podem até não acreditar, mas fazem parte disso, e são os maiores interessados. Pensem !
Parei de ler seu texto aqui cara.
nenhuma outra língua, apenas essa pobreza de língua
Você não nega sua nacionalidade ! Típico !
Essa parada de inovação é meio sei lá. Tu já usaste alguma linguagem de programação criada na França, Espanha, Inglaterra ou qualquer país (tirando US) que “dá pitaco” como você diz?
Ah claro ! Já que não somos a França, a Inglaterra, a Alemanha. Claro, nós com esse pensamento medíocre só poderemos pensar em algo melhor bem depois que eles já tiverem feito algo muito melhor. Estatisticamente. Seu argumento não nega a raça. “Quem somos nós para pensarmos na hipótese de fazer melhor ?”. É absurdo ! Mas para vocês verem. Não nos demos nem o direito de querer fazer melhor !!! Sabem por quê ? Já nascemos sendo ensinado de que não seremos capazes ! Lembram, santo de casa não faz milagre !
Ah, outra coisa ! Inovar não nos cabe ! Deixem para a Inglaterra, França, EUA ou outro País do 1º Mundo. A China e a Índia são muito abusadas não acham ?!
Desculpe ! Apenas quis ser sarcástico. Acho a língua portuguesa riquissíma ! Apenas quis me referir a questão de nas últimas eleições, alguns acreditarem que realmente é relevante um Presidente da República falar outros idiomas. Não penso que o mundo precisa aprender português, mas é inferior pensar que necessitamos ser poliglotas para que o mundo nos respeite. Sem demagogia. Presidente precisa falar com o povo. Não quero levar para o lado político. Reflitam pela auto-estima de nosso povo. Sem ousar, seremos escravos da nova ordem mundial ! O pior é que eu acho ela bem democratica para aqueles que tiverem a ousadia de inovar ! Olhem as respostas acima ! Mudem isso ! Vamos pelo menos ousar tentar fazer melhor ! É o que eu digo: A história de o brasileiro é um povo criativo… Criativo em quê ?
Desculpem: riquissíma, certo -> riquíssima. E complexa também
Bom, para começar discordo de sua opinião. É muito fácil criticar ou falar mal, mas para isso, é necessário uma boa base argumentativa e não se basear no censo comum. O Brasileiro está acostumado com uma enorme diversidade de situações(cenários), coisa que outros povos nem se quer imaginam ou ousam imaginar. Temos que nos adaptar o tempo todo, “dançarmos diferentes rítimos”, sermos fluentes em outras línguas, corremos atáz do saber. Acho que estas características são motivo de orgulho, não para depreciar. Para que possamos ser considerados como um pólo de desenvolvimento tecnológico, é necessário investir em ciência e tecnologia, coisa que até aqui nenhum governo fez por falta de vontade política.
Concordo com sua iniciativa e vontade, mas descordo do seu censo prático. Não estou descutindo a cultura de nossa povo. É vasta, diversa e tem para todos os gostos. Somos sim, com certeza, a maior miscigenação de raças vivendo pacificamente no mundo. Só discuto que precisamos irmos além. Exemplo: somos considerados exemplo mundial no tratamento da AIDS, porém, para isto, foi necessário quebrar a patente do coquetel necessário ao tratamento desta doença. Será sempre assim ? É isso ? Alguém estuda, gasta bilhões de dolares na cura de uma determinada doença e nós quebramos a patente. Tomará que alguém não desanime em pesquisar a cura do câncer e depois de anos veja um governo estrangeiro arregaçar com anos de estudo. É polemico sei ! Mas infelizmente as organizações de ponta são privadas e não estatais, sem lucro elas não sobrevivem, sem lucro novas curas não serão descobertas, sem lucro nem você irá levantar da cama para escrever uma linha de código que valha. Sou a favor de desenvolvermos a tecnologia aqui, não piratea-las, quer usar, pague por ela. Exporte-a. Não espere sentado na cadeira achando que o governo é responsável pelo seu sucesso ou que é ele quem tem que subsidiar suas descobertas. Falta sim, qualidade de ensino público, mas se acharmos que o governo terá uma política que nos favoreça, esqueça ! É pura sangria de impostos. É difícil ser empreendedor, muitos tentam, mas eu te garanto uma coisa. Os bons conseguem, os inovadores conseguem e quem se levantar da cadeira, sacodir a poeira e tiver realmente uma boa idéia, garanto que não irá morre de fome. Infelizmente, não tenho essa capacidade, já tentei e falhei, ou melhor, fali. Só quero o brasileiro deixe de culpar o governo, os EUA, o Paraguai, a divida externa o azar e todo o resto pelo seus insucessos. Camarada, cobra não tem perna e corre mais rápido que você.
Concordo contigo. Mas qual é o propósito de tanta revolta? Ninguém aqui mudará de opinião ou se transformará em empreendedor por causa disso.
Uma boa parte dessas tecnologias que usamos são muito fáceis de se fazer e outras idéias de fora que são vendidas aqui são bem cretinas (por exemplo, Spring. Se aquele lixo é considerado “bom” então o desenvolvedor americano não é muito bom da cabeça). Não vejo dificuldade em criar algo, visto que a qualidade do que vem de fora é duvidosa. Acho que o problema mesmo é cultural. No Brasil desenvolvedor não é valorizado e aqui o povo quer levar todo mundo na conversa. Quem tem a capacidade muitas vezes opta por mudar de área ou levar os outros na conversa ao invés de investir em algo assim, justamente porque se não fazê-lo acabará se dando mal profissionalmente.
Vivemos no país onde “esse trabalho (referindo-se à tecnologia) não importa”, como já ouvi diversas vezes de gerentes e executivos de empresas.
Acho que é por isso que não há ênfase em tecnologia. Ninguém pensa em criar um produto e ficar rico programando (assim como a Microsoft e diversas outras empresas fizeram). Aqui mesmo no fórum ainda há aqueles que são da turma do opensource e acha que cobrar por software é ruim porque “ninguém vai ganhar dinheiro programando somente”.
É triste, mas é a verdade. Enquanto americanos ficam milionários por coisas imbecis que qualquer um aqui poderia ter feito.
Desculpe, não é revolta, é reflexão, estou postando aqui no GUJ porque algumas das mentes formadoras de opinião estão aqui, algumas pessoas que estão aqui já possuem atributos para ir além, e principalmente para ao menos acreditarmos que somos capazes. Novamente, todas as respostas que aqui estão (até agora) respaldam minha tese. Não acreditamos sermos capazes, nós mesmos achamos que tentar fazer alguma coisa não mudará em nada nossa perspectiva. Acredito na utilidade das tecnologias OpenSource, sou fã de java, mas não acredito em santos. Para mim elas tem objetivos claros. Se tornarem fortes e difundidas o suficiente para serem adquiridas por uma empresa privada. Essas empresas adquirem e por alguns anos manterão essa tecnologia aberta até que um belo dia… Aprenda uma nova tecnogia opensource… Vou fazer uma simples analogia. Para os leigos, o uso do GPS é gratuíto (não a compra do aparelho) como a TV aberta. Porém todos os satételites e todas as nações do mundo comem na mão dos EUA. Por ser gratuita até agora ninguém conseguiu desenvolver algo tão bom e difundida. Pergunta ? Alguém acha que é generosidade ? Se alguém achar que é, pergunto ? Completou o 2º Grau ? Qualquer semelhança com opensource é mera coincidência !?
Eu não concordo com a sua opinião. Por um bom tempo por sermos muito submissos a produtos estrangeiros, FMI, etc, criou-se aqui no Brasil um sentimento de inferioridade. Mas não acho que isso seja verdade. Por exemplo, você sabia que foi o Brasil um dos primeiros países a descobrir uma cura para a gripe suína? Outra, a tecnologia e o alcool brasileiro é muito melhor que o álcool extraído do milho nos Estados Unidos por exemplo. Há ainda inúmeros exemplos, mas ainda assim outros países grandes ainda são os primeiros em pesquisa, desenvolvimento de tecnologia. Porém note que o Brasil aos poucos vai se tornando um país respeitado mundo afora e isso foi sendo conquistado aos poucos. Mas para o país ser uma nação conhecido pelo seu desenvolvimento de novas tecnologias precisa investir em educação e pesquisa, o que é, infelizmente, feito muito pouco por aqui. Mas com a pressão das pessoas, da imprensa, etc, isso tende a mudar. Outro dia saiu uma notícia de que o governo vai investir não quantos bilhões a mais na educação. Essas mudanças não ocorrem do dia para a noite, mas aos poucos. Porém isso exige força de vontade e bom senso de todos para pressionar o governo atuante a investir onde é correto.
Ok douglas, concordo. Saber votar então é fundamental. Seu argumento do alcool é interessante, porém incompleto. Os americanos utilizam milho por diversas outras questões, como melhor adaptação entre outras coisas. Sinceramente, produzir alcool a partir da cana não é nenhum mistério. Plantar cana não é mistério. Viva a EMBRAPA, tenho muito orgulho dela. Veja uma revista, “não vou citar o nome hein !”, que publicou mês passado a situação mundial segundo eles pós-crise. Lá está a pauta de exportação e importação de produtos brasileiros e de outros Países significantes. Talvez entenda o que quero dizer. Concordo com o Presidente que temos parar com a mania de nos acharmos pequenos. Acredito que não é só questão de tempo. Temos principalmente é que mudarmos de atitude, aí sim pensaremos em tempo.
Tópico trancado.