Brasileiros perdem 2 horas de trabalho por semana navegando

SÃO PAULO - Os funcionários brasileiros perdem duas horas de trabalho por semana navegando em sites que não se relacionam com suas atividades profissionais, segundo revela a pesquisa internacional Web@Work 2005, realizada pela empresa Websense no Brasil e em outros sete países da América Latina e da Ásia/Pacífico.

De acordo com o estudo, 72% dos empregados consultados confessaram esta prática, e 35% das pessoas chegaram a trocar os minutos do cafezinho para poderem continuar usando a internet para fins pessoais.

Os gerentes de Tecnologia da Informação (TI) destas empresas, contudo, têm uma outra impressão sobre este assunto, pois imaginam que, na média, os empregados gastem 4,3 horas por semana em navegação por páginas eletrônicas desvinculadas ao trabalho.

Preferências
Enquanto estão “fugindo” do trabalho, os sites mais visitados pelos funcionários são aqueles de internet banking, acessados por 52% dos entrevistados. Na seqüência, aparecem as páginas de notícias (46%) e as lojas virtuais (22%). A pesquisa revela ainda que 4% das pessoas já navegaram em sites pornográficos através de computadores da empresa.

A mesma sondagem da Websense mostra também que 72% dos funcionários não só utilizam programas de mensagens instantâneas (msn, icq, etc…), como afirmam que costumam enviar arquivos anexados através deles, o que expõe ainda mais a rede da empresa à invasão de vírus ou malwares.

Vale dizer que os outros países que participaram do estudo foram Chile, Colômbia, México, Austrália, China, Hong Kong e Índia.

Fonte:
http://www2.uol.com.br/infopessoal/noticias/_HOME_TOP_372067.shtml

2h por semana!!?? :roll:

Eu concordaria se ele dissesse 2 horas por dia…

Eu não acho que isso seja ruim, muitas pessoas só tem o trabalho para acessar a inet. Quanto mais informação melhor para um pais considerado “burro” frente aos paises mais desenvolvidos do mundo.

Você não pensaria assim se fosse dono de uma empresa e estivesse pagando funcionários que ao invés de estarem trabalhando, estão navegando na internet :roll:

Então tu não é a favor de que pessoas que não possuem computador possam acessar a internet?

Ah, claro! Elas devem pagar para fazer isso, mas no trabalho nunca! Afinal o trabalho 100% a favor da empresa traz muito crescimento individual, os escravos provaram isso.

Melhor mesmo deve ser perder 2 horas da semana fumando, né?

Cara… nada contra tua opinião, acho que tu deve defendê-la e nem é minha intenção mudá-la. Estou apenas dizendo o que penso.

Abraço.

Eu acho que até 2h por dia perdidas lendo e-mails pessoais, sites, notícias em geral é pouco tempo :lol:. E na boa, na minha opnião isso é uma necessidade do ser humano, pqp, quem é que senta no seu desktop no trabalho, abre a IDE, o console, o banco de dados e oq for e só fica trabalhando até o fim do espediente? Quem aguenta isso? Come on… Estou fazendo a cadeira de OSM (Organização, Sistemas e Métodos), q o intuito é justamente este, fazer da gente virar uns robozinho pra não perder tempo no trabalho e sempre tentar ser mais produtivo, só q o professor força até um certo ponto… é de mais as piração do cara. Como eu disse, essa “perda de tempo” pra navegar, sair e tomar um café, vadiar um pouco no sol lá fora, é uma necessidade, pro trabalho continuar produtivo.

matheus, sem contar que é provado que quando o empregado está satisfeito com as condições e tem vontade de ir para o trabalho ele rende muito mais.

Alguns paises europeus mais desenvolvidos adotam carga horária de 6 horas diárias, e aposto que as empresas não deixam de produzir por isso.

A filosofia das novas empresas, principalmente na área de TI, é qualidade e não quantidade. Não importa se o cara passa o dia na internet vendo a tabela do brasileirão, se ele entregou o projeto na data prevista com a qualidade e funcionabilidade especificada, não tem problema.

Claro que ninguém perde tanto tempo e faz algo tão bom, mas baixar a cabeça e só trabalhar não é o melhor para a própria empresa.

Eu concordo com o microfilo.

O cara é pago para trabalhar, não para ficar navegando. Seja para fazer uma coisa “importante” como ver seu saldo ou para ficar batendo papo. Se ele quer navegar, que navegue em outro lugar. Se não tem outro lugar pra navegar, isso não é problema da empresa.

Sem dúvidas, um empregado satisfeito vai produzir mais, mas o cara não pode simplesmente dizer: “Ahh, eu não estou satisfeito com meu trabalho porque meu chefe me paga por 8h de trabalho e quer que eu trabalhe todas as 8h” ou “Não estou satisfeito porque não posso ficar navegando durante meu trabalho”.

Se eu tivesse uma empresa gostaria que ela fosse reconhecida com um ótimo ambiente para trabalhar, que as pessoas falassem “Bah, como eu gostaria de trabalhar lá”.

Tenho certeza que dando o melhor para o empregado a empresa forma os melhores profissionais e atrai os mais reconhecidos do mercado. Mas se o cara não sabe aproveitar a mordomia que tem, então não serve para empresa. TUDO com exagero não é bom.

Se o profissional não perde o tempo dele na internet, pode perder com coisas muito piores. Acesso a cultura, mesmo que seja a de um chat, é sempre bem vinda.

Pessoas bitoladas formam empresas bitoladas e a historia mostra que o foco apenas no objetivo sem pensar em quem vai alcançá-lo nunca resulta em sucesso.

Sim, também acho uma boa, desde que isso não atrapalhe o trabalho.

Mas nesse país, você dá uma mão, o cara quer um braço. Pode haver exceções, mas se não tem pressão, a coisa não funciona. Vai num detran, cartório ou órgão público pra entender.

[quote=“was”]Se o profissional não perde o tempo dele na internet, pode perder com coisas muito piores.[/quote]Desde que não seja na empresa, ele pode fazer o que quiser no tempo livre dele.

Mas é só questão de costume. Brasileiro quer logo o braço porque quase nunca ganha a mão e isso é culpa de nós mesmos, os brasileiros. Internet já faz parte da vida, não dá para ficar privando as pessoas de acessa-la.

Também existem trabalhadores que rendem muito menos sob pressão, na verdade, todo trabalhador sob pressão exagerada rende muito menos. As empresas mais conceituadas tornam o trabalho o mais confortável possível.

O ambiente de trabalho não pode ser uma penitenciaria, afinal, todo mundo está ali para se ajudar. Pra que privar uma pessoa de uma coisa que pode ajudá-la? O dono da empresa não deixa de lucrar por 2 horas semanais de acesso a internet.

Vocês são a favor de que não se pode tomar cafezinho durante o expediente também? Alem de perder tempo o empregado consome bens da compania!

Qualquer cadeira de Administração I ou Administração II resolve este tópico. Lendo o post do Schuenemann eu lembro do Ford. heheheh

É uma discussão complicada :slight_smile:

Um fato é que todas as pessoas são diferentes, e não dá para tratar cada uma de forma diferente.
Tem gente que, mesmo não pressionada de nenhuma forma, vai se esforçar e fazer seu trabalho de forma satisfatória.
Outros, na menor oportunidade, vai literalmente “cagar” pro trabalho.

Às vezes, por cada de uns, todos perdem a liberdade.

Também acho legal que se possa “relaxar” um pouco durante o trabalho, com o cafezinho, por exemplo. Mas acho que se um chefe proíbe esse tipo de coisa, provavelmente já permitiu e se arrependeu.

:slight_smile:

[quote=“Schuenemann”]É uma discussão complicada :slight_smile:

Um fato é que todas as pessoas são diferentes, e não dá para tratar cada uma de forma diferente.
Tem gente que, mesmo não pressionada de nenhuma forma, vai se esforçar e fazer seu trabalho de forma satisfatória.
Outros, na menor oportunidade, vai literalmente “cagar” pro trabalho.

Às vezes, por cada de uns, todos perdem a liberdade.

Também acho legal que se possa “relaxar” um pouco durante o trabalho, com o cafezinho, por exemplo. Mas acho que se um chefe proíbe esse tipo de coisa, provavelmente já permitiu e se arrependeu.

:)[/quote]

há um tempo atrás eu fique amarrando uns morpgs aqui no trampo, e por causa d mim, a galera agora não pode jogar jogos on line, sóp jogos desktop, por que tava tão viciante que deixava de fazer as coisas pra amarrar, LÓGICO que o caso aqui é NET, estilo, NÃO TEM NADA D+ de uma pessoa chegar e ver seus emails, olhar umas promoções e tal, coisa que qualquer noob de Net faz no seu dia, é até bom, saca só, vc chega de 8 hs no trampo (ex), seu patrão com aquela cara de T-REX e você lê um email ilário, altamente engraçado em plena manhã já enche o pulmão de ânimo pra trabalhar!

Agora, se der a mão a turma quer a MÃE!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

A melhor coisa a fazer é trabalhar e nas horas do almoço fuçar a net! :slight_smile: