BrazilUtils API

Bom, se serve pra todas eu realmente não sei não, mas pelo menos com o meu cartão foi hehehe.

É, fiz uma gui bem meia boca e misturada com as classes lá, mas só pra testar claro. Acho que devia ter feito uma classe de testes agora que você falou hehe.

flw

Já está tudo de acordo, com comentários em inglês e demais acertos, no CVS.

Só um probleminha. Porque programo no Ubuntu, alguns caracteres não saem de acordo. Ex: “três” saiu “três”.

Fora isso, está tudo certo.

Muito fera a iniciativa !

parabéns mesmo !!

:smiley: :smiley: :smiley:

Pessoal,

Estava devendo uma geral no código que eu fiz há algum tempo. Gostaria de saber se alguém esta usando alguma parte da API, principalmente do pacote br. Estou querendo dar um super refactoring, pois o código que está lá é da época que estávamos testanto várias idéias. Hoje eu baixei os fontes e vi que tem muita porcaria que precisa sair, além de adaptar o código ao java 1.4, se for o caso.

Aparente mente os pacotes cpfCnpj, telefone e uf/ie (inscrição estadual) não sofreram grandes mudanças mas o resto deve passar por uma geral. Essa é uma boa hora pra dar alguma opinião pois já já deve sair o prmeiro release.

Devemos ter cuidado com o que entra nessa primeira distribuição pra não ter que tirar ou mudar muito depois. Por isso quero fazer isso agora.

Rafael,

Quanto ao email que você me mandou, vou responder aqui pois pode valer pra outros membros do projeto também. Acho que o prioritário é terminar e testar as classes que já estão lá, senão é mais um ano pra sair a primeira versão.
Se você leu o post inteiro, percebeu que algumas sugestões foram bem loucas (muitas minhas a propósito), e que sequer foram pra frente. No início, o objetivo era levantar idéias mesmo, mas algumas acho meio fora de escopo. O objetivo do projeto é gerar uma API, algumas idéias estavam muito além disso, alguns códigos que fiz (como o de validação) também foram muito longe tomando caminho de uma espécie de framework, o que é um pouco demais (por isso o refactoring). Se alguém quiser pensar/criar novas classes, pelo menos agora, pensem am algo pequeno e específico, como foi o pacote de código de barra, que ficou muito bom.

Aguardo retorno

Boa colocação. E outra muito importante:Testem!Façam testes e mais testes, quantos forem possíveis e necessários.

Eu por exemplo, ainda estou na dúvida se uso Reflection na parte de métricas.Acho que quando passa das 30 casas decimais a coisa desanda…
Talvez use a forma do Dudansk mesmo.

[quote=dsiviotti] Essa é uma boa hora pra dar alguma opinião pois já já deve sair o prmeiro release.
[/quote]

Acho que a classe que acabei de mandar pro CVS, ConvertToReais.java, não deve ficar no pacote currency.br, mas sim num pacote chamado text, a moda DecimalFormat.

E ConvertToReais é um nome ambíguo, pois alguém poderia pensar que sua função é passar dólar pra real, quando na verdade, é passar valores monetários em reais para valores monetários em reais por extenso. A rigor, não está convertando nada para reais. Dudaskank sugeriu ReaisPorExtenso.java, algo parecido com a classe do Iron: NumeroPorExtenso.java.

Para isso acho que seria útil uma declaração de missão para a API e também a visão. São conceitos de administração que cabem bem aqui. Quando pensar numa nova classe, imediatamente vou perceber se está dentro do foco do projeto. Vocês já conseguem imaginar uma BrazilUtils 9.14.369 ??! O que tem nela?

[quote=dsiviotti]O objetivo do projeto é gerar uma API, algumas idéias estavam muito além disso, alguns códigos que fiz (como o de validação) também foram muito longe tomando caminho de uma espécie de framework, o que é um pouco demais (por isso o refactoring). Se alguém quiser pensar/criar novas classes, pelo menos agora, pensem am algo pequeno e específico, como foi o pacote de código de barra, que ficou muito bom.
[/quote]

Acredite! hehe! Eu li tudo!
O que pensei sobre a BrazilUtils é que ela se propõe a fazer o que nós, programadores de java brasileiros, temos que fazer sempre, cada um do seu jeito, aumentando nossa produtividade. Não sei se estou certo. Sinto falta de um esclarecimento sobre a missão, sobre os objetivos, sobre a visão do projeto, como disse antes.

[quote=Ironlynx]
Testem!Façam testes e mais testes, quantos forem possíveis e necessários.[/quote]

E quem melhor pra testar do que os usuários? Veja a classe do Dudaskank, por exemplo. Imagine testar todos os cartões de crédito: “ô tio chega aqui, que cartão de crédito você usa? E você vó ?”

Vai ficar difícil. É claro que não estou dizendo para mandar coisas que não funcionem. Mas daí até testar todos os casos possíveis vai uma looooonga distância.

No java.net, se eu não me engano, tem um e-mail só para relatar bugs, assim como todo projeto open-source. É melhor deixar bem claro qual é esse e-mail e algumas regras para quem for relatá-los.

Fica mais explícito o que mesmo.Mas é melhor por em inglês.

Para esse problema de “versionamento” e “o que deve conter tal versão” eu tinha pensado em algo que poderíamos chamar de Application Specification Request(ASR) tipo a JSR do java.Faríamos(melhorariamos) uma lista de features a ser feita no projeto, e depois no release ilustraríamos o que foi efetivamente executado.

Sim, está.A API BU é um mero facilitador de desenvolvimento.Não temos pretensão de ser uma Arquitetura de Validação ou algo do gênero.Vou tentar depois ilustrar isso melhor la no java.net.

Quando falo testar, digo dentro do possível.É comum o pessoal enviar o código sem ter o trabalho de fazer uma classe mínima de testes e isso acaba fazendo muita diferença.

Fica mais explícito o que mesmo.Mas é melhor por em inglês.

Para esse problema de “versionamento” e “o que deve conter tal versão” eu tinha pensado em algo que poderíamos chamar de Application Specification Request(ASR) tipo a JSR do java.Faríamos(melhorariamos) uma lista de features a ser feita no projeto, e depois no release ilustraríamos o que foi efetivamente executado.

Sim, está.A API BU é um mero facilitador de desenvolvimento.Não temos pretensão de ser uma Arquitetura de Validação ou algo do gênero.Vou tentar depois ilustrar isso melhor la no java.net.

Quando falo testar, digo dentro do possível.É comum o pessoal enviar o código sem ter o trabalho de fazer uma classe mínima de testes e isso acaba fazendo muita diferença.

[/quote]

Como está o andamento deste projeto?

Ele morreu?!

Ainda não encontrei nada publicado nesta pagina: https://brazilutils.dev.java.net/

O projeto não está morto não, mas tem arquivos sim, você deu uma olhada no link “Documents & Files” por acaso? Tem uns arquivos por lá… hehehe

flw

Calma!Breve encontrará. Aliás, eu vou ver como arrumar aquele layout lah do java.net.Nós temos logos e ainda não colocamos.

Pessoal(principalmente rafaelRio,dudansk e douglas):
dia 12(outubro) temos mais um daqueles feriados na quinta(que muitas vezes acabam por emendar na sexta…), e gostaria de saber da disponibilidade de vocês em participar de uma reunião online(pode ser Skype,google talk…) para fazermos um mini “HandsOn” com todo mundo testando o código de todo mundo e finalmente marcarmos um release.

Calma!Breve encontrará. Aliás, eu vou ver como arrumar aquele layout lah do java.net.Nós temos logos e ainda não colocamos.

Pessoal(principalmente rafaelRio,dudansk e douglas):
dia 12(outubro) temos mais um daqueles feriados na quinta(que muitas vezes acabam por emendar na sexta…), e gostaria de saber da disponibilidade de vocês em participar de uma reunião online(pode ser Skype,google talk…) para fazermos um mini “HandsOn” com todo mundo testando o código de todo mundo e finalmente marcarmos um release. [/quote]

Pra mim ok. Dia 14 vou viajar, espero. No dia das crianças eu vou estar em casa. :smiley:

Ok! É só marcar.

Bom, dia 12, as 15h via Skype ou ICQ, estará Ok para vcs?

Objetivos da reunião:
Testes das features e determinação do escopo de lançamento da versão 0.1 do projeto.

Como acabei de escrever pro Rafael…

Eu acredito que não vou poder participar não, já que só tenho chegado perto de computador e java no serviço esses últimos tempos. Mas nunca se sabe né, qualquer coisa me mandem via mp o nº de vocês de icq, skype ou outra coisa que vocês forem usar…

Falou, até mais

Tá ok, dudansk.Meu Skype é o meu nick do guj.
Mas devido ao horário do RafaelRio, a reunião será ás 18horas, dia 12.

Dudas, mesmo se você não participar da reunião, não precisa ficar de fora da avaliação da biblioteca.

Você poderia testar as classes, fazer uso delas, quando tiver um tempinho aí no trampo. Depois, manda o resultado das suas impressões pra gente.

T+!

[quote=Ironlynx] Pessoal, estou desenvolvendo uma APIzinha de validação de alguns itens comuns a nós programadores e impressão de código de barras,q vira e mexe alguem pergunta: como valido cpf?Como valido cnpj?PIS?..
Códigos para CPF,CNPJ,Código de Barras,PIS…entre outros para todos aqueles que necessitam dessas rotinas de validação.
Vá em:
https://brazilutils.dev.java.net/
e participe.
Ou deixe uma msg no nosso blog:
http://brazilutils.blogspot.com/ [/quote]

Boa, posso participar e ajudar a desenvolver essa API tbm??? Tenho uma penca de metodo comum a todos, do dia a dia msm, como Datas e etc…
Curti a ideia :smiley:

[quote=RafaelRio]Dudas, mesmo se você não participar da reunião, não precisa ficar de fora da avaliação da biblioteca.

Você poderia testar as classes, fazer uso delas, quando tiver um tempinho aí no trampo. Depois, manda o resultado das suas impressões pra gente.

T+![/quote]

Bem, acho que farei isso mesmo, só preciso me lembrar que quando chegar em casa eu devo fazer o download dos arquivos lá, porque daqui não é possível.

flw

http://codingz.info/src/JavaScript%20-%20Inscri��o%20estadual/

Tem uma versão delphi e javascript

–wG @ codingz.info

Heero, toda ajuda é bem vinda!!!
Ponha suas idéias em um txt, veja o que é aparentemente mais útil e que vc consegue fazer.Pegue os códigos que estão lah no CVS, teste-os, é bom para ajudarmos com bugs!