Pessoal, estou desenvolvendo uma APIzinha de validação de alguns itens comuns a nós programadores e impressão de código de barras,q vira e mexe alguem pergunta: como valido cpf?Como valido cnpj?PIS?..
Códigos para CPF,CNPJ,Código de Barras,PIS…entre outros para todos aqueles que necessitam dessas rotinas de validação.
Vá em:
https://brazilutils.dev.java.net/
e participe.
Ou deixe uma msg no nosso blog:
http://brazilutils.blogspot.com/
Também comecei um trabalho parecido usando jdk 5 soh pra brincar com ela…
Coloca isso num controle de versao pra o pessoal ajudar!
Duardor, qual cvs vc sugere(qual o melhor)?
Podia ser o java.net mesmo… Mais conhecido e tal… Ou o sourceforge… O negócio seria definir o que seria feito e levantar os requisitos de cada estado…
Sei lá, imaginem:
br.com.guj.brasilutils.minasgerais.InscricaoEstadual
br.com.guj.brasilutils.bahia.InscricaoEstadual
br.com.guj.brasilutils.brasil.CNPJ
br.com.guj.brasilutils.brasil.CPF
E assim vai…
Inté, vamos levar isso pra frente!
Desculpe a encheção de saco … mas Brasil com Z? Pô :? hehe
putz, pensei a mesma coisa!! uma api exclusiva para brasileiros com nome em ingles!?!?
Jah tô mexendo aqui no java.net!
Pessoal, a API poderá ser útil para nós, mas quem disse que um americano/panamenho/guatemalteco não possa usá-la???É fácil para a maioria de nós entender o inglês(mesmo q porcamente),mas é foda para um gringo sacar nosso português…Eu apenas sugeri o nome BrazilUtils, mas pode ser Ararinha Azul,Jaguatirica,Dendrobata… tanto faz…o nome não é a questão!
Vamos tocar para frente!Eles demoram muito para aprovar um projeto???
Bom, como não organizei o código para postar lá ainda(java.net), e parece q tem prioridade o projeto jah com o código pronto(pelo pouco q li das instruções), gostaria de saber tipo alguem tem um nome interessante?Se colocar um nome em português, e por conseguinte deixar comentários e tudo mais em português, não traria problemas na sua aprovação?(por ser algo aparentemente local???) :?:
Nao, nao tem galho, Ironlynx. Mas ter algum codigo (dica: crie so as packages, so pros caras terem uma nocao) ja ajuda.
Bom, se o português não for um problema mesmo(fora a perda da universalização do projeto),eu chamo de UtilitariosBrasil API,ou algo assim…JBrasil API?Huhauha… alguma sugestão?
BrazilUtils estah otimo…pense grande, use ingles…
Um nome daqueles bem ambicioso e enigmático:
Locale::pt_BR
(aham, essa história de “::” é coisa de C++, embora fique legal em headers)
Talvez fosse melhor algo como
Locale< pt_BR >
para os novos adeptos do Generics…
Ou DeathStar Power Ray, sei la :mrgreen:
Vai ter validacao de CPF e CNPJ, de RG, CEP e placa de carro?
Só pensando em coisas financeiras:
CPF, CNPJ, RG, PIS (ou NIS como gostam de chamar na Caixa)?
Número do Bolsa-Escola, do Cartão do Cidadão e outras coisas?
Validação de módulo 10 e 11, de boletos bancários e de concessionárias públicas?
De números de inscrições estaduais de todos os estados?
De números de contas dos diversos bancos?
De números de cartões de crédito (o algoritmo de Luhn vale para todas as operadoras, ou tem mais alguma coisa?)
Só de validações já deve dar um monte de trabalho.
De texto por extenso para preenchimento de cheques?
Imagine de nomes de cidades e CEPs (a última base dos Correios que tenho é a de 1998, que é muito velha por sinal; quanto custa usar uma base atualizada?)
Opa!Agora vcs começaram a ajudar…mas eu preciso é dos requisitos!
Thingol,a maioria do q vc falou jah tem muuuita coisa pronta(mas desorganizada!),o que estou achando mais fd é achar os requisitos de cada coisa(divide por isso,soma aquilo,integra 3/4 de…) , pois o q não tem pronto, nem tudo da para fazer de cbça!
Eu vou fazendo conforme for encontrando requisitos para uma coisa…
Algo q não pode faltar:
Uma classe de diferença entre datas, pois toda hora tem alguem:
Qual a dirença de uma data isso - aquilo…é soda…
Diferenca de datas nao eh um problema especifico do Brasil, Ironlynx. Pra isso nego usa Calendar ou Joda Time…
Existem diveeeeeeersos bancos de dados maneirissimos por ai - o de CEP eh soh um deles, e tem o da Listas OESP tb, que dah a relacao CEP/Endereco/Telefone pra todos os telefones de SP. Acho que tem bases similares de outros estados tambem.
Esse tipo de base de dados geralmente eh pago e nao permite redistribuicao, mas deve haver um jeito bacana de, caso o usuario queira usar esses dados, ja ter uma API prontinha, e eh soh mexer num .properties e ta beleza. Que tal?
Gostei de JBrazil
sugestão…
Que tal BossaAPI, não deixa o nome do Brasil explicito e mostra uma coisa 100% brasileira, e apreciável tanto pela gente daqui, como lá de fora…
Gustavo Guilherme BacK
JBrazil não dah…tem uma empresa com esse nome…
BossaAPI?Humm…interessante,mas tenho medo de associações com o nome… vou acabar deixando BrazilUtils mesmo…
Quanto ao cep, jah viram esse WS para buscar cep em PHP:
http://www.maneh.org/cep/