Bug do java? [Resolvido]

Sou novato aqui, mas em outro post que criei deu pra ver q tem gente fera d+ no fórum. :shock:
Então, será q alguém consegue me explicar pq esse código imprime 0? Mostrei para várias pessoas da minha facul, inclusive professores mas a dúvida continua.

public class Classe{
    public static void main(String arg[]){
        int i = 0;
        i = i++;
        System.print(i);
}

Esse código faz parte de uma questão maior q só não resolvi pq não entendi oq acontece na linha 4.
Eu penso q se houve o incremento (i++) o i passaria a valer 1 (tal como acontece em c dependendo do compilador).
Vejo q nessa linha i = 0 (pq i++ no instante da atribuição é 0)… mas pra onde vai o incremento q ocorre logo após essa atribuição?

Grato! :smiley:

Cara tenta assim: ++i …
O incremento que voce fez só vem depois de ja ter atribuido a variavel o contador i++ á variavel i…
se voce fizer na linha 5 um i=i…irá ver que dai já foi incrementado e o valor é 1…
estuda um for()…que é um iterador que usa muito isso…dai voce vai entender bem…

Está correto ser 0 porque você primeiro associa e depois incrementa.

Se fosse

i = ++i;  

Aí sim você primeiro incrementaria para depois associar.

Dá uma lida nisso aqui : http://www.guj.com.br/posts/list/77421.java , mais específicamente na resposta do Viny.

Galera, isso não um problema prático. É uma questão q vi em uma apostila e queria ententer o por que deste comportamento.
Como disse antes, mesmo a linha 4 sendo i =0, de fato ocorre o incremento… :frowning:
Talvez se eu perguntar de outra forma minha dúvida fique mais clara.

Pq em c o resultado é 1 e em java é 0? (A explicação do c não precisa falar. :wink: )

[quote=DanielLagares]Galera, isso não um problema prático. É uma questão q vi em uma apostila e queria ententer o por que deste comportamento.
Como disse antes, mesmo a linha 4 sendo i =0, de fato ocorre o incremento… :frowning:
Talvez se eu perguntar de outra forma minha dúvida fique mais clara.